Em mensagem de ano novo transmitida aos caxienses, o secretário municipal de Infraestrutura e pré-candidato a prefeito, Gentil Neto, destacou o cenário desfiador que marcou 2023, ano de muitas lutas, aprendizado e conquistas. Ele se comprometeu a trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento do município em 2024.
Gentil Neto enumerou algumas das centenas de realizações da sua pasta no ano que termina, com ênfase para reformas e construções de unidades básicas de saúde (UBS), escolas, praças, casas, o Shopping Popular Zé Gentil, o Calçadão da Afonso Cunha, o portal de entrada da cidade, a rotatória da BR-316, dentre outras obras estruturantes e outras intervenções. “Superamos mais uma etapa de nossas vidas e, juntos, conseguimos fazer muito por Caxias”, assinalou.
Ao mencionar o trabalho realizado em 2023, Gentil Neto reafirmou que o trabalho continua, com garra e vontade de fazer o melhor a cada dia. “O povo de Caxias é assim, trabalhador, amigo, povo de fé e muito amor. E é com esse amor que desejo um feliz 2024 a você, caxiense “, felicitou.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, na manhã deste domingo (31), para fazer referência aos números divulgados hoje pelo Instituto Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO). De acordo com o resultado, Wellington totaliza 8% da intenção dos votos, estando entre os 4 candidatos em melhor posição.
Ao fazer referência aos números, o deputado Wellington disse ser o resultado do trabalho feito em defesa da população e agradeceu a confiança das pessoas.
“Mais uma vez, os números comprovam a confiança das pessoas em nosso trabalho. Por isso, é com alegria que recebemos o resultado dessa pesquisa que reflete, na realidade, o reconhecimento da população pelo nosso trabalho sério e independente em defesa de São Luís. Temos um mandato popular que foi conquistado com votos limpos e honestos, sem dinheiro público do governo ou prefeituras, sem padrinho político, sem tempo de televisão e sem fundo partidário. Enquanto alguns têm apoios políticos e usam a máquina pública, nossa força vem do povo. Seguiremos assim, trabalhando com coragem e sempre à disposição dos maranhenses. Conheço a realidade de São Luís e da sua população. Tenho coragem e atitude para resolver os problemas. Juntos somos mais fortes. Obrigado pela confiança!”, afirmou o pré-candidato Wellington do Curso.
CARTA ABERTA À ADVOCACIA MARANHENSE Por Karol Carvalho, Conselheira Federal
Há exatos oito anos juntei-me há um grupo de advogadas e advogados que sonhavam fazer a diferença pela advocacia e pela OAB Maranhão. Erámos mulheres e homens ávidos por ter uma instituição que pertencesse a todos. Não à toa adotamos o lema a “Casa de Todos”, que refletia o nosso desejo de fazer da Ordem uma instituição de todos e de todas, sobretudo da sociedade.
Passado esse tempo, sinceramente posso dizer que conseguimos sim fazer a diferença. Mudamos paradigmas, criamos novas estruturas, apresentamos propostas inovadoras que fortaleceram nossa profissão e que mantiveram o respeito à história da nossa instituição, e também o respeito da sociedade. Criamos laços, ultrapassamos as fronteiras de São Luís, e ofertamos novas oportunidades para a advocacia. Um sonho realizado e que se concretizara.
Era um trabalho conjunto e que gerou bons frutos. Estive ao lado de grandes mulheres e grandes homens que disponibilizaram seu tempo, sua vida para que tudo o que sonhamos se tornasse realidade. Não foi o sonho de uma pessoa só. Não foi o projeto de uma só pessoa. Era um projeto de vários que queriam uma Ordem altiva e altaneira como sempre buscamos, mas sobretudo, acessível a todos nós.
No decorrer dessa jornada, vi muitas coisas acontecerem. “Amigos irmãos”, “amigas irmãs” serem colocados de lado por projetos pessoais. Serem esquecidos ou mesmo desmoralizados em uma baixa política de desconstrução de imagens daqueles, que outrora foram a base de tudo o que foi construído.
Ao longo desse tempo, ocupei os cargos de presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, membro da comissão nacional de direitos humanos, coordenei o Núcleo Estadual de Defesa das Prerrogativas, Conselheira Federal, primeira mulher Procuradora Nacional das Prerrogativas, e novamente Conselheira Federal, coordenadora da pasta sobre política penitenciária, membro da comissão nacional da mulher advogada. Orgulho-me do trabalho prestado à classe e à Ordem. Sei que fiz o meu melhor e vivi grandes coisas.
Hoje, temos uma outra realidade, ou melhor dizendo, voltamos à realidade que outrora combatíamos. Temos hoje uma Ordem refém do poder político, ausente diante das causas da sociedade e omissa à realidade da nossa advocacia. Não fomos capazes de organizar uma simples eleição para escolha de desembargador para o Quinto Constitucional. Por outro lado, tivemos uma eleição anulada por suspeita de fraude. Processo de bloqueio de contas da nossa Seccional, ausência nos principais debates em defesa da sociedade e da classe.
É uma triste realidade, principalmente para aqueles que construíram e sonharam com uma Ordem para todos. Por tudo isso, que passamos nos últimos anos, é que declaro aqui de público meu afastamento do grupo que hoje está à frente da OAB Maranhão. Não me cabe julgar a quem quer que seja. Cada cabeça uma sentença. Cada um que responda por suas atitudes. Por tudo que sonhei conjuntamente com aqueles que em 2015 abdicaram de tudo por um OAB representativa e defensora da advocacia, e por não concordar com a condução da ordem, tomo essa atitude de forma serena e com a certeza de que é o melhor para mim e para os que sempre confiaram em mim.
Não abro mão de cumprir meu último ano como Conselheira Federal pela advocacia do maranhão. Pois fui eleita para isso. Não fui colocada lá por uma pessoa. Não fui indicação de ninguém. Fui eleita. Trabalhei para isso, e, em respeito aos que confiaram seu voto a mim, seguirei cumprindo minha agenda em 2024, em Brasília, como sempre fiz, representando o Maranhão.
Agradeço aos amigos advogados que sempre me apoiaram, mas agradeço muito à cada mulher advogada que nesses oito anos tivemos contato. Nós, mulheres advogadas, precisamos mais do que nunca abrir os olhos e sermos dona de nossas histórias. Não sejamos mais coadjuvantes para que as galerias de presidentes de nossa seccional sejam apenas de homens. Sejamos nós as protagonistas.
Tenho certeza que cada advogada nova que entra na Ordem já percebeu que nossa instituição ao longo de seus 93 anos, a serem completos em 2024, não foi capaz de eleger uma mulher para presidi-la. O poder está em nossas mãos. Busquemos fazer a diferença, e mudar essa realidade. Temos excelentes advogadas em nossos quadros. Mulheres competentes e que podem dar sua contribuição para a história da OAB no Maranhão.
Por fim, agradeço a todos que confiaram a mim não uma vez, mais nas três vezes em que coloquei meu nome para disputa em uma chapa. Seus votos não foram em vão. Eu os respeitei sempre com trabalho, com honestidade e com altivez em cada vez que relatei projetos no Conselho Federal ou em que estive representando a OAB Maranhão.
São Luís(MA), de 30 de setem dezembro de 2023.
Ana Karolina Sousa de Carvalho Nunes, Conselheira Federal.
Ao participar, junto com as demais forças de segurança do Estado, da vistoria técnica no circuito do Show da Virada que será realizado na Avenida Litorânea, em São Luís, a Polícia Civil do Maranhão anunciou a estratégia de segurança pública para o Réveillon.
O esquema preventivo faz parte do planejamento da Operação Fim de Ano que visa reforçar a segurança de toda a população durante as comemorações da virada de ano.
Na vistoria, a Polícia Civil foi representada pelo delegado-geral da PC-MA,Jair Paiva; o delegado-geral operacional, Lúcio Reis, e o chefe de Captura da Delegacia Geral operacional, Kelson Raposo.
Na Grande Ilha, durante todo o final de semana que inclui a virada de ano , a Polícia Civil contará com sete plantões ,sendo eles: Cajazeiras, Itaqui-Bacanga, Cohatrac, Cidade Operária e Maiobão,além dos plantões especializados ,da Superintendência Estadual de Homicídio e de Proteção à Pessoa (SHPP) e da Delegacia Especial da Mulher.
No interior do Estado, a população contará com os serviços dos plantões policiais das 21 Delegacias Regionais.
Mais uma pesquisa eleitoral atesta que Hilton Gonçalo é a principal liderança do município de Santa Rita. Os números divulgados pelo Instituto Conceito apontam o prefeito com 71% como o nome mais forte da politica local.
A pesquisa deixa claro que Hilton Gonçalo será o responsável por determinar os rumos da eleição municipal em outubro de 2024.
O Instituto Conceito também avaliou a aprovação da gestão municipal, que aponta 81% de avaliação positiva.
Às vésperas de terminar o quarto mandato como prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo também exerce forte influência política em Bacabeira, Rosário, Axixá, Morros, Itapecuru-Mirim, Anajatuba e muitos outros municípios.
Hilton Gonçalo já deixou claro que para a disputa estadual de 2026, ele pensa em disputar um cargo majoritário.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, na manhã deste sábado (30), para expor uma série de depoimentos de maranhenses em seu trabalho. O parlamentar agradeceu o carinho e a confiança e disse que seguirá dando o seu melhor em defesa da população.
Para Wellington, o reconhecimento das ruas é a prova de que está no caminho certo.
“Livramento, Ely, Morena, Célia e tantos outros maranhenses. Pessoas honestas, trabalhadoras, fortes e que me ensinaram muito. De todas as coisas que conquistei na vida, o carinho e a confiança de vocês em meu trabalho é umas das mais importantes. Pessoas que marcam o mandato. Histórias, alegrias, tristezas e conquistas. Eu agradeço a Deus e a todos que participam da minha trajetória. Seguiremos juntos por um Maranhão melhor e uma São Luís com mais oportunidades”, disse Wellington.
A dívida consolidada é o montante total apurado, sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito para amortização em prazo superior a doze meses.
No período analisado, Distrito Federal (15%), Pará (15%) e Roraima (13%) foram os estados que tiveram os maiores crescimentos neste indicador, enquanto o Maranhão (-26%) e Mato Grosso (-26%) foram os estados que mais reduziram a DC no período analisado.
Custeio
O relatório aponta, ainda, que o Maranhão foi uma das unidades da federação que acumularam as maiores despesas com custeio – gastos com manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive os destinados a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis. Nesse, que é o segundo maior grupo de gasto dos entes federativos, os maiores níveis verificados no Amazonas (38%), no Distrito Federal (35%) e no Maranhão (34%).
Uma novidade desse ano do RREO em Foco Estados + DF é a apresentação das despesas liquidadas dos Estados por função, que revela quanto os entes gastam em suas áreas de atuação, como educação, saúde, transporte etc. Nesse indicador, o Maranhão não ocupou posição de destaque.
RREO em Foco
O RREO em Foco – Estados e DF é uma publicação bimestral que traz os principais dados da execução orçamentária das 27 Unidades da Federação, reunindo as informações da execução orçamentária de todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo também o Ministério Público e a Defensoria Pública.
O relatório é elaborado com base nos documentos que os próprios entes publicam no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), gerido pelo Tesouro Nacional.
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, pagou o salário dos servidores contratados, concursados e comissionados nesta quinta-feira, 28 de dezembro. Ao pagar mais um mês de forma antecipada, o gestor alcançou a marca de 2555 dias de salários em dias.
Hilton Gonçalo está no comando da Prefeitura de Santa Rita desde 1º de janeiro de 2017 e todos os meses, os servidores municipais receberam seus salários em dia.
Vale lembrar que a obrigação do gestor é pagar até o salário até o quinto dia útil do mês, ou seja, o vencimento de dezembro poderia ser pago até no dia 8 de janeiro, mas em Santa Rita são 11 dias de antecipação.
O pagamento antecipado também garante uma injeção de recursos financeiros na economia local antes da virada de ano.
O deputado estadual Wellington do Curso concedeu entrevista à TV Mirante, na manhã desta quinta-feira (28), abordou diversos assuntos. Entre os pontos, Wellington falou de sua questão partidária e reafirmou que será candidato à Prefeitura de São Luís.
Sobre as eleições municipais, Wellington disse ser necessário que a população tenha opção, não sendo bom que se limite a eleição entre o atual prefeito e o candidato do ex-governador Flávio Dino, do governador do Estado, Carlos Brandão.
“O sentimento das ruas é o que nos motiva ei que confirma a nossa pré-candidatura rumo à Prefeitura de São Luís. Um projeto de melhoria para a cidade e para os ludovicenses. Um sonho de quem sabe que a nossa cidade pode ser melhor. Atualmente, vemos uma união de partidos em torno do candidato comunista do Governo do Estado e outros do atual prefeito. É como se a população não tivesse uma opção mais equilibrada, sem padrinhos políticos; sem humilhar a população mais pobre com a entrega de peixes, frangos e cestas básicas; sem os milhões gastos com propaganda da máquina pública. Eu sou essa opção! Com a graça de Deus e a benção do povo, chegarei até o final da disputa pela nossa gente”, disse Wellington.
Wellington lembrou ainda das últimas eleições, quando foi impedido de entrar na disputa eleitoral.
“Em 2016, fui candidato e obtive mais de 100 mil votos. Sem padrinhos políticos, sem campanhas milionárias. Somente nossas propostas e a vontade das ruas. Em 2020, eu fui impedido de ser candidato, mesmo estando em 2º lugar nas pesquisas. Para 2024, avalio o melhor partido político para ser uma opção aos ludovicenses. Temos propostas, independência, experiência e trabalho!”, afirmou o pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso.
Ao anunciar a entrega de certificados de Destino Turístico Inteligente (DTI) a 10 cidades brasileiras, entre elas São Luís, o Ministério do Turismo apontou erroneamente a capital maranhense como município do vizinho estado do Piauí. O curioso é que todos os locais certificados foram listados corretamente.
Intriga ainda o fato de a informação errada continuar no site do Ministério do Turismo desde a data de sua publicação, dia 26 de dezembro, inclusive, com atualização, mas sem o devido reparo.
Foram premiadas com o certificado DTI as cidades de Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur e, agora, são consideradas destinos turísticos em transformação. A cidade de Belo Horizonte (MG) também foi contemplada pela iniciativa própria de desenvolver um plano de transformação seguindo a metodologia DTI Brasil. O anúncio aconteceu durante a Oficina DTI Brasil, realizada no Salão Nacional do Turismo.
Nos últimos seis meses, os locais certificados passaram por capacitações sobre a metodologia DTI Brasil em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro. O objetivo foi desenvolver um Plano de Transformação, abrangendo os 105 requisitos distribuídos nos nove eixos estratégicos do Modelo DTI Brasil: governança, acessibilidade, segurança, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e sustentabilidade.
A reprodução abaixo mostra o erro, que persiste no site do Ministério do Turismo: