Vereador Marlon Botão solicita reativação do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho

0comentário
Vereador Marlon Botão afirmou que apresentará uma indicação ao governo do estado pedindo a reabertura do centro

O vereador Marlon Botão (PSB) solicitou, na Câmara Municipal de São Luís, a reativação do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, que fica localizado na Praia Grande, no centro da capital, e que está fechado “para obras” desde o início de 2022.

O parlamentar afirmou que apresentará uma indicação ao governo do estado pedindo a reabertura do centro.

“Vamos utilizar de todos os meios possíveis para garantir a reabertura do Odylo. Nesta semana, formalizarei uma indicação ao governo do estado pedindo a reabertura imediata do centro. Não podemos admitir que um centro cultural tão importante continue fechado, sendo deteriorado pelo tempo e pela falta de manutenção”, afirmou.

Para Marlon Botão, a atual situação de abandono do centro – que já foi palco de eventos que entraram para a história da capital – é inaceitável.

“É inaceitável que um centro cultural tão importante, tão rico, e que já foi palco de inúmeros eventos que entraram para a história da nossa cidade, como o Festival Guarnicê de cinema, esteja hoje fechado, em uma situação que, vamos ser honestos, é de abandono”, criticou Marlon Botão.

“O Odylo Costa Filho faz parte da nossa ilha, do nosso centro, é parte da nossa história, e atravessou gerações. Quando criança, meu pai me levava ao Odylo para visitar a biblioteca Ferreira Gullar, o teatro Alcione Nazaré, e para o que mais me animava: assistir a filmes no Cine Praia Grande. Esses momentos me marcaram muito. E hoje, que também sou pai, eu quero ter a oportunidade de levar o meu filho para ter esses momentos no Odylo. E tenho certeza que milhares de pais e mães ludovicenses têm esse mesmo desejo”.

Marlon Botão disse, ainda, que o centro Odylo Costa Filho deve voltar a ficar sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

“O Odylo é, antes de tudo, um centro cultural, que sempre atraiu centenas, milhares de turistas todos os anos. Sempre foi um destino obrigatório para quem visitava a Praia Grande, e contribuía grandemente para movimentar a nossa economia. É por isso que defendemos que ele seja reativado já sob a responsabilidade da Secma, que é a secretaria que verdadeiramente poderá investir na sua potencialidade”, opinou.

Ampliação

Marlon Botão ressaltou que, além da reativação, vai trabalhar para que o centro cultural Odylo Costa Filho seja ampliado.

“Não basta reabrir, temos que garantir que o Odylo seja fortalecido, ampliado, para receber ainda mais atividades, para que volte a oferecer cursos profissionalizantes para a população, cursos de teatro, fotografia, dança, artesanato, para que ele seja um local de geração de conhecimento, onde o velho e o novo se encontram”, disse.

“Nosso desejo é que o Odylo seja um centro das artes, da cultura, da história, mas também do conhecimento, que tenha uma área voltada para os estudos da inteligência artificial, para exposição de startups, as possibilidades são inúmeras, e com isso nós vamos trazer de volta a população para o Odylo, para o centro histórico como um todo, e movimentar a nossa economia”.

Desenvolvimento

O vereador afirmou que a reabertura e ampliação do Odylo Costa Filho é fundamental para o desenvolvimento da cidade.

“Sempre bati nessa tecla: São Luís tem um potencial cultural e turístico imenso, mas que infelizmente tem sido subutilizado. E o Odylo, fechado há quase dois anos, é a prova disso. Precisamos investir nas nossas potencialidades, fortalecer os centros culturais, ampliar a divulgação da nossa cultura, dos nossos pontos turísticos, para trazer não só turistas, mas também a nossa população”, disse.

“A reativação do Odylo Costa Filho é uma obra estruturante para a cidade, que vai ser essencial para o desenvolvimento de São Luís. Como vereador, como pai, como ludovicense, me dói passar todos os dias em frente ao Odylo, a caminho da Câmara Municipal, e vê-lo fechado. Nós temos a obrigação de cuidar dos nossos centros culturais, de fortalecer o nosso patrimônio. Reabrir o Odylo Costa Filho será um passo importante nesse sentido”.

Articulação

O vereador Marlon Botão disse, ainda, que pretende mobilizar as comunidades e os outros 30 vereadores pela reabertura do Centro.

“Esperamos por muito tempo, agora chegou a hora de nos mobilizarmos, de sermos proativos em defesa do Odylo Costa Filho. A população concorda e está do nosso lado, estamos em conversa com os demais vereadores, e eu estou certo de que o governador Carlos Brandão é e será sensível a essa causa. Não tenho dúvidas de que vamos conseguir devolver para a população de São Luís esse patrimônio cultural tão importante e histórico, que é o Odylo”, finalizou Marlon Botão.

Sem comentário para "Vereador Marlon Botão solicita reativação do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS