São Luís, Ribamar, Paço, Raposa e Alcântara integram lista de municípios brasileiros que receberão do SUS primeiras doses da vacina contra a dengue

0comentário

São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara integram a lista de 521 municípios brasileiros que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue. A previsão é que os imunizantes comecem a ser aplicados em fevereiro. A vacina contra a dengue Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, foi adquirida pelo Governo Federal para oferta no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram adquiridas inicialmente 750 mil doses, de um total de aproximadamente 6,5 milhões esperadas durante o ano de 2024.

A imunização é parte de uma série de ações iniciadas ainda em 2023 para enfrentamento da doença O Ministério da Saúde acordou, em conjunto com Conass e Conasems – órgãos representantes de secretarias de Saúde de estados e municípios – os critérios para a definição dos municípios que irão receber as doses, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção. Uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a dengue, que será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. O processo foi organizado com Conass e Conasems – órgãos representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios – seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina contra a dengue Qdenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, foi adquirida pelo Governo Federal para oferta no SUS

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.

Faixa etária

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Saiba mais aqui.

Sem comentário para "São Luís, Ribamar, Paço, Raposa e Alcântara integram lista de municípios brasileiros que receberão do SUS primeiras doses da vacina contra a dengue"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS