A Câmara Municipal de São Luís foi palco de uma grande homenagem ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) em reconhecimento ao trabalho do Instituto que contribui, a cada ano, com o potencial científico e cultural do Estado. A homenagem foi proposta e conduzida pelo médico, professor universitário e vereador, Dr. Gutemberg. Na ocasião, Dr. Gutemberg e o subsecretário de Turismo do Estado do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes, foram empossados como novos membros do IHGM.
A homenagem ocorreu em sessão especial na tarde desta segunda-feira (10), no Plenário Simão Estácio da Silveira e também fez uma alusão ao primeiro centenário do IHGM, que será celebrado em novembro de 2025.
A celebração contou com a presença da presidente do IHGM, professora Dilercy Adler; do professor José Augusto Oliveira, vice-presidente do IHGM; da secretária Socorro Araújo, titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); do assessor especial Daniel Carvalho, representando no ato o vice-governador Felipe Camarão e outras autoridades.
Dr. Gutemberg, que conduziu a solenidade, destacou a satisfação da Câmara em homenagear não só o IHGM pelo seu importante trabalho no Maranhão, mas também personalidades que se destacaram desde a fundação da entidade e deram suas contribuições para o estado.
“Essa homenagem é muito mais que justa e necessária. O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão é uma entidade que completa 100 anos em 2025 e reúne pessoas que contribuem com o Maranhão”, afirmou o parlamentar.
No ano passado, Dr. Gutemberg recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da presidente do IHGM, Dra. Dilercy Aragão Adler, presidente do Instituto. A honraria é um reconhecimento às personalidades pela contribuição à causa da Ciência, Educação e Cultura do Maranhão.
Dr. Gutemberg é Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo e da Obesidade, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Universitário da UFMA. O médico também é Bacharel em Direito e tem MBA em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele é membro da Academia Maranhense de Medicina e membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Em outro momento da sua fala, Dr. Gutemberg lembrou que a gratidão é mãe de todas as virtudes. E disse estar muito feliz e honrado por ocupar a cadeira de nº 60 do IHGM, que tem como patrono o Cônego José de Ribamar Carvalho, responsável pela ampliação da Universidade Federal do Maranhão. Anteriormente, a cadeira foi ocupada pelo Pe. Raimundo Gomes Meireles
“Agradeço do fundo do coração e aceito com muita honra fazer parte dessa família. Ofereço meu trabalho e a minha dedicação para colaborar com o crescimento dessa Instituição. Contem com essa determinação e força para que a gente possa elevar ainda mais essa casa e transmitir, sobretudo, aos mais jovens a cultura, o conhecimento. Viva o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão”, agradeceu Dr. Gutemberg.
Em seu pronunciamento, a presidente do IHGM, Dilercy Adler, afirmou que a instituição atua a serviço do Maranhão e que se sente honrada em receber o reconhecimento da Câmara, por intermédio da iniciativa do vereador Dr. Gutemberg Araújo.
“Somos uma instituição quase centenária e que tem uma história. Agradecemos e nos sentimos muito honrados e felizes. Essa atitude da Câmara muito nos honra e serve de prova pública para que outros entes públicos olhem melhor para as instituições que são de caráter puramente culturais”, declarou.
Durante a solenidade, o engenheiro agrônomo, subsecretário de Turismo do Estado do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes e Silva, também foi empossado no IHGM.
No ato, Thadeu Nunes destacou a tradição do instituto e a honra de tornar-se associado à instituição.
“Integrar essa instituição de tanta tradição e de quase um século é de uma alegria imensa. Agradeço a todos os confrades e confreiras por esse reconhecimento”, frisou.
História de fundação – O IHGM foi fundado em 20 de novembro de 1925, em São Luís, em comemoração ao centenário de D. Pedro II. O IHGM foi responsável pela instalação do primeiro museu do Estado do Maranhão, em 1926.
A instituição tem por finalidade estudar e divulgar questões sobre história, geografia e ciências afins, referentes ao Brasil e, especialmente, ao Maranhão. E cooperar com os poderes públicos em estudos que visem ao engrandecimento científico e cultural do Estado.