Um trabalho integrado entre as Polícias Civil dos Estados do Maranhão e Santa Catarina resultou, na tarde da última terça-feira (25), no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão contra um endereço ligado a um homem investigado pelo crime de estelionato virtual. No Maranhão, a ação policial foi deflagrada pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), tendo como alvo uma residência no município de Paço do Lumiar.
As investigações foram iniciadas em março, logo após um indivíduo contatar o gabinete do governador do Estado de Santa Catarina para que houvesse a intermediação junto a prefeitos catarinenses com o objetivo de receber uma delegação do Maranhão.
Posteriormente, ficou demonstrado que o suspeito utilizava nomes de políticos e empresários conhecidos com o objetivo de solicitar vantagem econômica indevida. Durantes as buscas, foram apreendidos celulares e pendrives.
Segundo o que foi apurado, o investigado exibe extensa ficha criminal pela prática de crimes semelhantes e já havia sido preso pela Polícia Civil maranhense.
As investigações seguem para apuração dos fatos e responsabilização dos suspeitos envolvidos. De forma integrada, a ação policial foi realizada com a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos da Capital, com o apoio do Nint/DPGF.