Policiais do 1º Batalhão Motopatrulhamento Tático (1º BMT) que realizavam a Operação Saturação na região da Cidade Operária trocaram tiros com assaltantes que haviam roubado uma residência na COHAB na noite da última quinta-feira (8). No confronto, um militar foi atingido por um disparo na mão esquerda e um dos criminosos morreu.
O caso aconteceu na Avenida Oeste Externa, s/n, próximo ao posto Naila, por volta das 20h30, na Cidade Operária. O bandido morto foi identificado como Edmilson Yuri Silva Castro, de 27 anos.
De acordo com o relatório da guarnição do 1° BMT, o confronto com os criminosos aconteceu durante rondas na área do 6° Batalhão de Polícia Militar, quando os policiais atendiam a uma ordem de serviço da unidade, na Operação Saturação, no bairro da Cidade Operária e adjacências.
No andamento do serviço, uma das motocicletas teve o pneu furado, momento em que o grupamento resolveu sanar o sinistro em uma borracharia localizada no Posto Nayla, próximo à casa de shows Barraca de Pau. Nesse momento, o veículo Gol de cor prata, placa JRP-4B55, ao avistar a guarnição das motopatrulhas, tentou se evadir pela calçada. A fuga foi frustrado porque caminhões que estavam no local bloquearam a saída do veículo.
A guarnição policial conseguiu, então, interceptar o automóvel e deu continuidade ao procedimento de abordagem tática e revista pessoal. Com o desdobramento da abordagem, um dos suspeitos que estava no veículo já desembarcou com a arma em punho apontando para o soldado M. Pinheiro, efetuando um disparo que atingiu a mão esquerda do militar. De imediato, o policial reagiu ao iminente perigo e à injusta agressão, resguardando e garantindo a legítima defesa de sua vida e de seus pares.
Após repelir a injusta agressão cometida pelo autor do disparo e cessar a situação, a guarnição fez contato como o comandante do Policiamento da Unidade (CPU) da unidade para prestar socorro médico. O agressor foi socorrido e levado ao hospital Socorrão 2, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Já o policial atingido não corre risco de morte e encontra-se sob os cuidados médicos após ser submetido a procedimento cirúrgico.
No relato da ocorrência, os policiais informaram que havia mais dois suspeitos no veículo apreendido, que conseguiram fugir ao certo policial por uma área de matagal; Ao chegar à Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop) para efetuar os procedimentos legais, os policiais souberam que momentos antes, os mesmos bandidos haviam praticado diversos roubos a residência no bairro Cohab Anil, tendo, inclusive, duas vítimas comparecido à delegacia registrar l ocorrência, onde informaram que os criminosos teriam subtraído diversos bens de suas propriedades e que os mesmos perpetraram a ação criminosa com uso de arma de fogo. Assim, conseguiram rendê-las, ameaçando-as de morte, chegando a agredi-la.
Diante de todas as provas, a ocorrência foi direcionada e apresentada na Decop para que fossem tomadas as providências criminais cabíveis.
Materiais apreendidos:
- 01 notebook Lenovo;
- 01 teclado de computador;
- 01 TV Samsung de 32 Polegadas;
- 04 bolsas;
- 05 celulares:
- 01 placa de veículo Gol de cor cinza (JRD 4B55);
- 01 arma de fogo, tipo pistola, Calibre .22 com estojo deflagrado embutido;
- 01 veículo Gol prata JRD-4B55.