Autor/editor provavelmente pretendia ilustrar a notícia com uma imagem do boi-bumbá, do Amazonas, mas foi traído pela desinformação
O Ministério da Cultura (Minc) cometeu um erro bizarro ao publicar em seu site oficial, nesta sexta-feira (2), a foto de um grupo de bumba meu boi do Maranhão para ilustrar uma matéria jornalística que divulga a lista de propostas habilitadas para o programa Rouanet Norte. A linha de financiamento específica, no valor total de R$ 24 milhões, foi criada para nacionalizar o investimento cultural e colocar os produtores culturais dos sete estados da região como protagonistas da arte consumida pela população local.
Provavelmente, a intenção do autor/editor da notícia era ilustrar o texto com uma imagem do boi-bumbá, principal manifestação folclórica do Amazonas, um dos sete estados da região Norte, que realiza, inclusive, um grandioso festival, no município de Parintins, para reverenciar o seu maior bem cultural.
Demonstrando total desconhecimento sobre os folguedos maranhense e amazonense, a Assessoria de Comunicação do Minc errou feio e incluiu na matéria a fotografia da apresentação de um grupo de bumba meu boi, gafe que escancara o despreparo da atual equipe da pasta até para divulgar os seus próprios feitos.
O curioso é que a notícia, publicada inicialmente às 16h57, foi atualizada às 19h57, mas a foto escolhida erroneamente não foi substituída. Até às 03h10 deste sábado, horário em que esta matéria foi concluída, a imagem do bumba meu boi continuava ilustrando o texto, expondo para todo o Brasil e para o mundo a ignorância do órgão máximo da cultura nacional sobre a riqueza e a diversidade folclóricas das regiões Norte e Nordeste.
E pensar que em meados do ano passado, quando o clima de São João ainda tomava conta das regiões do país onde a festa tem maior apelo popular, o Minc enviou comitiva ao Festival de Parintins, com direito à presença da ministra Margareth Menezes, enquanto os arraiais do Maranhão foram solenemente ignorados.
Rouanet Norte
O Ministério da Cultura publicou o edital do Programa Rouanet Norte em novembro de 2023, com o objetivo de “incentivar a realização de projetos culturais, com vistas a fomentar atividades que desenvolvam o setor cultural nos sete estados que compõem a Região Norte brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.”
[…] alerta do blog, na madrugada do último sábado (3), o Ministério da Cultura substituiu uma fotografia de bumba […]