Vereador Marlon Botão apela à prefeitura e ao Governo do Estado por unificação em prol da população de São Luís

0comentário
Vereador Marlon Botão defende parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para beneficiar a população

O vereador Marlon Botão (PSB) voltou a defender, nesta semana, o trabalho em conjunto entre prefeitura de São Luís e governo do Estado em prol da população da capital. De acordo com o parlamentar, a parceria entre governo e prefeitura é fundamental para garantir o desenvolvimento de São Luís.
.
“São Luís tem problemas históricos, principalmente em regiões mais afastadas e populosas como a área Itaqui-Bacanga e a Zona Rural, que só poderão ser solucionados com um trabalho coletivo entre os dois poderes. Não é de hoje que bato nesta tecla, porque tenho convicção de que essa unidade será fundamental para garantir o desenvolvimento da nossa cidade”, opinou Marlon Botão.
.
“Ainda hoje, em pleno século 21, várias comunidades sofrem com a falta de saneamento básico, de abastecimento, de pavimentação, de transporte de qualidade e de equipamentos públicos. São milhares de famílias sem acesso à saúde, à educação. São esses problemas, graves e históricos, que precisamos enfrentar com responsabilidade e rigor”.
.
Abastecimento
.
Para o vereador, a parceria entre os dois poderes pode solucionar o histórico problema de abastecimento nas comunidades de São Luís.
.
“Várias comunidades de São Luís, especialmente na área Itaqui-Bacanga e na Zona Rural, ainda sofrem com a falta de abastecimento de água. Fui autor da Audiência Pública que discutiu soluções para o abastecimento de água no Itaqui-Bacanga, momento importante que contou com a participação do governo, da prefeitura, da Vale e da Caema, porque eu entendo que apenas em conjunto vamos conseguir superar esses problemas”, disse.
.
“Com a parceria entre governo e prefeitura, vamos poder tirar do papel o projeto de expansão do Sistema Italuís, para resolver o problema de abastecimento do Itaqui-Bacanga, bem como garantir o abastecimento de todos os bairros de São Luís que também passam pelo mesmo problema, bairros em que já existe uma espécie de guerra interna por causa da falta de abastecimento. Eu sei que esse não é um interesse só meu, mas como do governo e da prefeitura”.
.
Sustentabilidade
.
O vereador Marlon Botão lembrou que protocolou uma indicação e um requerimento – endereçados ao governo do estado e à prefeitura de São Luís, respectivamente – pedindo que seja implantado um sistema de monitoramento da qualidade do ar na capital maranhense.
.
De acordo com o parlamentar, as indicações foram motivadas pelos recentes levantamentos que apontam que a qualidade do ar de São Luís atingiu níveis de emergência quase 600 vezes no ano passado, superando até mesmo os níveis de poluição da cidade de São Paulo – maior metrópole da América Latina.
.
“Já falei isso uma vez na tribuna desta Casa, e agora repito: não é normal o que está acontecendo em São Luís. O que esses levantamentos deixam claro e´ que estamos vivendo uma calamidade ambiental na nossa ilha, com a poluição do ar atingindo níveis extremamente altos e nocivos para a saúde da população”, disse Marlon Botão.
.
“Por isso apresentei essas duas indicações, ao governo e à prefeitura, para que haja essa parceria do Poder Público para a implantação de um sistema de monitoramento da qualidade do ar em São Luís. Precisamos de investimento para ajudar a cidade a ter esse controle sobre os níveis de poluição, especialmente nas áreas mais afetadas”.
.
Infraestrutura
.
Marlon Botão também afirmou que a parceria entre Prefeitura e Governo será importante para a infraestrutura da capital. “Ainda hoje temos bairros sem qualquer infraestrutura, com ruas completamente esburacadas, sem calçamento, sem qualquer opção para práticas esportivas, para o lazer. Precisamos de mais investimentos no desenvolvimento dos bairros, das comunidades, para proporcionar mais qualidade de vida para a população”, disse.
.
“Precisamos de mais praças, de mais quadras, de espaços para o lazer, de equipamentos públicos para integrar as comunidades. Investir em infraestrutura é investir na qualidade de vida das pessoas. Investindo em pessoas, nós desenvolvemos a cidade. É nisso que temos que focar”.
.
Mobilidade Urbana
.

Marlon Botão disse, ainda, que a parceria será fundamental para melhorar o sistema de mobilidade urbana da capital. “São Luís ainda é uma das poucas capitais do nordeste completamente dependente de ônibus. Precisamos investir em novos modais, criar mais ciclovias, pensar a cidade através das pessoas. Temos que regulamentar os carrinhos, o transporte alternativo, e dar mais opções para os usuários”, disse.
.
“É assim, através do trabalho e do investimento conjunto, que vamos garantir o desenvolvimento da nossa cidade. Prefeitura e Governo devem ser parceiros pelo bem de São Luís”.
.
Cultura e Turismo
.

O parlamentar também afirmou que a unidade entre prefeitura e o governo do Estado é fundamental para o fortalecimento dos arranjos produtivos da capital, em especial a cultura e o turismo.
.
“Que me perdoem as outras capitais brasileiras, mas a verdade é que São Luís é incomparável, e isso por causa da nossa gente. Temos aqui manifestações culturais singulares, que não se vê em nenhum outro lugar do mundo, e que devem ser exploradas, fortalecidas. Temos o bumba meu boi, as quadrilhas, o tambor de crioula, os blocos tradicionais”, disse.
.
“O bumba meu boi, que já recebeu o título de patrimônio imaterial da humanidade, é muito forte na nossa capital, no nosso Estado, mas, com mais investimentos, podemos expandi-lo para que seja reconhecido em todo o País, para que atraia ainda mais turistas para a nossa cidade no período junino, movimentando a nossa economia”.
.
Além das manifestações culturais mais reconhecidas, Marlon Botão lembrou que é importante valorizar e manter vivos os movimentos folclóricos dentro das comunidades. “Na nossa Zona Rural, região que tenho orgulho de morar e fazer parte, temos o Festejo de Reis, um evento tradicionalíssimo, que existe há mais de 80 anos, mas que corre o risco de ser extinto por falta de apoio do poder público. Prefeitura e governo devem se unir para manter essa tradição viva. A última edição do Festejo foi feita com a comunidade contribuindo, nós saímos de porta em porta arrecadando doações, com as famílias envolvidas”, disse.
.
“Da mesma forma, na área Itaqui-Bacanga, o Festejo de São Gonçalo, que também está para desaparecer, mas que ainda foi realizado na Vila Isabel, no Anjo da Guarda. São manifestações culturais da nossa gente e que devem ser preservadas, valorizadas, fortalecidas, porque fazem parte da nossa identidade. Prefeitura e Governo têm o dever de agir”.
.
O parlamentar também lembrou do potencial turístico e cultural do Centro Histórico de São Luís. “São Luís tem um dos maiores Centros Históricos do País, com mais de cinco mil edificações, e isso precisa ser explorado de maneira a atrair mais turistas e fortalecer a nossa economia. Prefeitura e Governo podem fazer uma parceria com as universidades públicas para que tenhamos guias turísticos, para que possa ser criado um roteiro turístico mostrando todas as belezas e a história do nosso Centro Histórico”, disse.
.
“Os dois entes têm o dever de preservar o nosso Centro, de ocupar e reformar os casarões, instalando equipamentos públicos para que possamos povoar o nosso Centro Histórico, dar ainda mais vida a ele, com programação cultural todos os dias da semana, porque temos público para isso”.
.
Para o vereador, outro ponto importante é a despoluição das praias da capital. “Esse é um ponto fundamental, e que defendo desde o início do nosso mandato: Prefeitura e Governo precisam se unir num grande trabalho pela despoluição das nossas praias. São Luís foi abençoada com uma das orlas mais bonitas do mundo, com uma variação única de maré, mas tudo isso fica em segundo plano quando sabemos que as praias estão impróprias para o banho”, disse.
.
“A despoluição das praias da capital, num trabalho conjunto entre Prefeitura e Governo, será uma revolução em São Luís, que vai beneficiar as famílias ludovicenses, especialmente as mais pobres, por ser uma opção gratuita de lazer, e atrair cada vez mais turistas todos os anos, fortalecendo e movimentando a nossa economia, gerando emprego e renda para a nossa população”.
.
Marlon Botão também lembrou de outra vertente cultural forte de São Luís que precisa ser mais explorada: o reggae. “São Luís é uma cidade tão viva, tão cheia de cultura, que além do carnaval, dos blocos tradicionais, do São João e do bumba meu boi, também é conhecida como a Jamaica brasileira. O reggae é tão forte que até inventamos um jeito único de dançar, com o nosso reggae agarradinho, que não existe em nenhum outro lugar do mundo, e que atrai a atenção de turistas todos os anos”, disse.
.
“Assim como as nossas outras manifestações culturais, o reggae agarradinho deve ser valorizado e fortalecido. Sou autor, na Câmara Municipal, do projeto que reconhece o reggae agarradinho como nosso patrimônio cultural e que cria o festival do reggae agarradinho, para fomentar essa manifestação cultural tão importante para a nossa cidade”.
.
Políticas estruturantes
.

Segundo Marlon Botão, o foco da parceria entre prefeitura e governo deve ser a criação de políticas públicas estruturantes. “São vários os caminhos que podem e devem ser tomados, mas o foco principal deve ser na criação de políticas públicas estruturantes, de ações que melhorem a qualidade de vida da nossa gente, que liberte e emancipe o nosso povo. São Luís é uma cidade rica, mas essa riqueza ainda não está retornando para a sua população justamente por falta de políticas estruturantes”, opinou.
.
“Com a parceria entre Prefeitura e Governo, nós vamos quebrar esse ciclo, vamos garantir mais qualidade de vida para população através de políticas estruturantes em todos os segmentos, saúde, educação, cultura, esporte, lazer, e transformar São Luís numa cidade sustentável e desenvolvida. Esse é o meu sonho. Esse é o meu objetivo de vida”, finalizou Marlon Botão.

Sem comentário para "Vereador Marlon Botão apela à prefeitura e ao Governo do Estado por unificação em prol da população de São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS