As articulações do vereador Marlon Botão (PSB) resultaram em mais um resultado positivo na prática para os agentes de limpeza da capital. Após pressão do parlamentar, que nas últimas semanas fez uma série de reuniões com a prefeitura e o Sindicato de Asseio e Conservação (SEEAC), a empresa São Luís Engenharia Ambiental (SLEA) finalmente concordou em conceder benefícios aos trabalhadores.
De acordo com Marlon Botão, os agentes de limpeza agora vão receber um reajuste salarial de 10,5%, além de complemento no ticket-alimentação.
“A principal reivindicação da categoria era pelo reajuste salarial. Os trabalhadores pleiteavam 15% e a empresa estava oferecendo apenas 8%. Mas, graças ao nosso diálogo, às articulações que fizemos junto à prefeitura, que é a concedente do serviço por meio dessa parceria público-privada, conseguimos chegar a um percentual que atende ambas as partes, fixando um reajuste de 10,5%”, disse.
“Além disso, os trabalhadores vão receber um incremento no ticket-alimentação, que vai subir de R$ 680 para R$ 730, e que agora não será mais descontado quando o trabalhador sair de férias. Essa é uma vitória muito importante da categoria, desses trabalhadores que prestam um serviço essencial para a cidade, e eu fico muito honrado em fazer parte dessa luta, em ter contribuído para essa conquista”.
Greve
Segundo o parlamentar, o acordo entre a empresa e o SEEAC também evitou uma greve dos agentes de limpeza. “Estávamos à beira de uma greve geral dos agentes de limpeza de São Luís, que teria consequências muito danosas para a cidade, como já vimos acontecer em outros anos. Nosso trabalho nessas últimas semanas foi para fazer essa intermediação entre os trabalhadores, a prefeitura e a empresa. Felizmente conseguimos chegar a um acordo e evitar a greve”, disse.
“Mas nós continuaremos mobilizados junto à categoria, aos trabalhadores, para garantir mais benefícios para o ano que vem. Para conquistar, por exemplo, o adicional de periculosidade para os roçadores, que têm contato com material inflamável e estão expostos a acidentes, e para rever as jornadas exaustivas a que muitos trabalhadores ainda são submetidos”.
Reconhecimento
O parlamentar também reconheceu a atuação do Sindicato dos Rodoviários e do Sindicato de Conservação e Asseio nas negociações. “Destaco o empenho e a dedicação do Sindicato dos Rodoviários, representado pelo presidente Marcelo, e do Sindicato de Conservação e Asseio, na pessoa do presidente Maxwell. Os dois foram muito importantes durante todo esse processo, sempre procurando o diálogo em primeiro lugar, o que foi decisivo para evitarmos a greve”, disse.
“Não é tão comum assim encontrarmos sindicatos independentes, com uma diretoria que busca sempre em primeiro lugar atender as demandas dos trabalhadores. Os dois estão de parabéns pela determinação, e agradeço a ambos por terem me dado a oportunidade de fazer essa intermediação com a prefeitura; felizmente conseguimos evoluir nas negociações que estavam paradas desde o início do ano e garantir os benefícios para os agentes de limpeza”.
Valorização
Marlon Botão destacou, ainda, que continuará trabalhando pela valorização dos agentes de limpeza de São Luís. “Hoje, os agentes de limpeza de São Luís finalmente podem dizer que têm um representante na Câmara Municipal. Depois de tantos anos de desvalorização e de negligência, o nosso mandato veio para mudar a realidade desses trabalhadores, lutando por melhores condições e pela garantia de direitos”, disse.
“Para mim é uma satisfação muito grande saber que a nossa atuação está garantindo que a categoria comece a ser valorizada. Os agentes de limpeza são essenciais para a cidade, merecem um salário digno e condições dignas de trabalho. E agora eles têm um vereador aliado nessa luta. Os trabalhadores sabem que podem contar comigo para conquistarmos juntos ainda mais resultados positivos na prática. A nossa luta continua firme”, finalizou o vereador.
É isso aí vereador, parabéns! Mais uma demonstração sua de empatia para com o povo trabalhador e com a população buscando melhorar um serviço essencial para nossa cidade.