O vereador Marlon Botão (PSB) protocolou nesta semana, na Câmara Municipal de São Luís, um projeto de lei (PL) que cria o Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino.
Na justificativa do PL, o parlamentar destacou que São Luís ainda é uma das poucas capitais brasileiras que não possui um programa desse tipo.
“Acredito que, a essa altura, todos reconhecem a importância do incentivo ao esporte, às práticas esportivas. Com a nossa atuação dentro das comunidades, na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, já conseguimos avançar nesse sentido, construindo quadras comunitárias, espaços coletivos e apoiando escolinhas de futebol. Mas precisamos ir além”, disse.
“Porque, apesar desses avanços, São Luís ainda é uma das únicas capitais brasileiras que não têm um programa de incentivo ao futebol feminino. O esporte deve ser democrático, acessível a todos e a todas. E o nosso dever, enquanto agentes públicos, é criar mecanismos que garantam isso. Nesse sentido, o Programa Municipal de Incentivo à Prática do Futebol Feminino terá papel fundamental”.
De acordo com o texto do PL, o programa “consiste na promoção de torneios, campeonatos e eventos voltados para o desenvolvimento do futebol feminino em São Luís”.
“A Copa do Mundo de futebol feminino está, mais uma vez, mostrando ao mundo a importância do incentivo ao esporte. E temos exemplos práticos, dentro da seleção brasileira, de como esse incentivo pode mudar a vida das pessoas”, disse.
“A maranhense Ary Borges encantou o país com três gols no jogo de estreia. Agora, imagine quantos talentos como esse temos na cidade e que são perdidos pela falta de incentivo? Precisamos de políticas públicas para mudar essa realidade e criar oportunidades, porque talentos nós temos de sobra”.
Ainda de acordo com o texto do PL, o Programa Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino será implementado sob as seguintes diretrizes: esforço de inclusão social, busca da construção coletiva de resultados, respeito à diversidade e estímulo á autonomia da mulher ludovicense.
“Quando criamos oportunidades, nós empoderamos a população. O programa de incentivo à prática de futebol feminino também terá esse papel importante de empoderar as nossas meninas, as jovens e crianças ludovicenses que poderão encontrar, no esporte, um caminho para mudar de vida”, disse.
O próximo passo, segundo Marlon Botão, será trabalhar pela aprovação do projeto de lei.
“Vamos acompanhar a tramitação do PL nas comissões de constituição e justiça, e na de esporte, de onde eu não tenho dúvidas de que será aprovado. Em seguida, vamos trabalhar para conseguir a aprovação e a sanção do PL em plenário, o que certamente vai ocorrer, porque o PL é importante e para a cidade e conta com o apoio do presidente Paulo Victor. O nosso projeto será mais uma lei sancionada para beneficiar o desenvolvimento do esporte feminino em São Luís”, finalizou o vereador.