Sebrae vai apoiar 20 startups no segmento de bioeconomia em fase de tração no Maranhão

Interessadas podem se inscrever até o dia 7 de novembro, através de Edital específico. O foco são negócios ligados à preservação e uso sustentável dos recursos do bioma amazônico

Edital beneficia negócios inovadores focados no uso sustentável dos recursos do bioma amazônico

Dando continuidade à estratégia de fortalecimento, apoio e fomento de negócios inovadores e de base sustentável na Amazônia Legal, o Sebrae, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – Confap, acaba de lançar o Módulo 2 do Programa Inova Amazônia, cujas inscrições estão abertas até o dia 7 de novembro.

Depois de selecionar negócios em fase de ideação em edital anterior, a Instituição traz agora um novo módulo para apoiar empreendimentos em fase de tração. O objetivo é  impulsionar o desenvolvimento territorial e fortalecer o bioma amazônico, colocando o Brasil em destaque com ideias de preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

Serão selecionadas até 20 propostas por estado integrante da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis). Os projetos selecionados receberão orientação especializada de estratégias de aceleração, capacitação e mentorias, além de bolsas de até R$ 6.500 por mês, ao longo dos seis meses de duração da iniciativa. As inscrições seguem até o dia 7 de novembro de 2023.

Cesar Guimarães, gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão destaca oportunidades abertas pelo edital para empreendimentos maranhenses alinhados com a bioeconomia

O apoio será dirigido a negócios focados na preservação e utilização sustentável que direcionem suas soluções às seguintes áreas: alimentos; agricultura; aquicultura e pesca; bebidas; biocombustíveis; bioenergia; bioplásticos, biotecnologia e embalagens; casa e construção; ecodesign; ecoturismo; farmoquímico e farmacêutico; fitoterápicos e nutracêuticos; florestas; higiene, perfumaria e cosméticos; indústria têxtil e moda; química e novos materiais; e tecnologia da informação e logística aplicadas aos segmentos de bioeconomia.

Conforme o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, “essa iniciativa vem somar com um conjunto de ações empreendidas na região, que terão reflexo na inovação na Amazônia. Trata-se de excelente oportunidade de acelerar soluções inovadoras, em fase de tração, que tem o bioma amazônico como foco. Esse bioma nos apresenta várias oportunidades de negócios a partir do conceito ‘empreender deixando a Floresta em pé’. E  o Sebrae vem apoiar esses empreendedores numa forte jornada de conhecimento, contatos e até mesmo com subsídio para que esses negócios possam ser fortalecidos e ter sucesso”, acrescenta o gerente. 

Mais informações e todo o detalhamento do processo de inscrição e seleção podem ser encontrados no site www.sebrae.com.br/inovaamazonia

Ministério Público suspende obras da nova sede do CREA-MA por suspeita de irregularidades

A obra foi suspensa por erro de projeto, relatado, em tom de alerta, por conselheiros, durante plenárias, ao presidente do CREA-MA, Luís Plecio

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) suspendeu as obras de construção da nova sede do CREA-MA (Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociências do Maranhão) por suspeitas de irregularidades. Este não é o primeiro problema envolvendo a obra da nova sede do CREA-MA, que está sendo construída no Calhau. Além de a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH) já ter comunicado ao MPMA a suspensão da obra por erro de projeto, em plenárias, os próprios conselheiros já haviam alertado amplamente o presidente do CREA-MA, Luís Plecio, sobre as irregularidades. Inclusive, isso está registrado em atas, mas, mesmo assim, o presidente do Conselho manteve os serviços, apesar de isso significar prejuízos financeiros e riscos à segurança.            

A suspensão das obras da Casa da Engenharia, onde funcionará o CREA-MA, demonstra a falta de interesse da atual direção com assuntos sérios e que tragam benefícios para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Os focos são fiscalização, que só penaliza com multas, e agora, as eleições, que acontecerão no dia 17 de novembro.           

Além da desmoralização da atual presidência do CREA-MA, a suspensão das obras da nova sede significa altos prejuízos financeiros para o Conselho. Estima-se que já foram gastos cerca de R$ 1 milhão na obra, que, ao que parece, é apenas mais uma politicagem da presidência do CREA-MA, pois, apesar das irregularidades, manteve os serviços só para parecer bem perante os profissionais, como jogo político e de barganha de votos para eleger um dos seus candidatos à presidência do Conselho.          Agora, resta saber se terá peito para continuar a obra com a suspensão pelo Ministério Público.

Chapadinha e Timon integram lista de fiscalização do CadÚnico iniciada pela CGU

Informações do cadastro são utilizadas para o pagamento de benefícios, como o Bolsa Família

Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza (Foto: ASCOM/CGU)

A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu nesta semana o planejamento das ações de Averiguação Cadastral das famílias compostas por apenas um integrante do CadÚnico. O trabalho, que será realizado in loco em 60 municípios, durante a semana de 16 a 20 de outubro, contemplará entrevistas com beneficiários, conselheiros e gestores locais, além da análise e o cruzamento de dados. No Maranhão, Chapadinha e Timon integram a lista de cidades que serão submetidas à auditoria.

As informações do CadÚnico são utilizadas para o pagamento de benefícios, entre os quais o Bolsa Família. A seleção dos municípios, distribuídos nas 27 Unidades da Federação, levou em consideração critérios de quantidade de beneficiários inscritos no CadÚnico e a proporção das famílias unipessoais.

A auditoria atende aos requisitos previstos na Rede de Fiscalização do Bolsa Família e do CadÚnico, instituída pela Lei 14.601/2023.

Cadastro Único

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. As informações são utilizadas pelo Governo Federal para implementação de políticas públicas, como por exemplo o programa Bolsa Família.

Confira a lista dos 60 municípios.

Deputado Wellington denuncia precariedade no serviço de ferryboat e alerta para risco à população

Deputado Wellington cobrou do Governo do Estado providências que levem à melhoria da qualidade do transporte aquaviário

O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (16), para expor um episódio que ocorreu no último domingo (15) em que o ferryboat que fazia a travessia por volta das 15h ficou sem direção de rota. O ferry teve que ser desencalhado e rebocado para chegar à ponta da Espera em São Luís, o que causou medo e tumulto na população que estava a bordo.

Ao expor o caso, Wellington solicitou esclarecimentos por parte do Governo do Estado a fim de solucionar o caos no ferryboat.

“Não podemos permitir queijo caos no ferryboat só seja solucionado após uma tragédia. Alerto para os riscos dessa falta de estrutura há anos. Não é a primeira vez que um ferryboat perfe o controle ou fica à deriva. Encaminhei os fatos ao Governo do Estado na tentativa de discutir e solucionar esse problema. A população da Baixada merece respeito e eu espero que o atual governador não cometa os mesmos erros da gestão passada”, disse Wellington.

Clique aqui e assista.

Em entrevista, Iracema Vale destaca importância da lei que protege a região dos Lençóis Maranhenses

Presidente da Assembleia ressaltou, no ‘Bom Dia Mirante’, que a lei visa conter avanço de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na área

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, é autora da lei da preservação e proteção dos Lençóis Maranhenses

Em entrevista ao programa ‘Bom Dia Mirante’, na manhã desta segunda-feira (16), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância da aprovação da lei, de sua autoria, que trata da preservação e proteção da região dos Lençóis Maranhenses, sancionada no dia 12 de outubro.

“A lei visa proteger todos os municípios que abrangem os Lençóis Maranhenses. O projeto surgiu da necessidade de passarmos uma segurança à população no que diz respeito à preservação do Parque, dos nossos mananciais hídricos, das nossas chapadas e, sobretudo, dos nossos agricultores familiares”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

Na conversa com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca no quadro ‘Bastidores’, a parlamentar ressaltou que a lei, originária do PL nº 434/2023, irá conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região para coibir impactos ambientais significativos, como a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação dos solos.

Iracema Vale durante a conversa com o jornalista Clóvis Cabalau, no ‘Bom Dia Mirante

“A educação ambiental também é um dos pontos explorados pela lei porque precisamos falar mais sobre o turismo sustentável e o estímulo ao ecoturismo, que são fundamentais para a subsistência e para o desenvolvimento da região. O parque é um patrimônio belíssimo e o cartão-postal do Maranhão para o mundo e precisa dessa atenção”, frisou Iracema Vale.

Questionada sobre como é possível equilibrar o avanço do agronegócio, que é importante para potencializar a economia do estado, com a necessidade de proteger as famílias rurais e o meio-ambiente, a presidente do Poder Legislativo salientou que já existem produções agropecuárias na região, mas determinadas áreas necessitam ser protegidas de devastações.

“Os agricultores familiares trabalham em pequena escala e não prejudicam o meio ambiente com suas atividades, o que eles precisam é de incentivo e apoio técnico. Com a lei, nós garantimos que os produtores rurais tenham acesso ao que eles precisam para continuarem trabalhando e garantindo seu sustento”, assegurou a presidente.

Uma nova fronteira para o desenvolvimento de Mirinzal

O prefeito Amaury Almeida e equipe comemoram com a população a abertura da estrada que servirá de acesso para o escoamento da produção de frutos do mar e para impulsionar o turismo

O município de Mirinzal, situado no Litoral Ocidental do Estado do Maranhão, cujo gestor é o prefeito Amaury Almeida, a partir de agora passa a ser uma das opções mais atrativas como entreposto de frutos do mar, bem como para o turismo, na Floresta dos Guarás. Amaury Almeida, em cumprimento de uma de suas promessas de campanha, realizou, com recursos da prefeitura, a abertura da estrada ligando o povoado de Graça de Deus ao Porto Novo.

Um braço de mar, situado entre os municípios de Mirinzal, Cururupu e Porto Rico, justamente uma das áreas mais produtivas de camarão de excelente qualidade e peixes típicos dessa região, onde a vegetação, principalmente o mangue, encontra-se intacto e exuberante. Com a abertura da estrada e a constatação de algo que está potencializado, será fundamental uma parceria com o Governo do Estado, no sentido de criar a infraestrutura necessária para funcionamento da cadeia produtiva do pescado e do turismo, gerando trabalho e renda para a população.

O ambiente é propício ao turismo e com a abertura da estrada receberá muito mais visitantes

Indispensável, a partir de agora, o asfaltamento da estrada ligando Porto Novo à MA-006, no Distrito de Gurutil, com aproximadamente 9km de extensão; a implantação de uma instalação portuária de pequeno porte e uma fábrica de gelo, no próprio porto. Os resultados advindos desse investimento serão automáticos, pois o pescado chegará à mesa dos munícipes e região, com melhor qualidade e menor custo e o governador Carlos Brandão terá a gratidão de todos os habitantes da região, pelo fomento e apoio à exploração das nossas riquezas naturais, à geração de trabalho e renda, bem como o despertar de toda uma região para o turismo.

A intervenção rodoviária representa o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Amaury Almeida

O prefeito Amaury, ao cumprir esse compromisso com a população pavimenta a estrada que o levará á reeleição e, certamente, contará com o Gov. Brandão e com o Ministro André Fufuca para consolidar esse projeto e outras demandas que estão por vir.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima