Vereador Marlon Botão (PSB) articula junto à prefeitura por reajuste dos agentes de limpeza

0comentário
Marlon Botão também garantiu a participação do presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (SEEAC), Maxwell Bezerra, do vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Carlos, e da advogada da categoria, doutora Valuzia, com o secretário David Col Debella
.

O vereador Marlon Botão (PSB) realizou uma série de reuniões, nesta semana, para apresentar as demandas da categoria dos agentes de limpeza de São Luís ao prefeito Eduardo Braide (PSD).
.
Nos últimos dias, o parlamentar se reuniu com o secretário David Col Debella (Obras e Serviços Públicos) e com a prefeitura para articular o pagamento do reajuste salarial aos trabalhadores. O objetivo, segundo Marlon Botão, é garantir ganhos reais aos profissionais.
.
“Os agentes de limpeza realizam um trabalho essencial para a nossa cidade. Um trabalho duro, que exige muito fisicamente desses profissionais, mas que por vezes não é visto ou nem mesmo valorizado”, disse.
.
“Sou um aliado da categoria desde que assumi o mandato na Câmara Municipal, na pandemia lutamos para dar prioridade a eles na vacinação, e desde então tenho sido uma das vozes mais ativas em defesa desses trabalhadores. Agora, mais uma vez, me uno a eles na luta pela valorização, pelo cumprimento da data-base, por um reajuste que assegure ganhos reais a todos eles”.
.
Na reunião com o secretário David Col Debella, o vereador também garantiu a participação do presidente do Sindicato de Asseio e Conservação (SEEAC), Maxwell Bezerra, do vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Carlos, e da advogada da categoria, doutora Valuzia.
.
“Fiz questão de trazer os representantes da categoria para que eles também pudessem ser ouvidos. O nosso objetivo é conseguir que a prefeitura viabilize, junto à empresa São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), o reajuste salarial e melhores condições de trabalho para os profissionais, inclusive com revisão da jornada de trabalho, que hoje é exaustiva”, disse.
Marlon Botão ressaltou que a SLEA recebe da prefeitura para prestar o serviço, mas não tem sido sensível aos pleitos dos trabalhadores.

O vereador Marlon Botão em momento de interação com agente de limpeza pública de São Luís

“Eu acredito que a prefeitura tem o direito, ou melhor, o dever de cobrar uma resolução da SLEA, que até o momento tem se mostrado intransigente e insensível ante aos pleitos legítimos dos trabalhadores”, disse.
.
“Os agentes de limpeza já chegaram a receber quatro salários mínimos de vencimento mensal na capital, e a SLEA hoje só paga um salário mínimo, mesmo com jornadas cada vez mais exaustivas. Os trabalhadores hoje vivem uma realidade de exploração que não podemos e não vamos nunca admitir”.
.
O vereador afirmou que tem recebido cada vez mais relatos de agentes que adoeceram e precisaram ser afastados por causa da sobrecarga de trabalho.
.
“A realidade hoje é de muita dificuldade, porque esses trabalhadores, além de ficarem expostos a resíduos, estão sobrecarregados. Eu acho que as pessoas não têm muita noção de como é difícil o trabalho de um agente de limpeza”, disse.
.
“Alguns deles chegam a correr mais de 30 km por dia na coleta do lixo, já recebemos vários relatos de trabalhadores que estão adoecendo ou que apresentaram problema na coluna por causa da jornada extenuante. A nossa missão agora é para garantir o reajuste salarial, no ticket-alimentação, mas também mais qualidade de vida para esses pais e essas mães de família que realizam um serviço fundamental”.
.
Marlon Botão ressaltou que outra demanda é para que seja acordado um adicional de periculosidade, especialmente para os profissionais que ficam expostos aos resíduos e para os roçadores.
.
“Esses profissionais estão expostos constantemente ao risco de um acidente, porque trabalham com gasolina para abastecer as máquinas que fazem a capina. Todo profissional que atua em um ambiente perigoso recebe um adicional de periculosidade, então nada mais justo que os agentes de limpeza também recebam. É um direito deles que nós vamos lutar para conquistar”, disse.

Greve

Marlon Botão alertou que a prefeitura de São Luís precisa encontrar uma forma de contemplar os trabalhadores para evitar qualquer risco de greve da categoria.

O vereador Marlon Botão dá atenção permanente às demandas dos profissionais da limpeza pública da capital maranhense

“Estou fazendo essa mediação entre a categoria e a prefeitura justamente para que, através dessa negociação, a gente possa atender a necessidade dos trabalhadores e evitar uma greve que prejudica a população e o bom funcionamento da cidade por se tratar de um serviço essencial”, disse.
.
“Minha articulação tem sido no sentido de sensibilizar a prefeitura e encontrar uma forma de contemplar os agentes de limpeza, porque esses profissionais merecem respeito e valorização. É um desafio, mas estou certo de que vamos conquistar mais esse resultado positivo na prática. Nós vamos garantir mais qualidade de vida para os agentes de limpeza de São Luís”, finalizou Marlon Botão.

Sem comentário para "Vereador Marlon Botão (PSB) articula junto à prefeitura por reajuste dos agentes de limpeza"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS