Milagre? Governo Lula diz que já tirou mais de 1 milhão de famílias maranhenses da miséria com novo Bolsa Família

0comentário

Em matéria divulgada nessa quarta-feira (12) na mídia oficial do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anuncia que já retirou mais de 1 milhão de famílias maranhenses da linha de pobreza. O milagre teria sido graças ao novo Bolsa Família, que oferece uma auxílio médio mensal de R$ 600 (seiscentos reais) aos lares beneficiados. Detalhe: a nova versão do programa foi lançada há apenas quatro meses, em substituição ao Auxílio Brasil, criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com os números divulgados pelo MDS, 18,5 milhões de famílias em todo o Brasil deixaram a linha de pobreza desde que passaram a ser contempladas pelo novo Bolsa Família. O curioso é que o Auxílio Brasil de Bolsonaro concedia valor praticamente idêntico a cada lar favorecido e com abrangência maior, já que Lula promoveu cortes expressivos no programa tão logo assumiu o poder, em janeiro.

Posicionado entre os estados mais pobres do Brasil, o Maranhão foi a unidade da federação com o oitavo maior número de famílias que saíram da miséria com a execução da nova versão do Bolsa Família, lançada em março. De acordo com o mapa divulgado pelo MDS, só Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Pará registraram quantidade maior de lares que deixaram a linha de pobreza com o advento da versão reformulada do programa federal de transferência de renda.

Um dado específico torna ainda mais extraordinário o feito propagandeado pelo MDS em favor do Maranhão. Ao retirar mais de 1 milhão de famílias do estado da miséria, o governo Lula reverte em tempo recorde um grave indicador local de desenvolvimento humano e triste legado deixado pelo ex-governador Flávio Dino. Em cinco anos, entre o seu primeiro mandato e início do segundo (2015-2019), o comuno-socialista arrastou mais de 400 mil maranhenses para a extrema pobreza, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ser verdadeiro o cenário apresentado pelo Governo Federal em relação à reversão da miséria no Maranhão, o que se constata é uma lição impecável de combate à pobreza, na qual Flávio Dino foi reprovado e ainda assim foi premiado pelo povo com o mandato de senador e por Lula com o importante cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

Sem comentário para "Milagre? Governo Lula diz que já tirou mais de 1 milhão de famílias maranhenses da miséria com novo Bolsa Família"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS