Alta temporada: mais de 150 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto Internacional de São Luís no mês de julho

Número é 7% maior que o mesmo período do ano passado

Comparando com o mesmo período do ano anterior, quando foi registrado um total de 148.811 mil passageiros, o aumento do fluxo projetado é de 7% no Aeroporto Internacional de São Luís

São Luís, 30 de junho de 2023 – O Aeroporto de Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, está preparado para receber um aumento significativo no fluxo de passageiros durante julho. Com o período de férias escolares e a alta temporada do turismo, a expectativa é que cerca de 158.951viajantes circulem pelo terminal ao longo deste mês.

Comparando com o mesmo período do ano anterior, quando foi registrado um total de 148.811 mil passageiros, o aumento projetado é de 7%. Esses números indicam uma demanda crescente e evidenciam o contínuo crescimento do setor de aviação na região.

Além disso, estão previstos 1.181 pousos e decolagens no Aeroporto de São Luís durante o mês de julho deste ano, refletindo o intenso movimento de aeronaves nesse período. Essa quantidade de operações aéreas demonstra o empenho da empresa que administra o aeroporto em atrair novos voos para a cidade. Entre as rotas de alta temporada que contemplam SLZ, estão voos para Fortaleza e Belo Horizonte, operados pela GOL.

“Estamos prontos para atender com segurança e eficiência os 158.951 passageiros que escolheram voar durante o período de julho. Vemos com otimismo o movimento nesta alta temporada, e o crescimento que ocorreu de 7% de 2022 para 2023, no número de viajantes”, declarou Marcelo Frazão Angelim, Gerente do Aeroporto de São Luís.

A estimativa para julho em São Luís acompanha a tendência dos 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos em todo o Brasil, por onde devem circular mais de 1,8 milhão de passageiros ao longo deste mês – 17% a mais que o mesmo período de 2022.

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

Deputado Wellington é homenageado pelo Comando da Aeronáutica

O deputado estadual Wellington do Curso entre oficiais a da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, na cerimônia em que recebeu a Medalha do Mérito Himalaia

O deputado estadual Wellington do Curso recebeu, nesta sexta-feira (30), a Medalha de Mérito Himalaia, concedida pelo Comando da Aeronáutica do Rio de Janeiro. O fundamento da concessão é a atuação do parlamentar no Maranhão, especialmente a ajuda humanitária concedida à população que vivem em áreas de risco de São Luís e de municípios atingidos por enchentes, a exemplo de Mirador.

Na ocasião, Wellington agradeceu pelo reconhecimento e reafirmou o compromisso em trabalhar por quem mais precisa.

“É com alegria que recebo essa homenagem do Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro. Agradeço ao Capitão Alferes e a todos os demais que estiveram comigo nesse momento tão singular. A Medalha de Mérito do Himalaia é um motivo a mais para seguir com o trabalho em defesa de quem mais precisa. Contem sempre comigo!”, afirmou o deputado Wellington do Curso.

UFMA dá salto de qualidade em tecnologia da informação com investimentos maciços na atual gestão

Os avanços conquistados pela UFMA foram divulgados pela atual gestão, durante o XV Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior – WTICIFES 2023, em São Luís, com participação do reitor Natalino Salgado

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deu um significativo salto de qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os avanços resultaram dos investimentos realizados pela atual gestão, nessas áreas estratégicas. Hoje, a comunidade acadêmica da UFMA estuda, pesquisa, trabalha e interage em uma Universidade que disponibiliza 24 horas as mais avançadas tecnologias de educação, gestão e produção.

A Instituição também está mais segura, transparente e democrática e a oferta de cursos a distância de graduação e pós-graduação ultrapassou fronteiras e posicionou a UFMA entre as melhores universidades do país nessa modalidade de ensino. Na semana passada, esses e outros avanços foram divulgados pela atual gestão, durante o XV Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior – WTICIFES 2023, em São Luís-MA.

Com o tema “TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação”, o evento foi sediado pela UFMA e reuniu gestores e profissionais da área de tecnologia da informação de várias universidades brasileiras para discutir temas do setor, apresentar experiências de sucesso e novos resultados. Na ocasião, o reitor Natalino Salgado destacou que a Tecnologia de Informação é uma poderosa ferramenta para promover mudanças em vários setores, como o da educação.

“A TI impulsiona a transformação digital nas instituições de ensino superior, permitindo uma educação mais acessível, inclusiva e eficiente”, afirmou o Natalino Salgado. Segundo o reitor, o cenário pandêmico de COVID-19 mostrou a relevância da tecnologia como um instrumento que permitiu que muitas atividades pudessem continuar, mesmo dentro do cenário de um distanciamento social imposto repentinamente”, observou o gestor da UFMA.

Natalino Salgado destacou que mesmo diante de um contexto de incertezas durante a pandemia e nos dias atuais, é notório que a Universidade vem investindo de maneira significativa no processo de transformação digital

Desafios

Segundo o reitor, “diante de um contexto de incertezas durante a pandemia e nos dias atuais, foi notório que a Universidade vem investindo de maneira significativa no processo de transformação digital, melhorando processos, implantando novos sistemas, investindo em capacitações e cuidando das pessoas. Instituirmos várias soluções e ferramentas inovadoras de colaboração para Universidade enfrentar a Pandemia da Covid-19”, disse Natalino Salgado.

Entre esses avanços, estão disponíveis à comunidade acadêmica, o e-mail institucional, Office 365, Matlab, Anatomia 3D, Sistema Eletrônico de Informações, novos módulos dos SIGS para atender ensino, pesquisa e extensão, e muitas outras áreas de maneira transversal. E o trabalho não para. O Consun aprovou recente o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação que consolida toda a estratégia e os investimentos que estão sendo feitos em Tecnologia e Transformação Digital da UFMA, bem como ações que vão desde segurança da informação e gestão por processos.

Evolução digital

“Vivemos um período marcado pela rápida evolução tecnológica digital, a educação, como pilar fundamental para o desenvolvimento humano e social, não fica alheia a esse contexto. Nós, como agentes de mudança, temos a responsabilidade de explorar todas as possibilidades que a tecnologia nos oferece para criar um futuro educacional mais inclusivo, acessível e inovador. Unidos, podemos transformar a educação por meio das TIC como estratégia, capacitando os estudantes a enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digital e preparando-os para construir uma sociedade mais justa, igualitária e próspera. É imprescindível que as instituições de ensino superior estejam preparadas para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas TIC, a fim de promover uma transformação digital verdadeiramente significativa. É importante ressaltar que a implementação da transformação digital na educação não se resume apenas à adoção de tecnologias. É fundamental garantir a infraestrutura adequada, com acesso à internet de qualidade e dispositivos tecnológicos nas instituições de ensino superior, de modo que nenhum estudante, técnico ou docente seja excluído dessa transformação digital”, afirmou o reitor.

Em seu discurso na solenidade de abertura do Workshop, o reitor convidou os profissionais de TI para que busquem transformar essas experiências discutidas durante o evento em ações concretas em suas instituições. “Acredito que juntos podemos fazer a diferença e contribuir para o avanço da educação e da tecnologia em nossas IFES. Que possamos sair daqui com novas ideias, energias renovadas e um compromisso ainda maior com a transformação digital na educação”, finalizou Natalino Salgado.

Natalino Salgado é condecorado com a Medalha do Mérito Acadêmico Gonçalves Dias

Honraria foi concedida ao reitor da UFMA, membro da Academia Maranhense de Letras e da Academia Nacional de Medicina, pela Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, recebe certificado das mãos do advogado Sérgio Tamer, presidente da Mérito Acadêmico Gonçalves Dias, outorgada pela Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico Gonçalves Dias, outorgada pela Academia
Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política. A honraria foi concedida a autores de obras que se destacaram na pesquisa acadêmica e por sua responsabilidade social, em alusão ao mês de aniversário de fundação da instituição.

Natalinos Salgado foi condecorado em reconhecimento à importância da obra “Lorde Cochrane – Narrativa de Serviços no Libertar-se o Brasil da Dominação Portuguesa”, de sua autoria.

O reitor da UFMA, que também é escritor, membro da Academia Maranhense de Letras (AML) a da Academia Nacional de Medicina, agradeceu a honraria e disse ter recebido a comenda com grande honra.

Natalino Salgado faz discurso de agradecimento pela honraria que lhe foi concedida

Na solenidade, também foram homenageados os professores do curso de Direito da UFMA, Isabela Pearce e Nelson Moraes Rêgo, em face das obras, respectivamente: “Teoria Geral do Desenvolvimento Sustentável” e “Poder Judiciário e Direito ao Desenvolvimento”.

“Minha gratidão a Academia e, em especial, ao seu presidente, Sérgio Tamer, que fez a saudação à este homenageado, pelas belas palavras sobre o meu livro, lançado como edição comemorativa para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil”, declarou Natalino Salgado.

Arrasta Pet movimenta as lojas Terrazoo em várias cidades do Maranhão

O Cacuriá Mirim Rabo de Saia do bairro Liberdade, animou o Arrasta Pet na Terra Zoo do Calhau em São Luís

Muita alegria e animação nos Arrasta Pet da Terra Zoo por todo o Maranhão. Não faltaram os tradicionais encontros de pet, muita comida típica, atrações musicais típicas da temporada junina, ofertas, eventos de adoção, e muito mais, uma programação completa pra toda a família.

O Arrasta Pet é um arraial diferente e com animação suficiente para ninguém botar defeito, com direito à barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras juninas, apresentações folclóricas variadas e muita diversão nos seus pet parks. Como a rede de lojas Terra Zoo está em expansão, com lojas nos quatro cantos do estado, em junho aconteceram animados Arrasta Pet em Bacabal, Imperatriz, Pinheiro, Balsas e São Luís.

No Arrasta Pet, enquanto os tutores se divertem em um ambiente junino e trocam ideias com outros tutores, a cachorrada aproveita para brincar e gastar suas energias no Pet Park cheio de brincadeiras. Os desfiles pet de fantasias sempre movimentam ainda mais o evento. Na ocasião, Ongs parceiras comercializam deliciosos quitudes com renda revertida para o seu trabalho social, recolhendo das ruas inúmeros animais, que depois de receberem os cuidados necessários, como carinho, vacinas e vermífugos, são encaminhados para adoção.

Conquista da cultura: virou lei o projeto do vereador Dr. Gutemberg que amplia horário de ensaios dos grupos de bumba meu boi

O vereador Dr. Gutemberg é o autor da lei que amplia o horário de término dos ensaios dos grupos de bumba meu boi de 4h para às 6h da manhã, no período correspondente ao Sábado de Aleluia até o dia 31 de julho de cada ano

Agora é lei! Em plena agitação do São João do Maranhão, o maior do Brasil, os grupos de bumba meu boi de São Luís já podem festejar mais uma conquista. A Lei de nº7.459/2023, de autoria do vereador Dr. Gutemberg, foi promulgada neste mês de junho, pelo Presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor.

A lei amplia o horário de término dos ensaios dos grupos de bumba meu boi de 4h para às 6h da manhã, no período correspondente ao Sábado de Aleluia até o dia 31 de julho de cada ano.

Defensor da cultura maranhense, com várias Leis nesse segmento, a exemplo do Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, Dr. Gutemberg comemorou a promulgação da Lei.

“Em maio deste ano, celebramos, na Casa Parlamentar, a aprovação desse meu projeto de lei, que recebeu apoio de todos os nossos vereadores. Agora, o projeto se torna Lei! Fico muito feliz com mais essa conquista para os grupos de bumba meu boi, símbolo da cultura de São Luís, do Maranhão e do Brasil. Viva o São João maranhense! Viva os nossos brincantes do bumba meu boi”, comemorou o parlamentar.

Dr. Gutemberg explica que elaborou a lei porque foi procurado por representantes dos grupos culturais de bumba meu boi, que reivindicaram a ampliação do horário. Segundo o vereador, a justificativa apresentada para a alteração se dá por conta da dificuldade do retorno dos integrantes dos grupos para suas residências após o término dos ensaios.

“Quando esses ensaios terminam às 4h, não tem como voltar para casa. Não há ônibus, não há Uber e não há segurança. E eles ficam até as 6h esperando as condições para que o retorno em segurança aconteça. Mas agora essa realidade muda. E nossos grupos de bumba meu boi terão mais tempo para ensaiar e aperfeiçoar essa linda manifestação cultural, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, ressaltou Dr. Gutemberg.

PF prende três pessoas e apreende uma arma de fogo no Maranhão em operação de desarmamento

Ação nacional é destinada a dar cumprimento de mandados de prisão expedidos contra colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s), bem como possuidores de armas de fogo em geral

Policiais federais em uma das incursões para cumprir mandado contra colecionadores, atiradores e caçadores e possuidores de armas em geral

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29/6) a segunda fase da Operação Day After, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão em aberto expedidos contra colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s), bem como possuidores de armas de fogo em geral. No Maranhão, foram presas três pessoas e apreendida uma arma de fogo.

Nesta fase, policiais federais cumpriram 33 prisões e apreenderam 11 armas de fogo. As prisões são decorrentes do cumprimento de mandados de prisão por diversos crimes graves, tais como atos terroristas, homicídio, estupro, roubo, extorsão e tráfico de drogas.

Houve, também, o cumprimento de mandados de prisão civil por não pagamento de pensão alimentícia.

Revólver apreendido durante a operação, que produziu resultados no Maranhão

Uma vez que a existência de mandado de prisão quebra o requisito da idoneidade para obtenção do porte de arma de fogo, estão sendo adotadas medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos encontrados, para posterior processo de cassação de porte ou registro de arma de fogo, por parte da PF, além de comunicação ao Exército Brasileiro, para cassação das autorizações concedidas aos Cac’s.

Após o término do prazo de recadastramento de armas de fogo, encerrado no último dia 3 de maio, a PF já prendeu 147 CACs, proprietários de armas de fogo e vigilantes.

Balanço das ações da 2ª fase

Prisões

 AL: 1 prisão

DF: 1 prisão

ES: 1 prisão

MA: 3 prisões

MG: 6 prisões

MS: 1 prisão

PA: 2 prisões

PB: 1 prisão

PE: 1 prisão

PI: 1 prisão

PR: 4 prisões

RO: 2 prisões

RS: 1 prisão

SC: 1 prisão

SP: 4 prisões

TO: 3 prisões

TOTAL: 33 prisões

Armas apreendidas

MA: 1 revólver 38

MG: 1 revólver 22

PA: 1 revólver 38/ 1 pistola .380/  1 pistola 9mm/ 1 espingarda

PR: 1 pistola .380

PE: 1 pistola 9mm

RO: 1 pistola 9mm

RS: 1 pistola 9mm

SP: 1 revólver 38.

TOTAL: 11 armas apreendidas

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima