O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (31), o desempenho de universidades e cursos avaliados em 2022 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que teve 14 cursos de bacharelado avaliados, na modalidade presencial e a distância, obteve quatro cursos com conceito máximo 5, cinco cursos com conceito 4 e dois cursos com conceito 3. Participaram do exame 945 estudantes da UFMA.
Para a diretora de avaliação e regulação institucional da UFMA, Audirene Amorim, “o resultado foi positivo, sendo que dos 14 cursos que participaram da prova, 11 cursos tiraram notas igual ou superior a 3”, pontuou.
No Brasil, apenas 5,5% dos cursos avaliados alcançaram a nota máxima. Da UFMA, os cursos de Psicologia, Turismo – São Luís, Direito – São Luís e Serviço Social foram avaliados com conceito máximo 5. Obtiveram o conceito 4, os cursos de Ciências Contábeis – São Luís e Imperatriz, Direito – Imperatriz, Administração e Jornalismo – São Luís. Já os cursos de Economia e Jornalismo – Imperatriz foram avaliados com conceito 3.
O Enade é a forma como a maioria dos cursos do país são avaliados pelo MEC. Ainda segundo Audirene Amorim, o exame é um norteador para a gestão dos cursos avaliados. “Para alguns cursos, essa prova avalia o conhecimento dos estudantes e, com o questionário do estudante, soma a avaliação geral do curso. Aqui, para alguns cursos serve de Renovação de Reconhecimento destes cursos perante o MEC.”, explicou.
Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Saiba mais
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é aplicado pelo Inep desde 2004. O Enade integra o Sinaes, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O conceito Enade é formado pelas notas de 1 a 5 — sendo esse o valor máximo.