PF prende 3 suspeitos de comercializar madeira ilegalmente no Maranhão

0comentário

Operação Araribóia Livre combate recebimento ilegal de madeira oriunda de Terras Indígenas

Policiais federais se deparam com área dentro de reserva indígena onde houve extração ilegal de madeira

São Luís/MA – A Polícia Federal no Maranhão, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) Batalhão Ambiental e brigadistas do ICMBio, deflagrou na terça, 28/12, a 2ª fase da operação Araribóia Livre, com o objetivo de reprimir comércio irregular de madeira extraída da Terra Indígena Araribóia, localizada no sudoeste do estado. A ação ocorre no município de Buriticupu/MA e emprega mais de 100 agentes públicos.

Equipe da Polícia Federal fizeram incursão na terra indígena e localizaram serraria

Até o momento, 32 empreendimentos madeireiros foram alvos de fiscalização, 74 motores foram destruídos, 11 pessoas foram conduzidas por possuir madeira sem comprovação da origem e também por não possuírem licença para o funcionamento do estabelecimento. Três foram presas em flagrante.

Pois mais federais interromperam funcionamento de empreendimentos madeireiros que operavam em desacordo com a lei

O trabalho da Polícia Federal conta com o Programa Brasil M.A.I.S, ferramenta adquirida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública que possibilita o recebimento de imagens de alta definição.

Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de receptação qualificada, e ter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida, dentre outros.

Até o momento, 32 empreendimentos madeireiros foram alvos de fiscalização dentro da terra indígena

A operação se trata de uma continuidade de série de medidas que vem sendo adotada no ano de 2023 para frear e reprimir os ilícitos ambientais na terra indígena.

Sem comentário para "PF prende 3 suspeitos de comercializar madeira ilegalmente no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS