Tratado, que viabiliza recursos a instalação de um escritório da entidade no Rio de Janeiro foi firmado no último dia 26, na sede da entidade, em Madri, capital da Espanha
O ministro do Turismo, Celso Sabino, o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite, e o diretor-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, assinaram na tarde da última sexta-feira (26.01), no escritório da OMT, em Madri, o acordo financeiro para a manutenção do escritório da entidade no Rio de Janeiro.
Ao comentar o feito, que classificou como grandioso, Amanda Gentil destacou que o escritório da OMT a ser instalado no Rio de Janeiro será apenas o segundo do mundo – o primeiro é a sede, em Madri – e atenderá a américas do Norte, Central e do Sul, além do Caribe. A parlamentar ressaltou que o acordo representa a oportunidade de mostrar o turismo mundial no Brasil e apresentar o Brasil para o mundo, fortalecendo a imagem do país como destino turístico.
De acordo com o texto, que será encaminhado posteriormente ao Congresso Nacional, o Brasil deve fornecer à OMT uma contribuição financeira e instalações administrativas, cujos termos e condições gerais serão determinados pelas Partes em separado por meio de um acordo escrito.
“Estamos muito felizes em dar mais um passo rumo ao fortalecimento da OMT no Brasil. Então, esse acordo assinado hoje garantirá que a ONU desenvolva todos os seus projetos plenamente, não apenas em nosso país como em toda a América Latina e Caribe. Em breve teremos ainda mais resultados a serem celebrados”, avaliou o ministro, Celso Sabino.
Clique aqui e assista ao vídeo.