Governo Lula cita bumba meu boi do Maranhão como raiz do boi bumbá do Amazonas, mas só prestigia Garantido e Caprichoso

1comentário
Registro da comitiva do.Ministério da Cultura, que enviou numerosa comitiva para acompanhar a manifestação folclórica

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma numerosa comitiva para o 56º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, na última sexta-feira, dia 30, com direito à presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Em meio à exaltação da grandiosa festa do boi bumbá, protagonizada pelos grupos folclóricos Garantido e Caprichoso, houve uma única menção à manifestação que deu origem ao folguedo amazonense, o bumba meu boi do Maranhão.

Na matéria jornalística publicada em seu site e distribuída à imprensa de todo o Brasil, o Ministério da Cultura até cita o bumba meu boi do Maranhão como raiz da festa que se tornou um dos maiores atrativos da cultura do Norte do Brasil. Mas nada além disso. A atenção ficou toda voltada à derivação nortista, em detrimento da expressão cultural que serviu de inspiração.

Apresentado pelo governo maranhense como o “Maior São João do Mundo”, o evento local passou ao largo da percepção da mídia oficial lulista. Em vez de celebração, o que se viu foi o total desprezo ao mais grandioso elemento da cultura popular do Maranhão A pasta não enviou um único representante para conferir de perto a riqueza cultural.

A breve citação dá a entender que o bumba meu boi é relegado pelo próprio governo brasileiro a um patamar inferior, mesmo tendo sido reconhecido, em 2019, como “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, título outorgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Abaixo, a única citação do bumba meu boi do Maranhão como raiz do boi-bumbá do Amazonas feita pelo Ministério da Cultura:

Os bois de Parintins têm sua origem no folclore do boi-bumbá, a partir de uma variação da expressão cultural no Maranhão. No Amazonas, ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular, afirmando a identidade cabocla do estado.

Saiba mais aqui e aqui.

1 comentário para "Governo Lula cita bumba meu boi do Maranhão como raiz do boi bumbá do Amazonas, mas só prestigia Garantido e Caprichoso"


  1. Erro bizarro: Ministério da Cultura publica foto do bumba meu boi do Maranhão ao anunciar verba da Lei Rouanet na região Norte – Daniel Matos

    […] de São João ainda tomava conta das regiões do país onde a festa tem maior apelo popular, o Minc enviou comitiva ao Festival de Parintins, com direito à presença da ministra Margareth Menezes, enquanto os arraiais do Maranhão foram solenemente […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS