Ao anunciar a entrega de certificados de Destino Turístico Inteligente (DTI) a 10 cidades brasileiras, entre elas São Luís, o Ministério do Turismo apontou erroneamente a capital maranhense como município do vizinho estado do Piauí. O curioso é que todos os locais certificados foram listados corretamente.
Intriga ainda o fato de a informação errada continuar no site do Ministério do Turismo desde a data de sua publicação, dia 26 de dezembro, inclusive, com atualização, mas sem o devido reparo.
Foram premiadas com o certificado DTI as cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e, agora, são consideradas destinos turísticos em transformação. A cidade de Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil. O anúncio aconteceu durante a Oficina DTI Brasil, realizada no Salão Nacional do Turismo.
Nos últimos seis meses, os locais certificados passaram por capacitações sobre a metodologia DTI Brasil em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro. O objetivo foi desenvolver um Plano de Transformação, abrangendo os 105 requisitos distribuídos nos nove eixos estratégicos do Modelo DTI Brasil: governança, acessibilidade, segurança, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e sustentabilidade.
A reprodução abaixo mostra o erro, que persiste no site do Ministério do Turismo: