Objetos esquecidos no Aeroporto de São Luís são doados à Apae

Peças estavam no setor de Perdidos e Achados do terminal há mais de 90 dias

Os itens doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foram esquecidos pelos passageiros nas dependências do Aeroporto Internacional de São Luís

São Luís, 4 de janeiro de 2024 – O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, doou mais de 600 itens do setor Perdidos e Achados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A entrega dos objetos foi realizada pelo gerente, Marcelo Angelim, e sua equipe, à coordenadora de Captação de Recursos da Apae MA, Janaína Sarges.

Os itens doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foram esquecidos pelos passageiros nas dependências do Aeroporto Internacional de São Luís, no período de 30 de março de 2022 a 31 de agosto de 2023. Depois que os objetos são encontrados pelo aeroporto, os pertences ficam no setor de Perdidos e Achados por um período de até 90 dias. No entanto, alguns objetos são descartados imediatamente, como alimentos e itens de higiene pessoal. 

Marcelo Angelim informou que, mesmo com o prazo de três meses, grande parte dos itens doados estava há quase um ano e meio guardada. “A maior parte dos objetos estava guardada no aeroporto há 17 meses. Doá-los à Apae é uma forma de contribuir com o trabalho social desenvolvido pela instituição”, destaca o gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim.

Entre os itens doados, peças de roupa, calçados, relógios, óculos de sol, jóias e bijuterias, bolsas, brinquedos e malas, por exemplo. Equipamentos eletrônicos com armazenamento de dados, como smartphones e notebooks, não entram na lista de doações devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Família cobra elucidação da morte por estrangulamento de mulher maranhense no Pará

Verônica foi vítima de homicídio, segundo atesta laudo do IML, mas ninguém foi preso até o momento

Familiares da maranhense Verônica Souza Silva, de 28 anos,encontrada morta no dia 23 de dezembro de 2023, nos fundos da loja que mantinha com o esposo, no município de Parauapebas, no Pará, que também servia de residência para o casal e os dois filhos. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta homicídio e a suspeita recai sobre o marido, que, apesar dos indícios de autoria, contínua solto.

Imagens das câmeras de videomonitoramento da loja mostram que Verônica estava com seus dois filhos, uma menina de 2 anos e um bebê de 11 meses nos fundos do imóvel, onde foi construído um quarto.

De acordo com o laudo do IML local, o crime foi homicídio. A família permanece indignada desde o dia do fatídico episódio a acusa as autoridades de agir com negligência em relação ao caso.

As imagens e som captados pelas câmeras do circuito interno do estabelecimento comprovam que Verônica estava presa no local nos momentos que antecederam sua morte. A mulher tentou pedir ajuda à polícia, mas não foi socorrida. A teleatendente a quem relatou a sua situação alegou que os policiais teriam que quebrar a porta, porém, não foi enviada nenhuma viatura para dar suporte à vítima.

A família lamenta que a polícia não tenha priorizado o fato de Verônica estar em presa com duas crianças e sendo monitorada 24 horas por câmeras de vigilância, com áudio. As redes sociais do casal também eram compartilhadas.

Laudo do IML aponta que Verônica foi vítima de homicídio, mas ninguém foi preso até o momento

Suspeito

Ariel Paz Zanoni, marido de Verônica, foi o primeiro a encontrar o corpo. Familiares e amigos não entendem como um laudo atesta homicídio e ninguém está preso.

O que causou seu estrangulamento? Quem cometeu o crime contra essa mãe de família? São os questionamentos de parentes e de outras pessoas próximas.

“Então, porque são épocas festivas os criminosos podem agir à vontade? A polícia não atende uma ligação e não envia uma viatura ao local onde uma mulher está desprotegida? Cobramos das autoridades do Município de Parauapebas, Pará, que tome providências, porque nós estamos vigilantes e dispostos a lutar para que morte de Verônica não fique impune”, diz um dos familiares da vítima.

Clique aqui e assista ao vídeo.

RECORDE: Sebrae atende mais de 520 mil empreendedores em 2023 no Maranhão

Dados mostram atendimento acessível e fortalecimento dos canais digitais. Expectativa para 2024 é de aprimoramento do atendimento, para alcançar números ainda mais expressivos

Sala do Empreendedor de Timon, a 100ª inaugurada no Maranhão, entre as 157 Salas em atividade que levam o atendimento do Sebrae para maranhenses de norte a sul no estado

2024 se inicia com o registro de uma marca histórica para os pequenos negócios do Maranhão. O Sebrae, por meio de sua rede e canais de atendimento e de parceiros, chegou a quase 520 mil empreendedores em todo o estado em 2023.

Exatos 524.817 (dados de 03/01/24) atendimentos foram realizados no ano, alcançando 236.095 clientes. Destes, 54,5% dos atendimentos foram para pessoas jurídicas (CNPJ’s) e os demais (45,5%) para pessoas físicas. Em 2023, 58,7% dos atendimentos foram em modalidades presenciais e 41,3%, no ambiente digital, confirmando uma tendência neste formato de atendimento, que ganhou relevância durante a pandemia.

O número é superior ao número de atendimentos em 2022, em um total de 349.099 mil. Naquele ano, o atendimento chegou a 186 mil clientes, destes 55.995 mil foram CNPJ’s, com 88,32% dos atendimentos na modalidade presencial e 11,68%, no formato digital. Na comparação entre os anos de 2022 e 2023, o crescimento registrado de clientes atendidos foi de 150,33%.

Sustentado em premissas como universalização e democratização do atendimento, aliado ao aprimoramento do relacionamento e compreensão das necessidades do cliente, o modelo permitiu alcançar pessoas como Dona Maria de Fátima Brandão Carvalho, dona de um empreendimento na área de material de construções no município de Rosário-MA, que procurou a Unidade de Negócios do Sebrae para a emissão de boletos já no primeiro dia útil do ano.

Empreendedora de Rósário-MA, Maria de Fátima busca orientação e apoio do Sebrae no primeiro dia útil de 2024

Mas também chegou a Rodrigo Chaves Lima, criador da Diverno Gelato, rede de sorveterias atendida pela Unidade de Negócios de São Luís, onde buscou consultorias tecnológicas em áreas como identidade visual e branding, design de ambientes, de rótulos e fachadas, comunicação visual e criação de embalagens, além de boas práticas de manipulação de alimentos, higiene e segurança na produção de alimentos.

Para ambos, o Sebrae tem sido um parceiro imprescindível. “Aqui buscamos e recebemos todo o tipo de orientação que necessitamos para crescer e nos tornar cada vez mais fortes”, garante Maria de Fátima. 

Na opinião do diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, esses números são resultantes de ações estratégicas e inovadoras adotadas ao longo dos últimos anos. “Entre essas ações, destacamos o aprimoramento do modelo e das soluções de atendimento, o modelo de atuação territorial adotado no Maranhão e uma ampla e diversificada rede de parceiros, que contribuem para chegarmos cada vez mais perto do empreendedor em todo o estado. Somam-se a esses, o investimento na melhoria dos serviços digitais, das nossas unidades físicas, o atendimento focado nas necessidades do nosso cliente, os resultados do aplicativo Sebrae e a oferta de conteúdos e de informações que facilitam a vida do empreendedor e os ajudam na solução dos seus problemas no dia a dia”, ressalta o diretor. 

“Esse modelo, junto com a atuação territorial, nos Territórios Empreendedores e Criativos, com o programa Cidade Empreendedora, com as várias soluções Sebrae e junto com uma grande rede de parceiros, tem gerado resultados efetivos para os empreendedores e para a sociedade”, completou o executivo. 

Soluções úteis, com agilidade cada vez maior 

Segundo Marina Lavareda, gerente de Atendimento do Sebrae no Maranhão, também contribuem nesse processo e elevam o grau de confiança do empreendedor no Sebrae, são os investimentos da instituição no aperfeiçoamento de soluções que ajudam os pequenos negócios em todas as etapas do empreendimento, desde a fase de regularização, passando pelo diagnóstico do negócio e seguindo pelas estratégias de vendas, fidelização de clientes e organização financeira, trabalhando com ferramentas inovadoras e sempre sintonizadas com as necessidades do cliente e com a oferta de soluções para estas de forma ágil e precisa”. 

Rede ampla e  efetiva – Outros pontos importantes destacados pelo gerente são a ampliação dos mecanismos de presença digital, a modernização e construção de sedes próprias e a rede de parceiros, em um total de quase 400 em todo o estado, o que permite ao Sebrae levar soluções de atendimento nos territórios mais longínquos do Maranhão. 

Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, projeta para 2024 aprimoramento das ações de atendimento para estar cada vez mais perto do cliente

Essa rede de parceiros inclui, por exemplo, o Governo do Estado e prefeituras de todo o Maranhão, órgãos e agentes públicos e do terceiro setor, 157 Salas do Empreendedor em atividade, 14 Unidades da Junta Comercial do Maranhão, o conjunto de municípios integrantes do programa Cidade Empreendedora, uma ampla Rede de Agentes Locais e consultores, que sustentam esse crescimento e ampliação da capilaridade da instituição, se refletindo diretamente no aumento da taxa de cobertura e possibilitando ao Sebrae estar ao lado de empreendedores iniciantes, que buscam os primeiros passos no empreendedorismo e daqueles que procuram soluções de capacitação, inovação, tecnologia, entre outros. 

Expectativas para 2024

Diante dos números conquistados em 2023, o ano de 2024 traz desafios ainda maiores. Conforme o diretor Técnico, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e de serviços às micro e pequenas empresas, e também fortalecer iniciativas que trouxeram bons resultados, fortalecendo a inovação, a interatividade e modelos de atendimento que, de fato, sejam úteis ao empreendedor.

“Quanto mais empreendedores o Sebrae conseguir alcançar, mais transformações ocorrerão nos negócios e mais pessoas se beneficiarão, seja por meio da prestação de serviços de qualidade, geração de oportunidades ou valorização de seus empreendimentos”, acrescenta o Mauro Borralho. 

Rio Anil Shopping fará simulação de ameaça de bomba caseira no próximo domingo (7)

O Rio Anil Shopping só abrirá ao público após a realização do simulado, que atende a norma técnica do Corpo de Bombeiros

Cumprindo a NT 17 do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o Rio Anil Shopping comunica que realizará no próximo domingo, 7 de janeiro de 2024, uma simulação de abandono com montagem de cenário de explosão de bomba caseira.

Com início às 7h e finalização às 9h30, o treinamento será acompanhado pelo grupamento antibomba do BOPE, CBM-MA e SAMU.

O shopping será aberto ao público somente após o término do exercício de simulação.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o segundo mais bonito do mundo, aponta pesquisa

Local é o destino perfeito para o turista que busca aventura e contemplação da natureza

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o atrativo mais bem cotado nas avaliações do Google, com nota 4,9 em 5, e ocupa o terceiro lugar em visualizações do TikTok, com pouco mais de 292 milhões

Um dos paraísos brasileiros, os Lençóis Maranhenses (MA), foi considerado o segundo parque nacional mais bonito do mundo. É o que revela um estudo realizado pela empresa Bounce, que analisou os principais parques em todo o planeta por meio de suas postagens nas redes sociais, pesquisas no Google e dados de avaliações de clientes. O Parque Nacional Kruger, na África do Sul ocupa a primeira colocação da lista e a terceira está com o Parque Nacional Bromo Tengger Semeru, na Indonésia.

O estudo aponta os Lençóis Maranhenses como o atrativo mais bem cotado nas avaliações do Google, com nota 4,9 em 5, e ocupa o terceiro lugar em visualizações do TikTok, com pouco mais de 292 milhões. O parque também ocupa o quinto lugar em postagens no Instagram, com 505.603, e as buscas no Google por “Lençóis Maranhenses” totalizam 70,8 mil.

Em uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Abriga um cenário repleto de dunas de areia branca, lagos de águas pluviais e é popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem.

COMO CHEGAR – As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar ao local pelos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os localizados em São Luiz/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).

Para os turistas que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão. Nessa rota é possível visitar três unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

PASSEIOS – Atualmente não há cobrança de ingresso para ter acesso aos Lençóis. As agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque cobram valores referentes aos seus serviços. Mas fique atento! Busque sempre operadoras registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, onde estão as empresas e pessoas físicas do setor que atuam de forma regular no país.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima