O deputado estadual Wellington do Curso exibe indicação de sua autoria solicitando reajuste do auxílio-alimentação para militares
Durante a sessão plenária desta terça-feira (20), o deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou em defesa dos policiais e bombeiros militares no Maranhão. O pronunciamento teve como foco o auxílio-alimentação ofertado à categoria.
De acordo com Wellington, o Governo do Estado deixará de fornecer alimentação aos bombeiros e policiais, mas não reajustou o valor do auxílio-alimentação, o que causará prejuízo no dia a dia desses servidores.
“Encaminhei indicação ao Governo do Estado para reajustar o auxílio-alimentação dos policiais e bombeiros militares de R$ 400,00 para R$ 1.412,00 (um salário mínimo). Já que tiraram as refeições, reajustar o valor é uma obrigação do Estado. Essa luta é nossa!”, disse o deputado Wellington.
Especialista do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) fala sobre saúde pulmonar
O coordenador clínico do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ), Dr. Aminadabe Sousa, orienta sobre saúde pulmonar.
Com a chegada da temporada de chuvas no Estado, ou mesmo das baixas temperaturas em algumas regiões ou países para onde muitos viajam, vale o alerta do que fazer para prevenir e evitar doenças respiratórias, especialmente entre crianças e idosos. Um exemplo é a pneumonite, doença que acabou por ceifar a vida do empresário Abílio Diniz aos 87 anos, após uma temporada dele de viagens em região de neve e ski.
Entre as principais doenças respiratórias estão a pneumonite e a pneumonia, ambas capazes de comprometer seriamente a saúde pulmonar e exigir atenção médica imediata. Para esclarecer as diferenças entre essas enfermidades e fornecer orientações preventivas, o médico intensivista Dr. Aminadabe Sousa, Coordenador Clínico do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ), dá as orientações.
Compreendendo as diferenças
“Pneumonite e pneumonia são termos frequentemente confundidos, mas representam condições distintas”, esclarece o Dr. Aminadabe.
“A pneumonite – assim como outras doenças de sufixo ite, como apendicite, bronquite de denotam inflamação – refere-se à inflamação não infecciosa, neste caso dos pulmões, geralmente causada por agentes externos irritantes como poeira, produtos químicos ou resíduos gástricos por exemplo. Já a pneumonia sempre se relaciona a um agente infeccioso – seja ele por vírus, bactérias ou fungos. Ou seja, pneumonia é uma infecção nos pulmões, que pode ser mais grave e requerer tratamento específico” diferenciou o médico intensivista.
O diagnóstico diferencial entre essas doenças é crucial para um tratamento eficaz. Enquanto a pneumonite pode se manifestar gradualmente, com sintomas como tosse seca, falta de ar e desconforto torácico, a pneumonia geralmente apresenta sintomas mais agudos, incluindo febre alta, tosse produtiva com muco amarelado ou esverdeado, e calafrios.
Mas independente da doença, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações graves e deve ser feito somente por profissionais, nunca via automedicação, alerta o médico do HSE-HSLZ, que enfatiza a importância de procurar atendimento médico logo ao primeiro sinal de sintomas respiratórios:
“O recomendado é que se busque um serviço de saúde logo que sentir algum sinal, para obter uma avaliação adequada e receber o tratamento direcionado para cada caso, pois o tratamento depende da etiologia – podendo ser vírus, bactérias ou fungos, e cada qual com uma abordagem específica” enfatiza.
Vale reforçar a necessidade de exames de imagem, como radiografias e tomografias, que são essenciais para confirmar o diagnóstico e determinar a gravidade da condição e o tratamento adequado, que pode incluir medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e terapia de suporte.
Prevenção: orientações para manter a saúde pulmonar
Para os idosos, que muitas vezes são mais vulneráveis a complicações respiratórias, medidas preventivas são essenciais. O Dr. Aminadabe compartilha algumas dicas importantes:
“A prevenção eficaz inclui algumas medidas como a vacinação contra pneumococo e gripe especialmente, além de medidas gerais como higienização das mãos feita regularmente e de forma adequada; evitar o tabagismo e ambientes poluídos. E o mais importante, manter um estilo de vida saudável para fortalecer o sistema imunológico” completou o médico.
Também é recomendável evitar a exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro e poluentes ambientais, assim como ambientes com mofo, pode ajudar a proteger os pulmões contra danos.
Ao adotar essas medidas preventivas, as pessoas podem reduzir significativamente o risco de desenvolver pneumonite, pneumonia e outras doenças respiratórias.
No entanto, o acompanhamento médico regular e a prontidão para buscar ajuda ao primeiro sinal de sintomas são fundamentais para garantir uma boa saúde pulmonar e bem-estar geral.
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, com o médico Dário Itapary Nicolau
Uma justa homenagem, protocolada pelo deputado estadual Ariston Ribeiro (PSB), sob sugestão do médico e prefeito Hilton Gonçalo, está próxima de ser aprovada na Assembleia Legislativa do Maranhão. Trata-se da denominação do prédio que abriga o Hemomar no bairro da Jordoa em São Luís, que passará a ser chamado de Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr Dario Itapary Nicolau.
Dario Nicolau foi um dos médicos mais competentes em atuação no Maranhão, sendo conhecido por muitas vezes como o “Papa da Hematologia”. Sua competência foi demonstrada desde os tempos de estudante na UFMA, quando obteve um dos maiores coeficientes de rendimento nas notas em todas as disciplinas da graduação de medicina.
Dario Nicolau foi diretor-geral do Hemomar entre os anos de 2011 e 2018, dedicando-se ao serviço público e oferecendo o melhor atendimento a quem necessitava. Além de chefe do Centro de Hematologia, o médico sempre se colocou a disposição para realizar consultas.
Além de diretor do Hemomar, Dario Nicolau foi professor dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Ele morreu em 2021 aos 55 anos em decorrência de um câncer raro no cérebro.
Um dos autores da sugestão do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Ariston foi o médico e prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que estudou e se formou junto com Dario Nicolau na UFMA.
A ser aprovado na Assembleia Legislativa, certamente o projeto será sancionado por Carlos Brandão e garantirá uma justa homenagem a quem tanto se dedicou a medicina, ensino e a saúde pública no Maranhão.
A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, com o governador do Maranhão, Carlos Brandão
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), enalteceu, na sessão plenária desta terça-feira (20), a atuação do governador Carlos Brandão (PSB) no que se refere à segurança pública do Estado. A parlamentar destacou o Plano de Reestruturação de Delegacias de Polícina Civil como o maior programa de reconstrução e requalificação de delegacias do Maranhão.
“O governador está recuperando 77 delegacias e já entregou dez. Além disso, há 600 novos policiais militares em curso. Ele está disposto, ainda, dependendo da autorização desta Casa, em nomear 50 delegados, 20 investigadores e dez peritos, o que irá alavancar muito mais o bom trabalho que já está sendo feito em nosso Estado”, afirmou Iracema Vale.
Segundo a parlamentar, a valorização dos profissionais reflete em muitos benefícios para a comunidade. “As delegacias estão sendo reformadas por meio de um projeto humanizado, tanto para atender a população de forma adequada quanto para proporcionar aos policiais um bom ambiente de trabalho. Parabenizo o governador pela sensibilidade e responsabilidade”, concluiu a chefe do Legislativo maranhense.
Imperatriz sediará, no próximo sábado (24), o maior encontro estadual do Partido NOVO em toda a sua história. Com as presenças confirmadas de Deltan Dallagnol (embaixador nacional do NOVO), Marcel Van Hattem (Deputado federal pelo NOVO/RS), Tiago Mitraud (ex Dep. Federal e Pres. Instituto Libertas), Eduardo Ribeiro (Presidente Nacional do NOVO) e de Lahesio Bonfim (Embaixador estadual do NOVO), o partido promete realizar o maior evento político de toda a sua trajetória.
O encontro reunirá lideranças do partido de todo o Estado, além de apoiadores e interessados em conhecer a legenda e ouvir as suas lideranças nacionais e estaduais.
O presidente estadual da sigla, Leonardo Arruda, afirma que o intuito do evento é reafirmar o posicionamento político do NOVO, que se autodeclara como uma legenda de Direita, oposição ao presidente Lula e ao governador Carlos Brandão. Além disso, apresentará o seu projeto para as eleições de 2024 e de 2026.
Arruda confirmou que hoje o partido possui 44 municípios aptos para disputar eleição, sendo que na grande maioria deles as chapas de vereadores já estão formadas, além de possuir 25 pré-candidatos a prefeito.
Em imperatriz, sede do evento, o NOVO escolheu o empresário Nilson Takashi para ser o seu candidato neste ano.
O encontro estadual acontecerá no próximo sábado 24/02, no Palácio do Comércio – R. Bom Futuro, Centro, Imperatriz, a partir das 08h da manhã. As inscrições poderão ser realizadas no local do evento, sem nenhum custo para os participantes.
Comentários