Marcial Lima alerta para desrespeito à lei do lixo em São Luís, cobra fiscalização e anuncia ampla discussão sobre o tema na Câmara Municipal

Marcial Lima abordou a lei do lixo em entrevista ao apresentador Glaydson Botelho, do quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante

Em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, nesta sexta-feira (28), o vereador Marcial Lima alertou para o descumprimento da lei do lixo em São Luís e cobrou fiscalização efetiva da prefeitura para tornar a cidade mais limpa. Marcial promoverá um debate na próxima semana, na Câmara Municipal, para debater a questão e apontar soluções para que a legislação seja finalmente obedecida.

Segundo o vereador, a lei do lixo é violada na capital maranhense sobretudo por alguns segmentos. Marcial Lima observou que a legislação que disciplina o descarte de resíduos sólidos em São Luís é semelhante à que rege a questão na cidade do Rio de Janeiro. Em recente viagem à capital fluminense, ele disse ter constatado uma readequação, após longa polêmica, o que levou ao real cumprimento da lei, resultando em um serviço de limpeza pública mais eficiente.

O vereador lamentou a existência de lixões em diferentes pontos de São Luís, desde as regiões mais populares até a área considerada nobre. Ele listou alguns locais da cidade onde o problema é grave, como Cidade Operária, próximo ao Viva, canal do Turu, Avenida Kennedy, área Itaqui-Bacanga, São Francisco, Avenida Odorico Amaral de Matos, Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, e a zona rural. Segundo Marcial, tantos lixões refletem a falta de fiscalização da administração municipal, com o agravante de que muitas pessoas despejam seus resíduos ao lado dos ecopontos, em vez de descartá-los de forma correta.

Ele defendeu uma ampla campanha de conscientização sobre a questão e, principalmente, o cumprimento da lei, o que, em sua opinião, só será possível se a prefeitura exercer de forma competente a obrigação fiscalizar. “A lei é clara e somos a favor, também, do uso de ferramentas tecnológicas para pedir a colaboração da população e assim garantir o seu cumprimento”, recomendou.

Uma sugestão do vereador é a criação de uma plataforma digital e a divisão da cidade por áreas, com uso de motocicletas e a instalação de uma central de videomonitoramento. “Precisamos seguir os exemplos de cidades onde esse modelo de fiscalização já opera com o eficiência”, ressaltou.

Ameaça à saúde pública

Marcial Lima frisou que uma vez em operação, essa central de videomonitoramento vai possibilitar a notificação dos sujões, em sua maioria reincidentes, e diminuir o número de pacientes nas unidades de saúde da capital, já que o acúmulo de lixo leva à proliferação de diversas doenças.

O vereador confirmou que a partir da próxima semana, que marcará o retorno das atividades da Câmara Municipal de São Luís, após o recesso, vai abrir uma ampla discussão sobre a limpeza pública no âmbito do Legislativo, com participação da prefeitura, representada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana; do Ministério Público e do Poder Judiciário, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Evitando fazer qualquer acusação precipitada, Marcial Lima apontou como necessário, também, verificar os custos do serviço de limpeza pública para os cofres municipais. Ele lembrou que o serviço é pago por tonelada à empresa concessionária e que é preciso que haja transparência nesse tipo de despesa, tendo em vista os casos de corrupção registrados em outras regiões do Brasil.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Corrida Fenae APCEF/MA 2023 acontece neste domingo (30) e promete movimentar a Avenida Litorânea

Prepare-se para uma experiência única na Corrida Fenae APCEF/MA 2023! Junte-se a nós nesse evento emocionante que reúne os amantes do esporte e da superação.

“Faça valer a pena na vida e na corrida!” Desafios, superação e a realização de metas esperam por você na Corrida Fenae APCEF/MA 2023. Aproveite cada momento dessa jornada incrível!

Data da corrida: 30 de julho
Distâncias: 5 Km e 10 Km
Categorias especiais: Deficiente Visual, Deficiente Intelectual, Cadeirante, Associados e empregados da APCEF/MA e dependentes, e Comunidade em geral.

Premiações em dinheiro para os melhores de cada categoria! Mostre suas habilidades nas pistas e seja recompensado pelo seu talento.

A concentração começa às 05h15min, e a largada está prevista para às 06h45min na Av. Litorânea.

Desafie-se em um percurso emocionante com uma paisagem deslumbrante!

Com apoio da deputada Amanda Gentil, prefeito Fábio reabastece estoque de medicamentos da saúde pública de Caxias

Aquisição dos remédios destinados à população é uma das mais de 100 ações alusivas ao aniversário de 200 anos do município

O prefeito Fábio Gentil e deputada federal Amanda Gentil fizeram questão de receber pessoalmente os milhares de medicamentos que reabastecerão o estoque da rede de saúde pública municipal de Caxias

O prefeito Fábio Gentil reabasteceu o estoque de medicamentos das unidades municipais de saúde de Caxias, em uma das mais de 100 ações alusivas ao aniversário de 200 anos da cidade. A aquisição dos remédios foi viabilizada pela deputada federal Amanda Gentil, autora de emenda parlamentar destinada a essa finalidade.qu

Em nome de todo o povo caxiense, Fábio Gentil agradeceu o apoio de Amanda, que tem trabalhado incansavelmente e dedicado o seu mandato à missão de melhorar a qualidade de vida dos maranehenses, em especial dos habitantes de Caxias. O prefeito fez questão de acompanhar, junto da deputada, a chegada do comboio de caminhões carregados de remédios para distribuição aos hospitais, clínicas, postos e demais unidades de saúde do Município.

Fábio Gentil informou que os medicamentos vão reforçar os estoques das unidades hospitalares de média e alta complexidade, da antenção primária (unidades básicas de saúde), além dos serviços de atendimento odontológico mantidos pela prefeitura. “Essa é mais uma ação que demonstra o compromisso da nossa gestão e da da deputada Amanda com a nossa população “, destacou o prefeito de Caxias.

Fábio e Amanda Gentil inauguraram a reforma do Hospital Infantil Dr. João Viana, outra ação alusiva ao aniversário de 200 anos de Caxias

Amanda Gentil ressaltou que após uma série de ações em comemoração aos 200 anos de Caxias, teve a satisfação de entregar, na companhia do prefeito Fábio Gentil, os medicamentos para atender a população, feito marcante, que demonstra que a saúde do município está se desenvolvendo. Ela fez menção, também ao empenho da deputada estadual Daniella, da Câmara Municipal e do governador Carlos Brandão, atuação conjunta que sinaliza o fortalecimento do seu grupo político, proporcionando benefícios diretos ao povo.

Além dos milhares de medicamentos e insumos hospitalares, a saúde pública municipal de Caxias foi contemplada com novas ambulâncias, consultórios odontológicos e com a reforma do Hospital Infantil Dr. João Viana, dentre outras ações.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Deputado Wellington debate falta de vagas em escolas públicas de São Luís em audiência com Defensoria e Ministério Público

O deputado Wellington lamentou o fato de pais e mães recorrerem a Defensoria Pública ou o Ministério Público em busca de vagas em escolas para seus filhos

O deputado estadual Wellington do Curso participou, nessa quinta-feira (27), de audiência pública que abordou a falta de vaga escola na rede pública municipal de ensino em São Luís. O encontro teve como objetivo ouvir as demandas da população e da sociedade civil organizada, e do Poder Público, que lidam com esta demanda na comarca de São Luís. E o evento coordenado pela Defensoria Pública do Maranhão e presidido pelo Defensor Davi Rafael Silva Veras, titular do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente.

Na ocasião, o deputado Wellington ouviu atentamente os relatos dos estudantes e/ou pais de crianças e solicitou uma atenção maior do Município de São Luís para o caso.

“É triste que um pai ou mãe precise procurar a Defensoria ou Ministério Público para conseguir uma vaga em escola para seus filhos. Essa realidade mostra o tanto que estamos falhando com a nossa população. A Prefeitura precisa explicar onde estão essas vagas e por que estão fechadas para quem precisa. Educação é prioridade. Negar isso às pessoas é tirar delas a oportunidade de mudança de vida”, disse o professor e deputado Wellington.

Como encaminhamento, a Prefeitura de São Luís deverá apresentar um Plano de Ação com ampliações que atendam prioritariamente as áreas com maior demanda e maior déficit, a exemplo da Zona Rural, área Itaqui Bacanga e Cidade Operária.

PF cumpre dois mandados em São Luís em operação contra fraudes bancárias envolvendo empregados da Caixa Econômica

Estão sendo cumpridas 30 ordens judiciais no Pará, Distrito Federal, Maranhão e São Paulo

Equipes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão no Maranhão e em outras três unidades da federação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28/7), a Operação Usuário Bloqueado, no Maranhão e outras três unidades da federação, com o objetivo de combater organização criminosa responsável por realizar fraudes bancárias eletrônicas de aproximadamente R$ 2,5 milhões.  As fraudes teriam sido praticadas durante o período entre janeiro de 2021 e março de 2022, com participação de empregados da Caixa Econômica Federal.
 
Na ação, são cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, sendo 18 em cidades do estado do Pará, nove no entorno de Brasília/DF, dois no Maranhão e um em São Paulo. Além disso, estão sendo executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores, com o intuito de descapitalizar a estrutura criminosa e recuperar os ativos desviados. Também foi determinado o afastamento cautelar do cargo, emprego ou função de cinco integrantes envolvidos. 

Policiais federais vasculharam endereços em busca de mais indícios da prática dos crimes investigados

Essas ações são desdobramentos da força-tarefa Tentáculos, que envolve a cooperação entre a Polícia Federal e instituições bancárias na repressão de fraudes bancárias eletrônicas.

As investigações foram iniciadas após o recebimento de informações oriundas da Caixa Econômica Federal sobre indícios de fraudes praticadas por meio da alteração nas credenciais de acesso ao sistema realizadas por empregados do banco. As alterações permitiam que o grupo criminoso transferisse valores para contas bancárias de terceiros integrantes da organização.

Policial federal manuseia aparelho eletrônico em busca de vestígios de fraudes

Além disso, até o momento, foram identificados 842 registros de ocorrência ilícita formalizados pelos clientes junto à instituição financeira.
 
São investigados os crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.

Documentos pessoais e cartões de banco utilizados para a operacionalização do esquema fraudulento


 
A Operação Usuário Bloqueado é fruto de investigação que está sendo realizada pela Divisão de Investigação e Operações Especiais dentro da estrutura da Coordenação-Geral de Repressão a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (DIOE/CGCIBER/DCIBER/PF).
 
O combate aos crimes cibernéticos é uma prioridade da Polícia Federal, em linha com as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que ganha a devida relevância e estrutura com a criação da DIOE/CGCIBER/DCIBER/PF.

Arma de fogo foi localizada durante busca em um dos endereços apontados como suspeitos

Balanço

Três prisões em flagrante: duas por posse ilegal de arma de fogo e uma por posse de droga

R$ 33.000,00 apreendidos em espécie

Cinco carros apreendidos

Cidades para onde foram expedidos os mandados

Redenção/PA – 9
Parauapebas/PA -1
Belém/PA – 7
Breve/PA – 1
São Luís/MA – 2
São Paulo – 1
Valparaíso/GO – 8
Luiziânia/GO – 1

Batalhão pesado da Maioba encerra temporada de 2023 e anuncia programação especial para a morte do boi

O batalhão pesado da Maioba encerra nesta sexta-feira (28) e sábado (29) a temporada de 2023 com nesta sexta-feira (28) em diferentes pontos da Ilha de São Luís. A agenda transcorrerá em meio aos preparativos para o ritual de morte do boi, cuja programação terá início no próximo domingo, dia 30, e se estenderá até 2 de agosto, com uma série de atrações.

O compromisso desta sexta-feira será no Centro Histórico de São Luís. Às 22h, o Boi da Maioba fará alegria do público local e de turistas na Praça da Fé, na Praia Grande, em clima de encerramento das férias de julho.

No sábado, dia 29, o batalhão fará sete apresentações e convida a nação maiobeira a participar dessa maratona de alegria e vibração pela mais genuína cultura popular maranhense. A agenda terá início na residência de Chuíla, conhecido brincante do boi, na comunidade Fé em Deus, próximo à Avenida Quarto Centenário.

Em seguida, o grupo na residência do sr. Coelho, outro membro da nação maiobeira, no bairro Alemanha. Depois, seguirá para a residência do sr. Índio, também brincante do boi, no Cohatrac. Já na madrugada de domingo (30), o grupo levará toda a sua animação e encanto para as comunidades Trizidela e Itapiracó.

Já ao amanhecer, por volta das 6h, o Boi da Maioba se apresentará na residência do sr. Reinaldo, mais um amante do batalhão maiobeiro, no bairro Sítio Grande, em Paço do Lumiar. A maratona será encerrada no Bar Nhá-Rosa, na localidade Bacuritiua, também em Paço do Lumiar.

OGMO-Itaqui realiza doação em escola comunitária da área Itaqui-Bacanga

Representantes de escola comunitária da área Itaqui-Bacanga recebem doação do OGMO-Itaqui

A educação é a base de formação do cidadão e iniciativas que fortalecem a rede de ensino são sempre bem-vindas. Por esta razão, o Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (OGMO-Itaqui) fez recentemente uma doação de mobília escolar para a Escola Comunitária Enoc Vieira, localizada no bairro Vila Nova, em São Luís.

Participaram da ação, a Analista de Gestão de Pessoas do OGMO – Itaqui, Márcia Maranhão, responsável pela área de desenvolvimento humano do OGMO-Itaqui, além da equipe de Gestão de Qualidade e Patrimônio, e foram recebidos pelas representantes da escola beneficiada, a diretora Maria do Rosário Câmara e coordenadora Jeronildes Silva.

A escola foi beneficiada com itens de mobília como armários, mesas, cadeiras e material de suporte escolar

Nesta ação, a escola foi beneficiada com itens de mobília como armários, mesas, cadeiras e material de suporte escolar, que certamente auxiliarão nas atividades diárias de ensino às crianças, e também na administração, conservação e utilização do material escolar das 150 crianças que são atendidas pela instituição.

Como frisou a diretora da Escola Enoc Vieria, Maria do Carmo, “a nossa escola é carente e receber essa doação foi de grande valia, porque a escola estava realmente precisando. Quando retornarem das férias, as crianças e os funcionários vão ficar muito satisfeitos por verem que temos móveis diferentes. Estou muito feliz de hoje ter recebido essa equipe maravilhosa que nos presenteou com esta doação”.

Representantes da Escola Comunitária Enoc Vieira, da Vila Nova, agradeceram a doação, que auxiliarão as atividades pedagógicas

Esta é mais uma ação que demonstra o compromisso, solidariedade e preservação dos valores institucionais do OGMO Itaqui. Um trabalho que promove parceria com as instituições locais, que beneficia a comunidade local, um público que merece toda atenção da sociedade, do poder público e comunidade.

Por meio deste projeto, o OGMO-Itaqui atua em benefício da comunidade local do Itaqui-Bacanga, onde está localizada a Escola Comunitária Enoc Vieira, contribuindo para melhores condições de acesso ao ensino e educação ao público atendido.

INSS paga auxílio-reclusão a 129 famílias de presidiários no Maranhão

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) paga, atualmente, o benefício auxílio-reclusão a 129 famílias de presidiários no Maranhão. Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência Previdência, lançado no início deste mês pelo Ministério da Previdência. Ao todo, o INSS 91.629 proventos no estado, entre aposentadorias, pensões por morte, salário-maternidade, dentre outras categorias de benefícios.

Auxílio-reclusão é um benefício pago apenas aos dependentes do segurado do INSS que seja de baixa renda e que esteja cumprindo prisão em regime fechado.  Os dependentes de preso em regime semiaberto também poderão receber o auxílio-reclusão, desde que a prisão tenha ocorrido até 17/01/2019.

O benefício tem o valor máximo fixo de um salário-mínimo e é pago apenas ao dependentes do preso,  enquanto o segurado estiver recolhido à prisão. A partir do momento em que o segurado volta para a liberdade, o benefício é encerrado. Em maio deste ano, o valor do salário-mínimo foi reajustado para R$ 1.320. Logo, este é o valor máximo pago aos beneficiários do Auxílio-reclusão.

O provento com maior número de segurados no Maranhão é o auxílio incapacidade temporária, concedido mediante perícia médica, com 26.516 beneficiários. Em segundo, vem o benefício assistencial à pessoa com deficiência (19.754) e em terceiro, vem a aposentadoria por idade, com 17.725 beneficiários.

Outras 16.328 seguradas do INSS no estado recebem o salário-maternidade. Na sequência, vêm a pensão por morte, com 6.612 beneficiários, auxílio incapacidade temporária (fase administrativa) (2.560) e aposentadoria por tempo de contribuição (1.064).

Confira abaixo a lista completa de benefícios do INSS pagos por unidade da federação:

Atualização mensal

Os dados do Portal da Transparência Previdenciária serão atualizados mês a mês para que cidadãos, segurados, servidores e imprensa tenham acesso às informações. No site estão os números de requerimentos deferidos e indeferidos realizados no INSS, inclusive aposentadorias, pensões por morte, Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas), entre outros. Os dados de pedidos de perícia médica (deferidos e indeferidos) também serão disponibilizados no portal.

Clique aqui e acesse na íntegra o Portal da Transparência Previdenciária.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima