Um episódio inesperado que acabou se tornando um ato de heroísmo aconteceu na tarde deste sábado (16), em frente à Unidade Prisional de Paço do Lumiar. Policiais penais de plantão no presídio salvaram a vida de um bebê que chegou ao local nos braços da mãe, em grave crise de asfixia por engasgo com leite materno.
Aproximadamente, por volta, das 15h, a equipe de segurança, como de rotina, estava trabalhando no presídio e, no momento em realizava rondas externas, foi surpreendida por um veículo, que estacionou de forma brusca para buscar socorro a uma mãe que estava com seu filho recém-nascido em estado crítico de saúde. A mulher saiu do carro correndo, extremamente desesperada, com seu bebê sem apresentar sinais de vida aparente.
Ela explicou que a criança se engasgou durante a amamentação, o que a levou a procurar socorro às pressas. Em meio ao total descontrole emocional da mãe, um dos policiais penais utilizou uma manobra conhecida por Heimilich e após alguns segundos a criança voltou a apresentar sinais vitais, expelindo leite materno pelo nariz e boca.
Estabilizada a situação , a mulher foi orientada a procurar um posto de saúde para atendimento necessário e específico.
A equipe responsável pelo ato heróico tinha como integrantes os inspetores de Polícia Penal Marco Aurélio, Herbert Klaus e Ofélia.
Clique aqui e assista ao vídeo.