Mestre e doutor em Nefrologia, o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, participou, nesta segunda-feira (25), da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firmou com a Clínica de Rim e Hipertensão Arterial e o Centro de Nefrologia do Maranhão (CENEFROM), com o objetivo de incluir no Programa de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de São Luís os pacientes renais que fazem diálise nas duas instituições médicas.
A Classe Hospitalar denominada de EJA NEFRO tem a finalidade de assegurar os direitos educacionais de jovens, adultos e idosos, não alfabetizados ou com baixa escolaridade, a nível do ensino fundamental. Também é uma ferramenta para promover a melhoria da qualidade de vida na medida em que favorece a alfabetização e o entendimento sobre a prescrição de medicamentos.
Mestre e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Natalino Salgado ressaltou que a inclusão está prevista na Lei Federal nº 13.716, de 24 de setembro de 2018, sobre atendimento educacional a nível da educação básica em regime hospitalar ou domiciliar.
Por adesão voluntária ao Programa, 129 pacientes/alunos estão matriculados na Classe Hospitalar EJA Nefro vinculada à UEB Jornalista Neiva Moreira. O atendimento educacional nas salas de hemodiálise, é realizado por 37 profissionais da educação, disponibilizados pela SEMED.