Painel de dados lançado por ministério, Embratur e PF registra fluxo de apenas 15 turistas estrangeiros no Maranhão em 2023

0comentário
Lencóis Maranhenses: painel de dados lançados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal indica que o fluxo de visitantes estrangeiros está muito aquém do potencial da região

Lançado no dia 14 deste mês pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal lançaram, a plataforma online “Painel de Dados do Turismo”, que apresenta informações gratuitas e atualizadas sobre a entrada de turistas estrangeiros ao Brasil, registra a presença de apenas 15 visitantes oriundos de outros países no Maranhão de janeiro a agosto deste ano. Os números indicam a participação fraquíssima do estado no fluxo turístico nacional, apesar de atrativos locais como os Lençóis Maranhenses e o Centro Histórico de São Luís, que há 26 anos projetou a cidade ao status de Patrimônio Mundial da Humanidade.

De acordo com a plataforma de dados oficial, o Maranhão ocupa a penúltima posição de um ranking de 26 estados listados. O último colocado é o Espírito Santo. O primeiro é São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Salvo alguma inconsistência na apuração dos números, o fluxo de turistas estrangeiros convergente para o Maranhão, o menor da região Nordeste, sugere a ausência de políticas de governo assertivas, capazes de atrair mais visitantes de outros países ao estado. Os números também apontam que os investimentos em divulgação turística e a operacionalização da rota, sobretudo o transporte aéreo, devem ser reavaliados, de modo a aumentar progressivamente a visitação, que nem de longe está à altura do potencial turístico local.

Abaixo, um recorte do painel, com os dados do Maranhão:

São três possibilidades de pesquisa: Painel da Malha Aérea Internacional; Painel de Chegadas e Painel de Receitas, que oferecem um panorama geral sobre o turismo internacional no país por meio de dashboards, o que facilita as consultas e análises.

Números nacionais

Segundo o Painel, de janeiro a agosto de 2023, o Brasil recebeu mais de 4 milhões de visitantes internacionais, número já é mais que o dobro (111%) do registrado em todo o ano de 2022. Apenas em agosto, foram 365.648 turistas. Até o final de 2023, a estimativa do painel e que o país registre 6,7 milhões de estrangeiros turistando no país, o que daria um aumento de 33% em relação ao ano passado.

Sobre as receitas geradas por esses turistas, o painel de Receita Cambial Turística aponta que, até o momento, são US$ 3,7 milhões, enquanto que em 2022 foi registrado US$ 4,9 milhões. A previsão é que o Brasil deve encerrar o ano com crescimento de 8,58% em relação ao último ano. Já, o Painel de Chegadas, por exemplo, indica que no Brasil existe uma grande rotatividade de turistas vindos de países mais próximos, em destaque para a Argentina e os Estados Unidos.

Clique AQUI e acesse o painel.

PAINEL DE DADOS DO TURISMO – O objetivo da plataforma é dar maior visibilidade ao turismo internacional e promover a atração de turistas estrangeiros ao Brasil. O site torna possível criar perfis de consumo (personas) relacionados aos principais destinos brasileiros e também de concorrentes internacionais.

As informações dos painéis foram captadas pelas equipes da Polícia Federal, Banco Central e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e leva em conta dados por pessoas que se alto declaram turistas, abordando o fluxo de turistas estrangeiros, o número de voos e o número de assentos em formato de gráficos, com números e bases abertas, em uma comparação ano a ano.

Sem comentário para "Painel de dados lançado por ministério, Embratur e PF registra fluxo de apenas 15 turistas estrangeiros no Maranhão em 2023"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS