Casarão Colonial reabre as portas domingo, 2 de julho, para comemorar aniversário de 4 anos

Prestigiado espaço de entretenimento também dará início ao projeto Férias no Casarão, que apresentará atrações musicais locais e de outros estados

O Casarão Colonial, espaço de eventos que promove domingueiras sensacionais, com o melhor do samba, do pagode e outros gêneros musicais, em pleno Centro Histórico de São Luís, reabrirá as portas no próximo domingo, 2 de julho, para comemorar 4 anos animando a cena do entretenimento da capital maranhense. A programação terá início às 19h, na Feirinha São Luís e se estenderá até as 2h da madrugada de segunda-feira (2).

Uma das novidades é o projeto “Férias no Casarão”, que durante todo o mês de julho apresentará uma série de atrações locais, além de bandas de Teresina-PI e Fortaleza-CE. A casa promete momentos inesquecíveis ao público, com alto astral, conforto, segurança e produtos e serviços diferenciados e da mais alta qualidade.

Saiba mais

  • Há quatro anos uma energia surreal começava a invadir o imóvel 213 da Rua Afonso Pena, naquele perímetro mais emblemático do Centro Histórico de São Luís.

Não sabemos de onde brotam aquelas luzes que hipnotizam os nossos convidados, como um imã que os atrai a cada domingo para viver uma experiência prazerosa e inesquecível. Não escondemos o nosso largo sorriso de felicidade por termos chegado até aqui com muito trabalho, dignidade, verdade, amor e alegria para compartilhar com todos aqueles que fizeram e fazem parte dessa história. Quatro anos firmes e fortes na agenda cultural, e ainda recebendo elogios, é o melhor presente que poderíamos receber. Mas retribuiremos com a continuidade da nossa jornada.

  • A partir de 2 de julho, o mês do sol, das férias e da amizade, receberemos a todos com ainda mais entusiasmo. O projeto “Férias do Casarão” vem com tudo, abrindo espaço para bandas de Fortaleza, Teresina, e, claro, da nossa Ilha do Amor, que amamos e nos orgulhamos. Assim sendo, que assim seja! Vamos de música, de aniversário, de agradecimento, de conquistas e, claro, muito trabalho, para que sempre sejamos dignificados por Deus.

PELA PRIMEIRA VEZ IREMOS INVADIR a Feirinha São Luís com nossa PROGRAMAÇÃO.

Aguarde as novidades que serão HISTÓRICO.

O aniversário é do Casarão, mas, o presente é você quem ganha.

Plenário da Câmara Municipal mantém veto total de Braide ao reajuste de 8,2% aos servidores de São Luís

Vereador diz que veto total comprovou equívocos da prefeitura com a proposta enviada a Casa

17 vereadores participaram da sessão extraordinária desta quarta-feira (Foto: Leonardo Mendonça)

Com 17 vereadores presentes na sessão extraordinária desta quarta-feira, 28, o plenário da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), manteve por 15 votos a favor e dois contrários, o veto total do prefeito Eduardo Braide (PSD) ao Projeto de Lei nº 110/2023, que assegura reajuste da ordem de 8,2% nos vencimentos de servidores da administração pública da capital maranhense.

O projeto foi aprovado no dia 17 de maio pelo Legislativo com alterações propostas pelos vereadores Pavão Filho (PDT), Marcial Lima (Podemos), Beto Castro (PMB) e Marquinhos (União Brasil) ao texto original elaborado pela prefeitura.

Pavão Filho, por exemplo, apresentou uma emenda modificativa, alterando a redação do parágrafo único, artigo 10º. A segunda incluiu o parágrafo 2º do mesmo artigo, que estende o aumento para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

Marcial Lima, por sua vez, propôs uma emenda aditiva com o objetivo de incluir 2.500 servidores municipais no reajuste, que não estariam contemplados no texto original. Já a emenda de Beto Castro incluiu os contratos temporários. Por fim, a emenda de Marquinhos incluiu os Conselheiros Tutelares.

Na Mensagem do Veto 005/23 enviada à Câmara, Braide alega que as emendas apresentadas ao projeto evidenciaram ilegalidade e inconstitucionalidade, motivo pelo qual opinou pelo veto total da proposta.

“Em face das razões expostas, que evidenciaram ilegalidade e inconstitucionalidade, opina-se pelo veto total ao PL nº 110/2023 e comunicação ao presidente da Câmara, no prazo estabelecido no art. 70 da Lei Orgânica Municipal”, diz trecho do documento.

Equívoco reconhecido

Durante sua declaração de voto, o vereador Pavão Filho (PDT) lembrou que o veto total comprovou que o chefe do Executivo reconheceu equívocos no projeto como um todo e não apenas nas emendas apresentadas. “Se o problema fosse apenas as emendas, como tentaram fazer crer, o veto governamental deveria ser parcial e não total”, lembrou o parlamentar.

O entendimento também foi o mesmo do vereador Chico Carvalho (Solidariedade), autor do pedido de vista para analisar a mensagem do prefeito por 48 horas. “Voto pela manutenção do veto, pois o próprio prefeito resolveu vetar o projeto no todo e não apenas em partes. Ele reconhece, neste caso, que de fato sua proposta não contempla todas as categorias”, explicou.

Resultado

O Veto nº 03/23 foi mantido em única discussão com voto dos vereadores: Concita Pinto (PCdoB), Karla Sarney (PSD), Edson Gaguinho (União Brasil), Nato Júnior (PDT), Astro de Ogum (PCdoB), Rosana da Saúde (Republicanos), Domingos Paz (Podemos), Antônio Garcez (Agir), Andrey Monteiro (Republicanos), Chico Carvalho (Solidariedade), Pavão Filho (PDT), Álvaro Pires (PMN), Zeca Medeiros (Mais Brasil), Ribeiro Neto (Sem partido) e Paulo Victor (PCdoB). Contra os votos dos vereadores Coletivo Nós (PT) e Fátima Araújo (PCdoB).

O que é veto?

O veto é o ato pelo qual o prefeito expressa sua discordância em relação a uma proposição de lei, por considerá-la inconstitucional ou contrária ao interesse público. O veto pode ser total, quando se discorda de toda a proposição, ou parcial, quando se discorda apenas de parte da proposição (artigo, parágrafo, inciso, alínea, anexo ou parte de anexo). 

O veto é um ato privativo (ou exclusivo) do prefeito e deve acontecer no prazo de 15 dias úteis após ele receber a proposição de lei. O prefeito deve publicar o veto no Diário Oficial do Município (DOM) e, dentro de 48 horas, deve comunicar os motivos do veto ao presidente da Câmara. No caso de veto parcial, a lei nova é publicada e promulgada com o texto da parte sancionada e apenas a indicação das partes que foram vetadas.

Sindcombustíveis realizará Workshop sobre revenda de combustíveis dia 30 no Multicenter Sebrae

Evento reunirá especialistas e empresários do setor para troca de conhecimento e networking

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Maranhão (Sindcombustíveis) realizará um Workshop sobre revenda de combustíveis. O evento acontecerá no dia 30 de junho, no Multicenter Sebrae, em São Luís, das 9 às 20h e contará com apoio da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). O encontro discutirá diversos temas, entre eles, o futuro da revenda de combustíveis no Brasil, novas matrizes energéticas, novo perfil do consumidor, bem como políticas para o desenvolvimento sustentável.

A presidente do Sindcombustíveis, Magnólia Rolim, que fará abertura do evento, destaca a sua importância para o setor. “Um Workshop rico como este é fundamental para discutirmos questões importantes da revenda de combustíveis, bem como as novidades e assuntos em pauta na ordem do dia que afetam diretamente o setor”, pontua Magnólia Rolim.

O Workshop pretende movimentar o setor e a expectativa é que atraia um público significativo, formador de opinião em um segmento importante para a cadeia produtiva do país. O varejo de combustíveis no Brasil arrecada em média 25% do ICMS dos estados e gera mais de 600 mil empregos diretos, e espera também fomentar a expansão do mercado com desenvolvimento de novos negócios. O objetivo é promover um ambiente propício para a troca de conhecimento e a busca por soluções inovadoras.

PROGRAMAÇÃO

9h – ABERTURA

9h30 – Painel – “Fiscalização no Setor de Combustíveis” – ANP, SEFAZ, IPEM – Mediação: Instituto Combustível Legal

11h – Palestra – Marcelo Borja – graduado em Ciência da Informação pela PUC Campinas SP com Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela FGV Campinas e MBA em Administração de Empresas pelo Mackenzie Campinas SP

12h – ALMOÇO LIVRE

14h – Palestra – “Gestão Financeira” – Carlos Bispo – Formado em Ciências Contábeis, com MBA em gestão financeira, especialista no varejo de combustíveis;

15h – Palestra – “O Cliente tem Pressa: Corra com Ele ou Corra Atrás Dele” – Roberto James – Administrador de empresas, especialista em comportamento do consumidor e consultor de empresas no setor de combustíveis;

16h – Coffee break

17h – PALESTRA – “O Mundo Muda, a Palestra Muda” – Dado Schneider – Graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Criador da marca Claro. Professor da ESPM Sul e da HSM Educação;

SERVIÇO

O quê: III Workshop – Sindcombustíveis-MA

Quando: 30 de junho de 2023, das 9 às 20h

Onde: Multicenter Sebrae, em São Luís

MPF recomenda desocupação da agência do INSS do Parque Bom Menino por risco de acidente

Vistoria do Corpo de Bombeiros demonstrou comprometimento na estrutura do imóvel, localizado no Centro de São Luís

Prédio-sede do INSS em São Luís, próximo ao Parque do Bom Menino, tem graves problemas estruturais, que representam risco de acidentes, segundo constatou vistoria do Corpo de Bombeiros

O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão expediu recomendação, na última terça-feira (20), para que a Superintendência Regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize a desocupação do imóvel da agência do Parque Bom Menino, no Centro de São Luís (MA), por conta do risco de acidentes. O objetivo é que os servidores e serviços sejam realocados para local seguro e adequado ao atendimento ao público até que sejam sanados os riscos à vida, à saúde, à segurança e ao patrimônio identificados em vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. O responsável pelo caso é o procurador da República Marcelo Santos Correa.

A recomendação é fruto de inquérito civil que tramita no MPF para apurar irregularidades relacionadas à estrutura da agência do INSS do Parque Bom Menino. Após vistoria no local, o Corpo de Bombeiros emitiu parecer técnico constatando o risco de grau médio oriundo do sistema de cobertura do imóvel, podendo ocasionar acidentes por queda de materiais que compõem a edificação.

Também foram identificados, no pavimento térreo, dois depósitos com umidade excessiva; infiltrações na sala de perícia médica; casa de força (transformadores e demais equipamentos elétricos) com laje oxidada, infiltrações e com equipamentos elétricos em contato com a umidade; e sistemas de prevenção a incêndio inoperantes nos pavimentos 1 ao 5, além de outras irregularidades.

Diante da situação, o MPF quer que o INSS adote medidas necessárias para o isolamento da área; implemente ações para evitar o risco de incêndio no imóvel; realize trabalhos corretivos e de manutenção necessários à segurança das pessoas e do patrimônio; e apresente cronograma com as ações que serão realizadas especificando as medidas consideradas urgentes, necessárias e úteis. Caso o INSS, ao final das análises, entenda pela inviabilidade do funcionamento da agência do Parque Bom Menino, no local em que atualmente está instalada, deve informar ao MPF sobre as conclusões e realocação de servidores e dos serviços.

A Superintendência Regional do INSS tem o prazo de 10 dias, a contar do recebimento da recomendação, para informar se vai acatar as medidas. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar outras providências cabíveis.

Recomendação nº 1/2023

Aprovado PL de Iracema Vale que viabiliza denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar

Projeto de Lei dispõe sobre obrigatoriedade de viabilizar formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula nas unidades de ensino públicas e privadas do Maranhão

Presidente Iracema Vale, autora do Projeto de Lei nº 143/2023, em registro na mesa com o deputado Wellington do Curso

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (28), em segundo turno, o Projeto de Lei nº 143/2023, de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de viabilizar formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar nas unidades de ensino da rede pública e privada do Maranhão. A matéria segue para sanção governamental.

Segundo a proposição, o objetivo é proteger mulheres em situação de violência e extrema vulnerabilidade. Além disso, as unidades escolares deverão disponibilizar, no ato da matrícula, informações sobre medidas de combate à violência contra a mulher e ter outras atividades informativas durante o ano letivo. 

De acordo com o texto, o formulário deverá ser disponibilizado para a mãe ou responsável legal pelo aluno, devendo ser preenchido individualmente e entregue ao responsável pela matrícula, o qual deverá arquivar cópia da documentação no prontuário do aluno e informar o ocorrido à direção da escola, que tomará as medidas legais e necessárias.

Se o caso for recente, conforme o projeto, as providências deverão ser imediatas, assegurada a permanência da mãe ou da responsável legal na unidade de ensino, até que as autoridades policiais responsáveis solucionem o ocorrido. O poder público poderá disponibilizar comunicação entre as escolas e as forças de segurança pública por meio de ferramentas tecnológicas.

“Ainda há um exorbitante número de vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Brasil. Todos os meios que informem os cidadãos maranhenses sobre o combate a qualquer forma de violência é primordial para a garantia de direitos e para a diminuição do número de vítimas”, enfatizou a autora do projeto, Iracema Vale.

Homenagem

Foi aprovado, ainda, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 165/2023, também de sua autoria, que dispõe sobre a mudança de denominação da Escola Estadual Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, localizada no município de Belágua, para Centro de Ensino Professora Claudicéa Granjeiro Oliveira. A matéria segue para sanção governamental.

A proposição objetiva homenagear a professora Claudicéa Granjeiro Oliveira por seus relevantes serviços educacionais prestados aos belaguenses. Além de dar aulas, também foi gestora do Centro de Ensino Emésio Araújo e secretária municipal de Educação de Belágua. 

Forrozão Tropykália retorna a São Luís com novo show no ‘Arraial Pertinho de Você’, nesta quarta-feira (28), véspera de feriado

Comandado pelo casal Carlinhos Gabriel e Klebia Camargo, o Forrozão Tropykália possui uma relação especial com a ‘Ilha do Amor’, onde já fez shows inesquecíveis para mais de 50 mil pessoas

O Forrozão Tropykália, uma das principais bandas de forró do país, retorna a São Luís (MA) para um show que deve reunir mais de 30 mil pessoas no arraial ‘Pertinho de Você’, nesta quarta-feira (28). A entrada é gratuita.  

O tradicional festejo junino marca a volta da banda à capital maranhense em uma das melhores fases de sua carreira. Comandado pelo casal Carlinhos Gabriel e Klebia Camargo, o Forrozão Tropykália possui uma relação especial com a ‘Ilha do Amor’, onde já fez shows inesquecíveis para mais de 50 mil pessoas.

“Nós temos um carinho especial por São Luís, aqui nos sentimos em casa. Então esse arraial tem tudo para ser inesquecível”, comentou a cantora Klebia Camargo.

Neste mês de junho, a banda já apresentou seu novo show nos maiores festivais de São João do Brasil. Em um repertório versátil e atualizado, estão sucessos marcantes como ‘Planeta de Cores’, ‘Você Fugiu de Mim’, ‘Onde Está Você’ e ‘Não Dá Prazer’.

Com sua voz inconfundível, o vocalista Carlinhos Gabriel comenta que também espera um show marcante nesta noite em São Luís. “Preparamos um novo show especialmente para esta nova fase que estamos vivendo em nossa carreira. Vai ser um arraial realmente especial para todos os nossos fãs do Maranhão”, disse.

Em sua oitava edição, o arraial Pertinho de Você é organizado pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) e realizado pela Associação do Bumba Boi de Maracanã, com o apoio da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado.

A maior festa junina da cidade atrai milhares de pessoas de diversos municípios e movimenta o turismo e a economia local.

Serviço

Arraial Pertinho de Você

Data: 28/06/2023 – a partir das 19 horas Local: Cohama, ao lado da Batuque Brasil

Entrada: Gratuita

Sindicato dos Operadores Portuários do MA doa cestas básicas para maranhenses em situação de vulnerabilidade

O presidente do SINDOMAR, Raul Lamarca, com o secretário da SEINC, Junior Marreca, durante a entrega das cestas básicas

O Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) realizou nesta segunda-feira (26) a entrega de cestas básicas para a Secretaria de Estado da Indústria do Maranhão (SEINC) que serão destinadas a maranhenses em situação de vulnerabilidade em razão das chuvas que atingiram o estado nos últimos meses. Os itens foram doados pelas empresas associadas ao SINDOMAR, atendendo a um pedido do secretário Junior Marreca. Ao todo, foram doadas 2200 cestas e 780 colchões pelas associadas COPI Operações Integradas e pela ENEVA.

A iniciativa tem por objetivo reforçar valores da entidade no sentido de contribuir com uma melhor qualidade de vida da população maranhense, reforçando a responsabilidade social do SINDOMAR e de seus associados.

“É uma honra para o SINDOMAR atender a esse pedido para ajudar as famílias maranhenses atingidas pelas enchentes e que passam por situação tão difícil”, destacou o presidente do SINDOMAR, Raul Lamarca, que esteve pessoalmente na sede da SEINC para fazer a entrega das cestas básicas.

O titular da SEINC, secretário Junior Marreca, agradeceu a iniciativa do SINDOMAR e disse que a doação do sindicato vai ajudar muitas famílias que precisam de alimentos. “Essas cestas básicas chegam em boa hora para que possamos entregar para as famílias que mais precisam”, afirmou Marreca. 

Maranhão é o 2º pior estado para se viver no Brasil, aponta levantamento

Pesquisa avaliou desigualdade entre as diversas regiões do Brasil, com foco em saúde, educação e oportunidade de renda

Cidadãos passam a noite em fila para tentar marcar uma consulta médica na rede de saúde pública municipal de São Luís, capital do Maranhão

A desigualdade presente no Brasil pode ser vista através dos estados. Não é novidade para ninguém que aqui é um país emergente. Embora tenha muitas riquezas, elas não são bem distribuídas entre a população. Como consequência, existem lugares em que a qualidade de vida é maior, enquanto outros lugares a qualidade de vida é baixa. De forma geral, a parte sul do país apresenta melhores índices do que a parte norte. 

Um levantamento do ‘Brasil em Mapas’ divulgou os 10 melhores estados para se viver e os dez piores estados para se viver. Através de dados do Atlas do desenvolvimento Humano/PNDU Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínuos (PNDA-C) do IBGE para o dado trimestral do desemprego (desocupação), do fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2022 e taxa de homicídios, foi possível realizar o levantamento. 

Confira os rankings 

Os melhores lugares para se viver no país 

Estes são os melhores estados para se viver no país, de acordo com o levantamento. 

  1. São Paulo;
  2. Santa Catarina;
  3. Distrito Federal;
  4. Paraná;
  5. Rio Grande do Sul;
  6. Mato Grosso do Sul;
  7. Rio de Janeiro;
  8. Goiás;
  9. Minas Gerais;
  10. Mato Grosso.

Mas afinal, quais são os piores estados para se viver no país? 

Confira a lista com os piores estados do Brasil, quando o tema é qualidade de vida. 

  1. Alagoas;
  2. Maranhão;
  3. Piauí;
  4. Bahia;
  5. Paraíba;
  6. Pernambuco;
  7. Ceará;
  8. Sergipe;
  9. Pará;
  10. Acre

Por que existe tanta desigualdade no país?

Muitas pessoas têm esta dúvida. Se o Brasil é um país tão rico, por que alguns locais possuem índices melhores do que outros? Conforme já mencionado, a distribuição geográfica está relacionada com a qualidade de vida dos lugares. No ranking de melhores locais, aparecem todos os estados da região Sul e três dos quatros da região Sudeste. Enquanto isso, no ranking de piores lugares, só aparecem estados das regiões Norte e Nordeste.

Acontece que existem poucos investimentos públicos e privados nesses locais, o que contribui para a desigualdade entre os entes da Federação. Além do mais, o processo de industrialização do país ocorreu, principalmente entre os entes da região Sudeste. O Distrito Federal, que aparece no segundo lugar da lista de melhores locais, é onde está localizada a capital do país, Brasília. Portanto, é natural que fique em uma boa colocação no ranking. 

Entenda como o levantamento foi feito 

Os rankings levaram em consideração alguns dados de instituições como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foram avaliadas as condições de saúde, educação, desigualdade e oportunidades de renda. 

Conforme já mencionado, os estados que passaram por um processo de industrialização possuem uma maior tendência às primeiras posições do ranking. Este processo também se reflete nas capitais do país, naturalmente. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a distribuição de renda. Os locais com maior concentração de renda tendem a ter uma posição mais baixa no ranking.

Continue lendo aqui.

Boi da Maioba louvará São Pedro com agenda de apresentações até o amanhecer

O Boi da Maiobão iniciará mais uma maratona de apresentações na noite desta quinta-feira (28), que se estenderá por toda a madrugada, encerrando já na manhã do Dia de São Pedro (29). O batalhão pesado da Ilha cumprirá a agenda com ânimo fortalecido pela fé, em uma das datas mais aguardadas da temporada junina.

A primeira apresentação está marcada para as 20h, no Colégio Cônego Ribamar Carvalho, na COHAB (próximo à caixa d’água). Depois, seguirá para o Clubão da COHAB, onde continuará fazendo a alegria da comunidade e da apaixonada e vibrante nação maiobeira.

O compromisso seguinte será no Residencial Dona Benedita, no COHAJAP. A maratona prosseguirá com apresentações na Casa das Minas e no Largo de São Pedro, no tradicional encontro de bumba bois em homenagem ao padroeiro dos pescadores, um dos santos juninos mais representativos.

Ao raiar do dia, as matracas e pandeirões do Boi da Maioba vão troar na Rua da Vala, no bairro Liberdade. Sem perder o fôlego, o grupo finalizará a extensa agenda de apresentações na Avenida Contorno Norte, no Cohatrac, em frente ao Shopping Passeio.

Camisa oficial 2023

A Diretoria do Boi da Maioba informa que continua à venda a camisa oficial da temporada 2023, disponível nas cores azul e branca, ao preço de R$ 45. Para adquirir o manto, confeccionado com todo capricho e estampado com ilustrações em frente e costas, basta acessar o link disponibilizado na bio do Instagram ou entrar em contato pelos números de Whatsapp 98 98453-1300 e 98 98119-0342.

O Boi da Maioba conta com o patrocínio do Grupo Mateus, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima