O vereador afirmou que, após as mobilizações, muitas pessoas não conseguem atendimento nas unidades de saúde
O vereador Marcial Lima (Podemos) destacou, na sessão ordinária desta terça-feira (14), que toda campanha de conscientização e orientação deve durar o ano inteiro. “Estamos vivendo em um país de cores. É o mês azul, o mês rosa, o mês lilás, o mês vermelho e, infelizmente, quando o mês termina, muita gente que procura a unidade de saúde não tem aquele atendimento anunciado na campanha, depois que termina o mês de referência para os mais diversos problemas de saúde” disse o parlamentar, fazendo referência ao Dia do Diabético, celebrado nesta data.
“Estou me referindo à gestão. Nem todas as pessoas que enfrentam o diabetes, por exemplo, conseguem receber com assiduidade a sua medicação, que é a garantia para o tratamento desse paciente”, apontou o parlamentar, acrescentando que as campanhas são fundamentais, mas é preciso que o atendimento seja permanente, o que não corresponde à realidade.
Marcial ainda citou o Dia da Alfabetização, também marcado no calendário nacional no dia 14 de novembro. “Infelizmente, também é um problema que apesar de ter melhorado muito, não está sendo usada a tecnologia como deveria na alfabetização de pessoas”, observou o vereador, lembrando que este processo poderia estar bem melhor, principalmente no Nordeste do país.