Curso de Psicologia da Universidade Ceuma obtém nota máxima do MEC

0comentário

O Curso de Psicologia da Universidade Ceuma alcançou marco notável ao receber a nota máxima concedida pelo Ministério da Educação (MEC), em maio de 2023. Essa conquista é resultado de uma avaliação minuciosa que reflete o comprometimento constante com a excelência, um valor que guia a nossa jornada acadêmica. 

Neste ano, o curso celebrou 25 anos, e a data foi comemorada com a honra de receber a nota máxima da avaliação. A coordenadora do curso, Ana Flávia Lima Teles da Hora, falou um pouco sobre essa conquista “Essa realização é fruto da colaboração e esforços conjuntos de muitos. Desde os mantenedores, gestores, coordenação, professores, preceptores, alunos e colaboradores, todos contribuíram de maneira significativa para esse sucesso. Cada uma destas cinco estrelas simboliza o nosso contínuo empenho em pavimentar o caminho para futuros brilhantes e em enriquecer a história da psicologia no Maranhão”, afirmou a coordenadora. 

Ana Flávia ainda acrescentou que nesses 25 anos, o curso tem percorrido uma jornada de progresso, aprendizado e transformação. Cada passo representa o compromisso sólido da Instituição em capacitar os alunos e em conduzir pesquisas inovadoras, contribuindo assim para o desenvolvimento do campo da psicologia. “Neste momento de celebração, olhamos com entusiasmo para o futuro, cientes de que estamos construindo uma herança duradoura não apenas para a psicologia, mas também para aqueles que irão trilhar esse caminho no futuro”, pontuou ela. 

Psicólogo clínico, professor e coordenador de pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental, Davi Cipriano,  fala com orgulho de sua graduação na Universidade Ceuma. “Fico orgulhoso em saber que meu curso obteve nota máxima. Sem dúvidas foi um grande acerto na minha formação ter escolhido a Universidade CEUMA. Pude estagiar no laboratório de Autismo, na clínica escola, fazer estágios curriculares do 5º ao 10° período, participar de grupos de pesquisa, iniciação científica. Essas práticas de estágio fizeram toda a diferença, afinal conhecer e atuar em cada área da psicologia permitiu refinar habilidades e me desenvolver enquanto profissional. Atrelado a isso, as parcerias e contato com professores, os congressos e ser pesquisador PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) também me ajudaram muito”, contou Davi. 

Meu Curso nota 5: 

Meu Curso Nota 5 é uma série de matérias para celebrar e destacar todos os cursos que conquistaram nota 5 nos anos de 2022 e 2023. A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em ciclos de três anos e faz parte do processo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no país. 

Visando garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização, a comissão do MEC analisa três dimensões dos cursos: a primeira é a Organização Didática Pedagógica, na qual é avaliado o projeto político pedagógico, as ofertas de práticas inovadoras, e o uso de tecnologia de comunicação e de informação nas disciplinas; a segunda dimensão é o Corpo Docente e Tutorial, onde é avaliado a titulação dos professores, suas produções e publicações cientificas, técnicas e artísticas, as práticas inovadoras empregadas, bem como a carga horaria dedicada a instituição; sendo a terceira a Infraestrutura Física, Tecnologia e Serviços oferecidos aos alunos, em que são classificadas as instalações, os laboratórios, as salas de metodologias ativas, e até mesmo a biblioteca. 

sem comentário »

Esgotadas vagas para o 1º Seminário Nacional de Legisladoras que ocorrerá na próxima terça-feira (5)

0comentário

Evento, promovido pela Assembleia em parceria com a Unale, terá vasta programação dia 5 de setembro, no Multicenter Sebrae. Haverá painéis de debates sobre variados temas

Estão esgotadas as vagas para o 1º Seminário Nacional de Legisladoras: Mulheres no Poder, que será realizado dia 5 de setembro, no Multicenter Sebrae, em São Luís. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Segundo a organização, o interesse pelo evento superou todas as expectativas e, nesta quarta-feira (30), o número de inscritos chegou ao limite de acomodações no local do evento. Somente terá acesso ao seminário quem tiver efetuado a inscrição no site da Unale.

O seminário terá como tema “Mulheres no Poder” e abordará assuntos como violência política de gênero e necessidade de maior participação feminina na política. O evento também abordará ações e estratégias para ampliar a presença feminina nas próximas eleições e assegurar que mais mulheres sejam eleitas.

Programação

A programação contará com painéis de debates sobre variados temas relacionados à participação feminina nos espaços de poder, trabalho das Procuradorias da Mulher e as boas práticas de políticas públicas para mulheres.

Também ocorrerá premiação para as Câmaras de Vereadores pela implantação da Procuradoria da Mulher no âmbito dos Legislativos municipais.

Confirmado

Já confirmaram presença no evento, além de outros convidados, a ex-governadora, ex-senadora, deputada federal e secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, Roseana Sarney (MDB); a especialista em Direito Eleitoral, Maria Claudia Bucchianeri; e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo.

sem comentário »

Vídeo: BOPE detona bomba no bairro Tibirizinho, na zona rural de São Luís

0comentário
Artefato explosivo deixado em bairro da zona rural de São Luís que foi detonado pelo BOPE

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Maranhão foi acionado, na tarde desta quinta-feira (32), para atender uma ocorrência de bomba no bairro Tibirizinho, na zona rural de São Luís. Ao chegar ao local, a equipe da unidade se deparou com um artefato envolvido em fita isolante, dentro de uma caixa de papelão, como se fosse uma encomenda.

A bomba foi deixada próximo a um box comercial, onde é intensa a movimentação de populares. Alguns chegaram a manipular o objeto após o mesmo ter sido encontrado pelo proprietário do box quando este varria o espaço em torno do seu estabelecimento.

Após ser confirmado que se tratava de material explosivo, os homens do BOPE realizaram com êxito a detonação.

Para assistir aos vídeos, clique aqui e aqui.

sem comentário »

Vivo mobiliza mais de 110 colaboradores e beneficia 1.500 pessoas no Maranhão em dia de ações voluntárias no país

0comentário
Em sua 19° edição, o Dia dos Voluntários Telefônica Vivo (DVT) teve 70% das instituições apoiadas ligadas à educação

No mês em que se comemora o Dia do Voluntariado, a Vivo promoveu, na última sexta-feira, 25, a principal ação do seu programa de voluntariado corporativo: o Dia dos Voluntários Telefônica Vivo (DVT), que engajou 10 mil colaboradores em 59 projetos espalhados por 45 cidades brasileiras, incluindo São Luís e Imperatriz. No Maranhão, as ações mobilizaram mais de 110 colaboradores para atender a quase 1.500 beneficiados.

Em sua 19° edição, o Dia dos Voluntários Telefônica Vivo (DVT) teve 70% das instituições apoiadas ligadas à educação, foco principal da Fundação Telefônica Vivo, uma das responsáveis pelas ações sociais da empresa. Neste ano, os colaboradores inscritos puderam convidar também seus familiares para participar das ações, uma demanda recorrente entre os colaboradores da empresa nos últimos anos.

Em São Luís, 70 colaboradores da Vivo doaram seu dia de rotina em lojas para trabalhar na revitalização e pintura das salas e área externa do Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória

Em São Luís, a instituição beneficiada foi o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, impactando mais 100 assistidos ao longo de um dia inteiro de trabalho desenvolvido por mais de 70 colaboradores da Vivo na capital maranhense, que doaram seu dia de rotina em lojas, administrativo, gerencial, engenharia, executivo, design de projetos, estagiários, além de familiares para trabalhar na revitalização e pintura das salas e área externa da instituição. Já em Imperatriz, os mais de 1.380 alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro puderam conferir a nova Sala de Informática, que foi montada a partir do trabalho de 38 colaboradores da Vivo.

“O DVT é um momento muito especial para a Vivo, pois reforça nosso compromisso em estimular a cidadania, por meio da atuação em instituições que acreditamos no trabalho que desenvolvem em prol da sociedade. Além disso, cada vez mais a iniciativa tem estado conectada com a educação pública, pauta central de toda a atuação da Fundação no país”, explica Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

sem comentário »

Vereador Marcial Lima denuncia abandono e insegurança no Parque do Bom Menino

0comentário
Marcial Lima mostra abertura feita clandestinamente na grade de proteção para permitir acesso de vândalos e outras pessoas mal-intencionadas ao Parque do Bom Menino

Atendendo a mais um chamado da comunidade, o vereador Marcial Lima esteve no Parque do Bom Menino para dar voz às denúncias de abandono e insegurança no espeço público, localizado em pleno Centro de São Luís e administrado pela prefeitura. Placas de sinalização danificadas, equipamentos destinados à prática de exercícios físicos sem manutenção e grade de proteção quebrada em diferentes pontos para dar acesso a vândalos, assaltantes e outros tipos de criminosos foram alguns dos problemas constatados.

Grade de proteção do Parque do Bom Menino foi quebrada em ponto que dá acesso a uma área de estacionamento

Logo nos primeiros momentos da visita, Marcial Lima se deparou com uma placa a distância percorrida por praticantes de caminhada e corrida danificada pela ação de cupins. Frequentadores alertaram o vereador sobre entradas abertas de forma clandestina na grade de proteção que circunda o parque, que permitem o acesso de pessoas dispostas a vandalizar o importante equipamento público e até assaltar os cidadãos que costumam utilizar o local para o lazer e para práticas saudáveis.

No espaço destinado à comercialização de Plantas que funciona dentro do Parque do Bom Menino, Marcial tomou conhecimento, por meio de uma vendedora, que um cliente teve o celular roubado recentemente. A trabalhadora lamentou que ela e os frequentadores do espaço estejam continuamente à mercê de criminosos.

O vereador constata falta de manutenção de equipamentos de ginástica instalados no equipamento público

O vereador também mostrou a placa com informações sobre a última reforma no parque, que permanece afixada e indica que o serviço foi concluído em julho de 2021, ou seja, há pouco mais de dois anos. Desde então, não houve mais nenhuma intervenção no sentido de conservar o espaço.

Clique aqui e assista ao vídeo.

sem comentário »

Religiosos cobram do MPMA investigação de internautas que apoiaram vandalismo contra estátua de Iemanjá, na praia do Olho d’Água

0comentário
Estátua de Iemanjá que ornamenta a Praia do Olho d’Água foi alvo de vandalismo, com ampla repercussão

A adoção de medidas pelo Ministério Público do Maranhão para combater o racismo praticado contra integrantes de religiões de matriz africana foi discutida em uma reunião realizada nesta terça-feira, 29, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em São Luís.

Os religiosos pediram ao MPMA providências para coibir as práticas discriminatórias, cobraram empenho nas investigações realizadas pela Polícia Civil contra os autores de atos de intolerância religiosa e questionaram porque nenhum internauta que apoiou, por meio de mensagens, o vandalismo contra a estátua de Iemanjá foi notificado. A imagem foi depredada em julho deste ano na praia do Olho D’Água.

Estiveram presentes na reunião as ialorixás Jô Brandão e Mãe Nonata da Oxum (Terreiro Nossa Senhora da Vitória) e os membros de religiões afro-brasileiras Richard Pinto, Lícia Mendonça (Congar Santo Antônio) e o advogado Jorge Serejo. Todos compõem uma comissão que acompanha as ações de combate ao racismo religioso. A advogada Caroline Caetano, da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Maranhão, também participou do encontro.

O grupo foi recebido pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; pelos procuradores de justiça Danilo Castro Ferreira (subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos), Sandra Elouf (ouvidora); e pelos promotores de justiça José Márcio Maia Alves (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais) e Márcia Buhatem (Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Fundamentais de São Luís).

O advogado Jorge Serejo, que assessora entidades de povos e comunidades de terreiro do Maranhão, agradeceu a receptividade do Ministério Público e ressaltou que existem mais de 200 registros abertos para apurar crimes de racismo nas delegacias do Maranhão sem qualquer avanço nas investigações. “Existe um sub-registro de denúncias e as que são registradas não têm tido apuração. A gente veio buscar esse encontro para nos aproximar e criar estratégias contando com o Ministério Público”.

A titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Fundamentais de São Luís, Márcia Lima Buhatem, ressaltou a satisfação de conhecer as lideranças religiosas e em poder atuar contra o racismo, embora os desafios sejam grandes e os avanços nem sempre correspondam à expectativa. “Em relação ao racismo religioso, precisamos avançar mais”.

A ialorixá Jô Brandão igualmente cobrou maior empenho nas investigações e um olhar diferenciado para esse público, que além de sofrer diversas formas de violênciatem dificuldade para registrar as denúncias. “Somos revitimizados em um fluxo doloroso quando denunciamos o racismo religioso. Dentro das instituições governamentais não há um caminho claro para esse registro”.  

A líder religiosa solicitou, ainda, a realização de audiências públicas conjuntas e campanhas institucionais sobre o tema racismo religioso a fim de ampliar o debate com a sociedade e esclarecer a população sobre o tema.

Em 23 de julho deste ano, o rosto da estátua de Iemanjá foi alvo de um ataque de vandalismo. “Foram várias postagens discriminatórias, uma chuva de agressões. Falaram até ‘pode colocar e vamos quebrar de novo’ ”, denunciou Jô Brandão.  

No mesmo sentido, Mãe Nonata da Oxum cobrou posicionamento firme das autoridades, em medidas práticas, contra o racismo religioso. “Esses crimes na internet estão impunes. Foram mais de 400 mensagens de racismo religioso e nenhuma pessoa foi intimada”. Ela reivindicou soluções imediatas e a garantia dos direitos fundamentais do povo de axé.

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, colocou o Ministério Público do Maranhão à disposição de todos, enalteceu o trabalho das lideranças religiosas e a diversidade cultural como um elemento constituinte da sociedade brasileira que não pode ser atacado por interesses particulares ou de grupos específicos. “Nossa força está justamente na diversidade e em nome de nosso povo não podemos admitir o racismo religioso”. 

Os demais representantes religiosos se manifestaram, assim como todos os membros do MPMA presentes.

sem comentário »

Deputado Wellington se reúne com secretário de Segurança Pública e defende melhorias para policiais e novas nomeações

0comentário
O deputado Wellington dialogou com o secretário Maurício Martins sobre demandas da população do Maranhão na área de segurança pública

O deputado estadual Wellington do Curso se reuniu, na última terça-feira (29), com o delegado Maurício Martins, titular da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. O objetivo foi tratar da nomeação dos soldados formados pelo último concurso da Polícia Militar e, também, de melhorias para os agentes de segurança pública.

Na ocasião, Wellington abordou a necessidade de direcionar especial atenção a direitos como o adicional noturno e melhores condições de trabalho.

“Em reunião, tratei com o Secretário de Segurança Pública sobre a necessidade de nomeação dos soldados aprovados no último concurso da PMMA. Precisamos de mais agentes para diminuir a sobrecarga que há em nossos policiais. Além disso, também abordei a concessão de adicional noturno, reajuste salarial e outros aspectos. Essa defesa é para valorizar o policial militar, civil, bombeiro e policial penal”, disse Wellington.

Clique aqui e assista ao vídeo.

sem comentário »

Marlon Botão fala sobre eleições para os Conselhos Tutelares

0comentário

Pela primeira vez, a votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será feita por meio de urnas eletrônicas em todo o país

Parlamentar frisou necessidade de urnas no bairro da Estiva (Foto: Fabrício Cunha)

O vereador Marlon Botão (PSB) solicitou, na sessão ordinária desta terça-feira, 29, a instalação de um local de votação no bairro da Estiva, para a eleição dos membros dos Conselhos Tutelares. O pedido foi direcionado à Prefeitura de São Luís e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

“Eu peço a sensibilidade do CMDCA para que possa garantir urnas no bairro da Estiva. Todos nós sabemos que é no bairro da Estiva que começa a nossa cidade. As urnas naquela localidade englobam no mínimo oito bairros que ficam adjacentes. O processo democrático se inicia quando se dá direito e oportunidade de ampla votação”, disse o parlamentar. 

Marlon Botão ressaltou que moradores de diversos bairros da zona rural votam na Estiva. “O povo do Jacamim vota no bairro da Estiva, o povo de Igaraú vota na Estiva e o povo do Inhaúma também vota lá. Fica aqui o nosso pedido de sensibilidade. Quero deixar registrado o nosso pedido e nos somar a outros vereadores que também lutam para esse processo ser o mais democrático possível”, frisou. 

Eleições

As eleições para a escolha dos Conselheiros Tutelares ocorrem no dia 1º  de outubro, em todo o território nacional. Os conselheiros são responsáveis por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. São escolhidos por votação popular a cada quatro anos.

Pela primeira vez, a votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será feita por meio de urnas eletrônicas em todo o país. A Resolução nº 23.719/2023, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, além do treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos e a prestação de suporte técnico ao voto informatizado. 

sem comentário »

Iracema Vale discute movimento “Sem FPM não dá” com comitiva de prefeitos

0comentário

Na ocasião, a parlamentar afirmou que a redução do FPM tem um impacto profundo nos orçamentos municipais e que as prefeituras e a população precisam desses recursos

Presidente da Assembleia, Iracema Vale, recebe prefeitos para discutirem a redução do FPM

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (30), com uma comitiva de prefeitos e com o presidente da Federação dos Municípios do Estado (Famem), Ivo Rezende, para discutir sobre a crise financeira enfrentada pelas administrações municipais devido à diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Eles integram o movimento “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”, que tem o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Estamos orgulhosos de ver representantes do Maranhão com essa preocupação e engajados nessa luta. A redução do FPM tem um impacto profundo nos orçamentos municipais e as prefeituras e a população precisam desses recursos. O desejo do Legislativo maranhense é que essa situação se resolva rápido e da melhor forma”, afirmou Iracema Vale.

Presidente Iracema Vale, deputados e prefeitos integrantes do movimento “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar”

A parlamentar ressaltou, ainda, que o FPM é calculado com base na taxa populacional de cada cidade e que é a principal fonte de receita para sete de cada dez municípios no país. “É lá onde o cidadão vive e onde os serviços acontecem, por isso é tão importante”, frisou.

Para o presidente da Famem, Ivo Rezende, a união da classe política do Maranhão em benefício do municipalismo é fundamental. “A nossa presidente do Poder Legislativo já foi prefeita e vereadora, portanto, sabe da importância dos investimentos nos municípios para que haja desenvolvimento. Estamos confiantes que vamos ter um resultado exitoso”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião os deputados estaduais Francisco Nagib (PSB), Roberto Costa (MDB), Dr Yglésio (PSB), Éric Costa (PSD) e Antônio Pereira (PSB).

sem comentário »

60 viaturas da PM do Maranhão estão bloqueadas e retidas em batalhões por falta de pagamento

2comentários
Viaturas da Polícia Militar do Maranhão modelo S-10, da Chevrolet, iguais às 60 as que foram alugada e estão bloqueadas por falta de pagamento

Pelo menos 60 viaturas da Polícia Militar do Maranhão estão bloqueadas e retidas em batalhões por falta de pagamento, segundo revelou fonte do blog bem situada no sistema de segurança pública. De acordo com o que foi apurado, os repasses não feitos pela corporação desde maio, o que levou a empresa locadora a efetuar o bloqueio dos veiculos, feito de forma online, via satélite.

As dezenas de viaturas bloqueadas, todas caracterizadas e, em geral, de modelo S-10, da Chevrolet, estão paradas nos batalhões da PM, situação que vem prejudicando a realização de diligências, rondas, patrulhas e outras atividades policiais que exigem deslocamento motorizado. A empresa fornecedora das viaturas à PM é a Localiza, líder do mercado de locação de veículos.

O desfalque da frota de viaturas tem comprometido, sobretudo, o policiamento ostensivo. Com menos guarnições nas ruas, os criminosos se sentem ainda mais à vontade para agir. Coincidência ou não, na noite da última segunda-feira (28), bandidos assaltaram militares do Corpo de Bombeiros que atendiam uma ocorrência de incêndio no bairro Cohafuma e levaram celulares de rádios de comunicação, em uma ação criminosa marcada por extrema ousadia.

No caso de viaturas utilizadas para ações de segurança no interior, o problema ganha contornos críticos. Isso porque, geralmente, cada município conta com uma única viatura e, em razão do bloqueio, o patrulhamento fica inviável.

Voltando à capital, um exemplo claro de como o bloqueio das 60 viaturas está prejudicando o trabalho de segurança pública ocorre no 40° BPM, na Divinéia, onde uma viatura está parada, o que vem deixando descoberto uma extensa área, formada pelos bairros Olho d’Água, Vila Luizão, Sol e Mar, Divinéia, Alonso Costa, Avenida General Artur Carvalho, Parque Araçagy e outros.

Resultado: a população passou a viver ainda mais atormentada, sobressaltada e intimidada com a atuação de uma perigosa facção criminosa.

Mesmo diante do cenário preocupante que decorre da inadimplência, a segurança pública do Maranhão é apontada como a 7ª mais eficiente dentre as 27 unidades da federação, conforme ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/danielmatos/wp-admin/
Twitter Facebook RSS