Vereador Marlon Botão amplia luta em defesa do Residencial Luís Bacelar

Marlon Botão é cumprimentado por moradora do Residencial Luís Bacelar, que reconheceu a luta do vereador por melhorias para a comunidade

Apesar do recesso das atividades da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marlon Botão (PSB) continua em plena atividade nas comunidades da capital. Nesta semana, em entrevista ao blog, o vereador destacou os seus projetos para o Residencial Luís Bacelar, na área Itaqui-Bacanga. De acordo com o parlamentar, a comunidade sempre foi – e continuará sendo – uma das prioridades do seu mandato. 

“Acredito que sou o vereador que mais apresentou projetos para o residencial Luís Bacelar, uma comunidade historicamente negligenciada em legislaturas passadas. A nossa atuação, aos poucos, tem mudado essa realidade, e hoje outros também já começam a olhar com mais atenção para comunidade”, disse.

“Isso, claro, nos deixa feliz, porque mostra que estamos no caminho certo. E vamos seguir com esse trabalho, porque a situação do residencial Luís Bacelar, infelizmente, ainda é muito difícil. Há problema no abastecimento de água, na infraestrutura das ruas, na oferta de serviços básicos. Mas, como sempre, com muito trabalho e responsabilidade, vamos conseguir levar mais resultados positivos na prática para a população”. .Segundo Marlon Botão, para o segundo semestre, as prioridades para o Luís Bacelar são o problema do abastecimento e da infraestrutura das vias.

“Estamos nessa luta para melhorar o abastecimento do Luís Bacelar há muito tempo, e eu me engajei de corpo e alma nisso porque conheço de perto a dificuldade das famílias – que às vezes não têm água nem para as necessidades mais básicas do dia a dia. É uma situação insustentável que temos que resolver o quanto antes”, disse.  “Ao mesmo tempo, vou trabalhar para que os nossos projetos e requerimentos apresentados na Câmara sobre a pavimentação das ruas sejam atendidos logo pela prefeitura de São Luís. Hoje, o estado da malha asfáltica é tão ruim que prejudica a circulação das viaturas da polícia que fazem a segurança, de ambulâncias e até dos pedestres”. 

Ação de distribuição de peixe fresco no Residencial Luís Bacelar

O vereador também destacou a atuação de lideranças comunitárias do Residencial Luís Bacelar. “Sempre busco manter uma relação próxima com as famílias das comunidades, com os líderes comunitários, porque são essas pessoas que conhecem de verdade a realidade dos bairros, e isso permite que a nossa atuação como vereador seja mais efetiva e garanta realmente resultados positivos na prática”, disse. “Nesse contexto, eu faço questão de destacar a atuação de três líderes comunitários do residencial Luís Bacelar: os nossos amigos Cabeludo, Neto e Maurício, que são três batalhadores que sempre estão em contato com o nosso mandato para apresentar as demandas da comunidade. Os três foram muito importantes em cada um dos benefícios que conseguimos garantir para as famílias de lá”. 

Marlon Botão enumerou, ainda, outras pautas em defesa do Residencial Luís Bacelar que continuará defendendo na Câmara Municipal.

Feira do Residencial Luís Bacelar

Outra demanda histórica da comunidade do Luís Bacelar é pela construção de uma feira para atender as famílias do residencial – que, atualmente, precisam caminhar seis quilômetros até a feira mais próxima. Para resolver essa situação, o vereador Marlon Botão conseguiu aprovar, na Câmara Municipal, o requerimento nº 1005/2021, solicitando à prefeitura de São Luís a implantação da feira do bairro. 

Vereador Marlon Botão ofertou serviços de saúde gratuitos para a comunidade do Residencial Luís Bacelar

“Esse projeto da feira é um sonho antigo da comunidade que nós estamos lutando para tornar realidade. Sou o vereador que mais atuou dentro e fora da Câmara Municipal para garantir esse benefício. Conseguimos aprovar o requerimento para a construção da feira, e agora a nossa missão é para garantir a execução da obra”, disse. “Já conversei diversas vezes com representantes da prefeitura, e com o próprio prefeito Eduardo Braide, e tenho certeza que vamos conseguir mais esse resultado positivo na prática para a comunidade do Luís Bacelar, acabando com essa situação inaceitável, com famílias tendo que andar seis quilômetros para ter acesso a alimentos básicos do dia a dia”.

Água potável

Uma das principais lutas do vereador Marlon Botão no residencial Luís Bacelar, bem como em todo o eixo Itaqui-Bacanga, é sobre a questão do abastecimento de água. “Durante esse tempo, em que acompanho rotineiramente a realidade da comunidade do Luís Bacelar, denunciei diversas vezes a péssima qualidade do abastecimento de água do bairro. Mas eu fiz questão de ir além do discurso”, disse. “Fiz uma audiência pública, reunindo Caema, Vale, prefeitura e assembleia legislativa, para encontrar uma solução definitiva para o abastecimento de água de comunidades do Itaqui-Bacanga, especialmente para as comunidades em que a situação é mais crítica, como no Luís Bacelar”. 

Segundo o vereador, é necessária a construção de ao menos mais um poço artesiano. “Conversei mais uma vez, recentemente, com o presidente da Caema, Marco Aurélio, para falar especificamente sobre a situação do Residencial Luís Bacelar, porque é uma situação realmente insustentável. Por lá, famílias com pessoas com diabetes tiveram que abandonar as suas casas por causa da péssima qualidade da água que estava agravando o quadro da doença”, disse. “Dialogamos com o presidente da Caema sobre a necessidade de construção de pelo menos mais um poço artesiano para atender a comunidade. Mas ressaltei que, enquanto isso não acontece, é necessário fazer um processo de defecção no poço já existente, ou seja, um processo de limpeza geral no poço, para melhorar a qualidade da água que as famílias utilizam”.

Além disso, Marlon Botão apresentou projeto na Câmara Municipal para que as famílias do Residencial Luís Bacelar que forem cadastradas no Bolsa Família comecem a receber o auxílio vale-água mineral. “Pensamos nesse projeto como uma medida emergencial para garantir que, enquanto problema central do abastecimento não é resolvido de uma vez por todas, as famílias mais carentes tenham água limpa para beber, o que é o mínimo”, disse.  “Importante ressaltar que esse é um projeto voltado para as famílias de baixa renda, então só poderão ser beneficiadas com esse vale as famílias que estiverem cadastradas no Bolsa Família”.

Projeto social do vereador Marlon Botão levou serviço odontológico gratuito para o Residencial Luís Bacelar

Ações sociais

Marlon Botão lembrou que também levou projetos sociais para o Residencial Luís Bacelar. .“Com os nossos projetos Inspirar Saúde e Gente que Inspira, realizamos diversas ações sociais dentro do Residencial Luís Bacelar, garantindo benefícios para todas as famílias, especialmente para as que mais precisam”, disse. “Com a nossa atuação, conseguimos ofertar, totalmente de graça, serviços odontológicos, clínico geral, oftalmologista e diversas outras especialidades. Também realizamos a distribuição de centenas de óculos de grau para as famílias que não tinham como arcar com os altos custos. Também realizamos regularmente distribuição de cestas básicas e de peixe fresco”.

O vereador destacou, ainda, que tem trabalhado para garantir a pavimentação das ruas e a recuperação das vias principais do conjunto, e que seguirá atuando para garantir mais qualidade de vida para os moradores do Residencial Luís Bacelar. “A minha atuação pelo Residencial Luís Bacelar não começou agora, quem conhece o meu trabalho sabe do que estou falando. Sempre fui um aliado da comunidade, de todas as famílias, e seguirei trabalhando para garantir cada vez mais resultados positivos na prática. Essa é a minha missão”, finalizou.

Eleição na UFMA: manobra para adiar escolha de reitor e vice-reitor presta desserviço à Instituição

Consulta prévia para escolha de reitor e vice-reitor movimentará a Universidade Federal do Maranhão nesta sexta-feira (21)

Com a decisão proferida pelo juiz Clodomir Sebastião Reis de manter a consulta prévia para reitor e vice-reitor da UFMA, nesta sexta-feira, 21, por meio remoto e eletrônico, cai por terra a tentativa da APRUMA – o Sindicato dos Professores da UFMA – de tumultuar o processo eleitoral atendendo os interesses dos candidatos de oposição à gestão. A manobra fracassada joga uma pá de cal na pretensão de uma minoria que, à pretexto de defender à comunidade universitária, não hesita em expor, vexatoriamente, a instituição ao descrédito perante à sociedade. A pantomima serve, na verdade, apenas para dar voz àqueles que não encontram apoio às suas propostas retrógradas. 

O método já é conhecido, sempre falha, mas dá sustentação à uma militância sem projetos para o desenvolvimento da Instituição, visando exclusivamente a sobrevivência do grupo, custe o que custar. A estratégia garante um naco de poder a um gueto da academia que diz defender a democracia, mas se recusa a aceitar as regras do jogo. Para tanto, comete todo tipo de assédio, desqualifica servidores da instituição, acusa sem provas e manipula informações para tentar confundir a opinião pública.

As evidências para desconstruir a narrativa capciosa do grupo são fartas. Senão, vejamos. A Resolução que instituiu o sistema de votação para a consulta pública de forma remota foi aprovada por ampla maioria dos integrantes do Conselho Universitário – CONSUN (67 votos a favor, 17 contra e duas abstenções). O CONSUN é o órgão máximo deliberativo, normativo e de avaliação da UFMA, competindo-lhe decidir sobre as questões estatutárias e regimentais, gestão da política de ensino, pesquisa e extensão e sobre as diretrizes administrativas em geral. 

Conselheiros ligados à APRUMA usaram de todo artifício para obstruir a votação na reunião do CONSUN, colocando sob suspeição a idoneidade dos profissionais responsáveis pelo Sistema de Tecnologia de Informação da UFMA. Convém ressaltar que um dos conselheiros e candidato a reitor, apoiado agora pela APRUMA, foi eleito, há pouco mais de um ano, para o cargo de Diretor de Centro por meio desse sistema. Não havia, outrora, nada que desabonasse a conduta dos agentes que, agora, tentam macular. 

Fragorosamente derrotada, a ala oposicionista não se conformou com a decisão da maioria, como deveria se esperar de uma entidade representativa de classe. Ao mesmo tempo, tratou de alardear especulações sobre uma suposta fragilidade do sistema, desenvolvido com foco especial na segurança, na privacidade dos eleitores e na transparência do processo de votação. O objetivo era desacreditar as regras da consulta e criar um clima que lhe desse fôlego para buscar uma manobra via judicial.

Um dos setores da UFMA onde professores, alunos e técnicos administrativos participarão da votação, que ocorrerá de forma remota

A decisão da Justiça não deixa dúvidas ao afirmar que “a Resolução n. 454-CONSUN, apenas regulamentou e definiu que a consulta à comunidade universitária se dará por meio remoto, hipótese, como dito, já prevista no Estatuto, de modo que não houve mudança nas regras do processo eleitoral sob debate”. 

Esse é só mais um dos embates que a Associação dos Professores trava para criar dificuldades à qualquer medida adotada pela gestão que signifique avanços e traga benefícios para a Universidade. O exemplo mais emblemático se deu com a implantação do REUNI, a política de expansão do ensino superior federal implantada há 15 anos. 

Criado pelo governo Lula em 2007, o REUNI foi responsável por dobrar o número de vagas nas universidades federais. O reitor à época, Natalino Salgado, o mesmo de hoje, foi um dos primeiros a compreender a importância dessa ação e travou uma dura batalha para a adesão da UFMA ao Programa de Expansão de Vagas no Ensino Superior Público. A APRUMA foi contra. 

O Programa previa investimentos massivos no ensino superior público, ampliando substancialmente os recursos destinados ao ensino, à pesquisa e a extensão. Com a adesão, A UFMA se expandiu para o interior do estado, criando oportunidade para que milhares de maranhenses das mais diversas regiões pudessem cursar uma universidade.

O tempo provou quem tinha razão. De um lado, estavam os que defendiam o acesso de milhares de jovens ao ensino superior público e o avanço da ciência e tecnologia. Do lado oposto, que a história se encarregou de mostrar equivocados, os mesmos derrotados de agora. É triste imaginar o que seria hoje da universidade pública se os que eram contra tivessem vencido.

Preso agiota dono da Mercedes apreendida em operação que resultou na morte de agente de trânsito no João Paulo

Mercedes apreendida na operação que resultou na morte de agente da SMTT pertence ao estelionatário e agiota preso na CEASA

A Polícia Civil do Maranhão, cumpriu um mandado de prisão preventiva, na manhã desta quinta-feira (20), contra um homem investigado pelos crimes de estelionato, receptação e agiotagem, na capital maranhense. A prisão foi executada na Central de Abastecimentos (CEASA), no bairro Cohafuma.

De acordo com as investigações do 3º Distrito Policial do Radional, o indivíduo é suspeito de integrar uma associação criminosa atuante nos crimes de agiotagem e estelionato em São Luís. Ainda segundo com as investigações, o preso seria o verdadeiro proprietário do veículo Mercedes-Benz, de placas OSM 2244 que foi guinchado no dia 24 de junho deste ano, no bairro do João Paulo, desencadeando o assassinato do agente de trânsito Wiryland de Oliveira, tendo como principal suspeito o suposto agiota conhecido como “Carioca”.

As investigações apontaram que o preso desta quinta, teria emprestado ou penhorado o veículo Mercedes-Benz para o assassino do agente de trânsito dias antes do ocorrido. O preso foi encaminhado para a Central de Inquéritos e Custódia e está à disposição da justiça.

Preferido entre técnicos, professores e estudantes, Leonardo Soares consolida favoritismo para vencer eleição de vice-reitor na UFMA

O candidato a vice-reitor da UFMA Leonardo Soares com grupo numeroso de apoiadores, dentre eles o reitor Natalino Salgado Filho

Na reta final da campanha para a Consulta Prévia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia, Leonardo Soares, desponta como o favorito para o cargo de vice-reitor. Após cumprir mais uma extensa agenda de compromissos na Cidade Universitária Dom Delgado, em São Luís, e em Centros do continente, o atual Pró-reitor de Assuntos Estudantis consolidou apoios importantes nos três segmentos da comunidade universitária formada pelos técnico-administrativos, professores e estudantes. Pelos corredores da UFMA, a candidatura de Leonardo é vista como fortíssima e ele deve sair maior do que entrou nessa eleição.

Com o slogan “o futuro nos move”, Leonardo Soares é a grande revelação da campanha eleitoral da UFMA. Protagonista de uma campanha inteligente e propositiva, posicionou-se como a mais nova liderança da política universitária. Com um perfil diplomático, demonstrou ser um excelente articulador. A sua atuasção à frente da pasta que conduz a assistência estudantil da UFMA é considerada um dos pontos fortes da gestão Natalino Salgado, de quem recebe apoio declarado. Leonardo também tem o apoio do candidato a reitor Fernando Carvalho.

Em todos os setores da UFMA por onde passou durante a campanha, Leonardo Soares conquistou adesões à sua candidatura a vice-reitor

Diretores de Centros do continente, como o de Imperatriz, o segundo maior da UFMA, Leonardo Hunaldo, e de Chapadinha, Marcos Bonfim, também assumiram o voto em Leonardo. Ele contabiliza ainda o apoio da grande maioria dos membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º grau no Estado do Maranhão (Sintema), que reúne os técnicos-administrativos da UFMA. Entre o seguimento discente, Leonardo é líder disparado, já que sob a sua gestão o esporte e a assistência estudantil deram um salto de qualidade, Estudantes de todos os cursos e entidades como atléticas reforçaram a campanha de Leonardo Soares para o segundo cargo na hierarquia da UFMA.

Nos últimos dias de campanha, Leonardo Soares, acompanhado de sua equipe de trabalho, participou de reunião com técnicas e técnicos do Centro de Ciências de Pinheiro, fez visitas institucionais ao IBAMA e ao Hospital Universitário, panfletou no Restaurante Universitário da UFMA, visitou o CCSO, no Campus do Bacanga, participou de entrevistas e reuniões. Dinâmico e inovador, Leonardo Soares registrou um minucioso programa para construir junto com próxima administração superior um novo futuro para a Universidade.

As propostas de Leonardo Soares agradam em cheio aos diferentes segmentos da universidade

Missão na vice-reitoria – Leonardo vai atuar na articulação das demandas do Colégio Universitário da UFMA, participar da articulação, em colaboração com a Reitoria, das demandas das representações da comunidade acadêmica e apoiar fóruns permanentes de consulta e discussão com a comunidade universitária para fortalecer os espaços democráticos da UFMA. “Agradeço aos estudantes, professores e aos técnicos pelo apoio. Convido a todos para visitarem as nossas redes sociais e participarem da votação nesta sexta-feira. A nossa candidatura é movida pela visão de um futuro promissor. Juntos, somos a UFMA de todos”, finalizou Leonardo Soares.

Coroa de costela do Outback é ótima pedida para compartilhar no final de semana

Marca lança por tempo limitado uma releitura de sua costela clássica turbinada com Mac N’ Cheese e acompanhamentos icônicos, em tamanho ideal para compartilhar entre os amigos e família

Prato vem acompanhado de dois favoritos dos mates: uma versão da Aussie Cheese Fries e uma porção de pétalas de Bloomin’ Onion

Um dos pratos mais icônicos do Outback é a famosa Ribs on the Barbie, a costela assada em chama aberta e servida com molhos Barbecue ou Billabong. Ao longo dos últimos anos, a marca trouxe o icônico produto em diferentes variações para seus clientes e, inovando mais uma vez, agora o produto está disponível em formato de coroa. Sim, a famosa Ribs ganhou ainda mais destaque e está mais oponente do que nunca. Por tempo limitado, a Ribs Rocker Crown (R$129,90) é uma das novidades da campanha Festival Outback! Uma releitura, agora recheada com Mac N’ Cheese cremoso e Ribs desfiada no topo.

Ela vem acompanhada de dois favoritos dos mates: uma versão da Aussie Cheese Fries e uma porção de pétalas de Bloomin’ Onion. O prato serve de duas a três pessoas e está disponível apenas nas unidades físicas do Outback, sendo ideal para quem quiser juntar a galera no restaurante e celebrar, principalmente aos finais de semana!  

A campanha de Festival da marca traz ainda o Catupiry® Madness Burger para os apaixonados por hambúrguer, com 200g de carne mais Catupiry® Original empanado, cebola roxa, acompanhado de uma nova maionese verde da casa e finalizado com Smoked Mayo em um pão tipo brioche. O produto está disponível também pelo delivery do Outback.

Para encerrar esse trio com chave de ouro, o Popstars Trio apresenta uma releitura inspirada nas sobremesas clássicas de Outback, como o delicioso S’mores, o tradicional Choco Cinnamon Banoffee e o icônico Brownie Thunder, mas, desta vez, em formato de trufas. 

Esses três itens estão disponíveis no cardápio da marca por tempo limitado, em todas as 152 unidades físicas de Outback pelo Brasil e são ótimas opções do menu para reunir os amigos e a família para um programa de fim de semana e para aproveitar, com ainda mais sabor, as férias de julho.

Sobre o Outback   

O Outback Steakhouse possui 152 restaurantes no Brasil e está presente em 61 cidades, 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.  

Além disso, a marca oferece uma experiência única, divertida e de altíssimo padrão que, no Brasil, ficou conhecida como #MomentoOutback. A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill. 

PF prende 3 em operação de combate ao tráfico interestadual de drogas no Maranhão e no Mato Grosso

A PF localizou 80 kg de drogas em poder dos traficantes interestaduais

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20/7) a Operação Iracebeth visando desarticular uma associação voltada para o tráfico de drogas, especializada em enviar entorpecentes do Mato Grosso para o Maranhão. Na ação, 60 policiais federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão e três de prisão nas cidades de São Luís e Várzea Grande-MT.

Durante o cumprimento das medidas cautelares, que contou com o apoio do N.O.C (Núcleo de Operações com Cães da PCMA), foram localizados cerca de 80 kg de entorpecentes, arma de fogo, munições e aproximadamente R$ 18 mil em espécie. Foram apreendidas ainda mídias que auxiliarão no aprofundamento das investigações.

Pistola foi apreendida pelos policiais federais no curso da operação de repressão ao tráfico de entorpecentes entre o Maranhão e o Mato Grosso

As equipes policiais lavraram os respectivos flagrantes decorrentes do material ilícito apreendido. Os investigados ficarão à disposição da Justiça para as medidas cabíveis, podendo responder por crimes com penas máximas que podem chegar a mais de 15 anos de prisão.

Justiça barra demissões de servidores idosos em órgão do Governo do Maranhão

Na ação, o SINTSEP é informado à Justiça que os empregados da MAPA, há poucos dias dos seus aniversários de 70 anos, estão sendo demitidos por aposentadoria compulsória sem estarem aposentados pelo INSS

Em ação civil pública promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão (SINTSEP), foi concedida medida liminar determinando a suspensão das demissões de funcionários idosos da empresa Maranhão Parcerias (MAPA), sob a presidência de Cassiano Junior, membro da equipe do governador Carlos Brandão (PSB),

Na ação, o SINTSEP é informado à Justiça que os empregados da MAPA, há poucos dias dos seus aniversários de 70 anos, estão sendo demitidos por aposentadoria compulsória sem estarem aposentados pelo INSS e sem qualquer possibilidade de defesa, deixando muitos em situação de vulnerabilidade e dificuldade de se sustentarem.

É informado ainda que a MAPA tem escolhido aleatoriamente os idosos a serem demitidos, além de inúmeros precedentes pela inaplicabilidade da demissão por aposentadoria compulsória dos empregados públicos.

Entre outros assuntos, foi informado ainda sobre Termo de Ajustamento de Conduta firmado no passado pela MAPA, ficando esta proibida de proceder com os citados desligamentos.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima