O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, atendeu mais duas antigas reivindicações das categorias dos técnicos e docentes. Por meio de duas resoluções, o reitor implementou medidas que resultam em valorização dessas duas categorias de servidores públicos.
Uma das resoluções assinadas por Natalino Salgado regulamenta os procedimentos do processo de avaliação de desempenho acadêmico para fins de progressão e promoção na Carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica na UFMA, que
reconhece a importância dos servidores do Colégio Universitário (COLUN), também chamado de Colégio de Aplicação da instituição federal de ensino superior.
A outra resolução implementada pelo reitor com a finalidade de valorizar os servidores atende uma solicitação antiga do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º Grau no Estado do Maranhão (Sintema). Com a medida, os cursos de especialização, mestrado e doutorado disponibilizados pela UFMA reservarão vagas para os profissionais da educação sem essas titulações, promovendo a melhoria de sua qualificação.
Ao comentar a dupla iniciativa, Natalino Salgado diz ter aprendido, como cidadão, pai de família, na vida acadêmica e profissional e em três mandatos à frente da UFMA, que a melhor estratégia para garantir à sociedade o acesso a serviços públicos de qualidade e aos seus próprios direitos é por meio da valorização profissional dos servidores públicos.
“Entregarei a gestão da UFMA com a certeza que avançamos muito na política de valorização profissional dos nossos servidores. E os avanços não param”, assinalou.
O reitor agradeceu a todos os servidores da UFMA, em especial às equipes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) e da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) pelo empenho e compromisso na consolidação dessas conquistas.