Cinco turistas oriundos do Maranhão encontram-se em Israel, aguardando auxílio do Itamaraty para um regresso seguro ao Brasil. A situação de emergência se deu pelo confronto imprevisto entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que resultou no cancelamento do voo que os levaria de volta.
Conflito inesperado durante turismo religioso
Inicialmente composto por seis indivíduos, o grupo de maranhenses, parte de uma excursão com 37 brasileiros, viajou a Israel com propósitos de turismo religioso. Entretanto, a eclosão de um conflito armado com o Hamas alterou abruptamente seus planos.
Retorno antecipado de Um membro
Um dos participantes, felizmente, logrou em deixar o território israelense através de um voo com destino à Etiópia. As expectativas convergem para o retorno dos demais integrantes na terça-feira (10), sob coordenação e apoio do Itamaraty.
Os maranhenses que estão em Israel são:
- Fernanda (também identificada como Fernanda Dourado)
- Lucinete Dourado (mãe de Fernanda)
- Raimundo Alves (pai de Fernanda)
- Bueno Júnior (pastor e um dos coordenadores da caravana)
- Antônio Júnior (pastor e dono da agência de Imperatriz).
Relatos de tensão
Fernanda Dourado, fotógrafa e uma das turistas afetadas, relata momentos de intensa tensão e desconforto, evidenciados pelo estrondo de bombas e mísseis. “Houve um desespero coletivo. Todos estavam desesperados, chorando e abraçando seus familiares”, descreve Fernanda.
Familiares na expectativa
Familiares e amigos de Fernanda, residente de Bom Jesus das Selvas, MA, aguardam com ansiedade e esperança seu retorno seguro. Lucinete, mãe de Fernanda, expressa: “Que Deus abençoe e guarde minha filha e todos os demais, para que retornem sãos e salvos”.
Diversidade no grupo
O grupo, conforme descrito por um dos coordenadores, é composto por uma diversa gama de indivíduos, incluindo crianças e idosos. Todos se encontram acomodados em um hotel, aguardando instruções para embarque.
Agências organizadoras
A viagem foi organizada por uma agência situada em Araguaína, TO, em parceria com uma segunda agência, localizada em Imperatriz, MA. Ambas compartilham responsabilidades logísticas e operacionais da excursão.
Voos cancelados e situação atual
Antônio Júnior, pastor e proprietário da agência maranhense, informa sobre a adversidade enfrentada com os cancelamentos de voos. “Diversos voos foram cancelados, incluindo o nosso, que tinha como destino final São Paulo, deixando 17 brasileiros retidos em Israel”, conclui.
Enquanto o retorno é aguardado, a tensão e a expectativa predominam entre os turistas e seus familiares. O suporte prometido pelo Itamaraty é uma luz no fim do túnel para esses brasileiros distantes, ansiosos por reencontrar seus entes queridos em solo pátrio.
Fonte: G1 Maranhão
[…] Para saber mais, clique aqui. […]