Vereadores foram ao Palácio dos Leões agradecer ao governador Carlos Brandão pela parceria em favor da população de São Luís
Liderados pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Victor (PCdoB), 24 vereadores de São Luís e suplentes fizeram uma visita de cortesia ao governador Carlos Brandão (PSB), nesta terça-feira (27), no Palácio dos Leões. Os representantes do Poder Legislativo da capital agradeceram ao chefe do Poder Executivo estadual pela parceria firmada em favor da população.
Os vereadores reafirmaram o apoio de Brandão às demandas do parlamento municipal, enaltecendo a união de esforços com o Governo do Estado em prol do desenvolvimento de São Luís, que só tem a ganhar com essa relação Institucional afinada, produtiva e marcada pelo diálogo permanente.
O governador Carlos Brandão se comprometeu a trabalhar para manter a unidade com o Poder Legislativo municipal pelo desenvolvimento da capital
O presidente Paulo Victor fez questão de reforçar o alinhamento e o respeito mútuo entre o parlamento e o governo estadual, a fim de construir o melhor caminho para São Luís. “Gratidão, irmão! Você é um grande esteio”, declarou Paulo Victor, dirigindo-se a Brandão.
O governador se comprometeu a continuar trabalhando em parceria com a Câmara Municipal para que a unidade se reverta em mais melhorias para o povo.
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou a mensagem do Poder Executivo que reduz de 1,5% para 1% o valor da Taxa de Fiscalização de Transporte de Grãos (TFTG) correspondente a uma tonelada
O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (27), a Medida Provisória nº 408/2023, de iniciativa do Poder Executivo, que reduz de 1,5% para 1% o valor da Taxa de Fiscalização de Transporte de Grãos (TFTG) correspondente a uma tonelada. A MP altera a redação do art. 34 da Lei nº 11.867, de 23 de dezembro de 2022, que trata do aspecto quantitativo da TFTG referente ao transporte de soja, milho, milheto e sorgo.
Agora com força de lei, a Medida Provisória estabelece que o valor da TFTG corresponderá a 1,0% (um por cento) sobre o valor da tonelada de grãos transportados no Estado, retroagindo seus efeitos para 1º de abril de 2023.
A Mensagem Governamental encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Carlos Brandão esclarece que a iniciativa visa à “adequação de uma tributação justa com base na capacidade contributiva da sociedade em relação ao período em que se encontra”. Além disso, garante eficiência e dinamismo ao segmento econômico-tributário”.
Favoráveis
Durante o encaminhamento para a votação da matéria, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rafael (PSB), e os deputados Neto Evangelista (União Brasil), Florêncio Neto (PSB) e Wellington do Curso (PSC) proferiram discursos favoráveis à aprovação da MP.
O deputado Rafael lembrou que, recentemente, o governador Carlos Brandão reuniu-se com produtores na região do Sul do estado e houve uma convergência para a redução da taxa de fiscalização.
“O governador encaminhou essa mensagem por meio de Medida Provisória, que já está em vigor, reduzindo a taxa para 1%. Obviamente, dada à importância desta matéria, esta Casa também concorda e, agora, aprova esta MP tão importante para o nosso Estado”, declarou Rafael.
No mesmo tom, os deputados Neto Evangelista, Florêncio Neto e Wellington do Curso defenderam a aprovação da matéria. Neto Evangelista destacou a demonstração de diálogo que tanto a Assembleia quanto o Governo do Estado têm feito com a sociedade civil ao ponto de chegar a esse entendimento da redução da taxação de 1,5% para 1%. “É importante que a sociedade saiba da participação desta Casa Legislativa nesse debate, desse constante diálogo com a sociedade civil organizada”, ressaltou Neto Evangelista.
Os arraiais dos bairros da Cohab e do Vivendas do Turu, em São Luís, foram lançados por meio das redes sociais. Os dois movimentos culturais serão realizados no mesmo fim de semana. Na Cohab, a festança acontecerá na Praça V, 2º Conjunto, antes do Edigar do Galeto, nos dias 7 e 8 de julho.
Mantendo a tradição de prolongar a tradição aalegria do período festivo dedicado a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal na região do Turu, o Arraial do Vivendas do Turu será realizado nos dias 7, 8 e 9 de julho, na área verde do conjunto residencial.
Serão muitas atrações. Grandes manifestações culturais do Maranhão participarão dos dois arraiais (veja material de divulgação.
Os arraiais do Vivendas do Turu e da Cohab darão oportunidades de negócios para muitas pessoas das duas regiões de São Luís onde acontecerão os eventos.
As duas festanças serão realizados pelo Comitê da Praça V – Cohab e pela Associação dos Moradores do Vivendas e Planalto/Turu II, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e do vereador Marcial Lima.
Wellington analisou a conjuntura política, fez referência ao posicionamento das ruas e disse estar motivado na busca de uma São Luís melhor para as pessoas
O deputado estadual Wellington do Curso concedeu entrevista à TV Mirante, nesta terça-feira (27), e tratou de diversos temas com repercussão local. Entre eles, Wellington do Curso mencionou sobre a disputa nas eleições municipais de 2024, quando concorrerá ao cargo de Prefeito de São Luís.
Ao abordar o assunto, Wellington analisou a conjuntura política, fez referência ao posicionamento das ruas e disse estar motivado na busca de uma São Luís melhor para as pessoas.
“Em 2016, obtive mais de 100 mil votos de confiança. Em 2020, fui traído e me impediram de disputar as eleições, mesmo estando em 2º lugar nas pesquisas. Agora, em 2024, estou preparado para concorrer ao cargo de Prefeito. Ao longo dos últimos anos, estudei e me dediquei para chegar a uma versão que seja do que a população precisa. O sentimento das ruas é esse…é de confiança em meu trabalho. Faremos uma grande pre-campanha com a participação popular. Com a graça de Deus e com o apoio de cada ludovicense, estarei firme nesse projeto rumo a prefeitura em 2024”, disse Wellington do Curso.
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, discutiu com o presidente da MOB, Adriano Sarney, a execução do ousado projeto de mobilidade pelo modal ferroviário
Diariamente milhares de maranhenses fazem o percurso Ilha de São Luís e continente, os quais residem em Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Axixá, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Icatu e Itapecuru-Mirim. Muitos são os que trabalham, estudam e precisam de serviços na capital maranhense, causando um grande fluxo de deslocamento e do uso da rodovia BR-135. Porém, outra alternativa vem sendo pensada e pode finalmente sair do papel, pois o prefeito Hilton Gonçalo e o presidente da MOB, Adriano Sarney, estiveram reunidos para discutir a possibilidade de instalação de uma transporte ferroviário entre São Luís e as cidades que possuem linha férrea.
Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita desde 2017, vem apontando um destino para o uso dos vagões do VLT comprados em 2012 pelo então prefeito de São Luís, João Castelo (falecido). Em conversas com a TransNordestina e a Vale, o gestor municipal propôs um transporte ferroviário ligando São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e Itapecuru-Mirim.
Na quinta-feira, 22 de junho, o assunto voltou a tona com a visita do ministro dos Transportes, Renan Filho, que é um entusiasta do transporte ferroviário. Na oportunidade, Hilton Gonçalo apresentou o projeto ao auxiliar do presidente Lula.
Em seguida, na sexta-feira, 23 de junho, Hilton Gonçalo esteve reunido com o presidente da MOB, Adriano Sarney, que juntos vão tentar acelerar as discussões para implantação do projeto.
A intenção é proporcionar um transporte mais barato para estudantes, trabalhadores e pessoas que precisam se deslocar até São Luís ou ir até a região do Munim.
A medida traria um desafogamento da BR-135, que já sofre com um grande fluxo de veículos, seja carros pequenos, vans, ônibus e caminhões que passam pela rodovia diariamente.
O projeto ainda está engatinhando, mas quem sabe dessa vez, vire realidade um VLT ligando São Luís até Itapecuru-Mirim.
Paradas do transporte ferroviário
O VLT sairia do Tirirical (km 0 da BR-135), passando por Aracanga (Maracanã), Piçarra (Pedrinhas) e Mandubé (Estiva), em São Luís. No continente a primeira parada seria em Rosário, onde já existe uma estação pronta e recém recuperada pelo IPHAN. Logo em seguida três estações finalizariam o percurso – Recurso, Carema e Piruaba – todas em Santa Rita.
A atual linha férrea da TransNordestina não possui parada em Bacabeira, mas pode ser incluída duas estações, uma em Periz de Baixo e outra próxima a sede do município, assim como outra em Itapecuru-Mirim.
Polícia federal conseguiu prender o autor do crime, que ainda tentou fugir ao cerco
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a Operação Rastreio, em São José de Ribamar/MA, visando cumprir um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão contra suspeito de ser integrante de facção criminosa e ter praticado crime de roubo contra carteiro dos Correios, durante a entrega de encomendas postais.
O crime em apuração ocorreu no dia 1º de março deste ano, em São José de Ribamar. Na ocasião, o investigado abordou o funcionário dos Correios com emprego de arma de fogo e, mediante grave ameaça, subtraiu vinte e seis encomendas postais, além de seus pertences pessoais.
Durante o cumprimento dos mandados, o investigado fugiu, entretanto a equipe policial conseguiu capturá-lo. Na residência do investigado, foi encontrada a bicicleta que foi utilizada para cometimento do crime, bem como foram apreendidos dois aparelhos celulares.
O investigado foi conduzido à Central de Custódia e responderá pelo crime de roubo majorado cuja pena pode ultrapassar 10 anos de reclusão.
O deputado estadual pelo Maranhão Wellington do Curso, representando o Maranhão, tomou posse como vice-presidente da UPM (União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul). A assembleia geral da entidade foi realizada no último dia 23, no Palácio Legislativo de Buenos Aires, na Argentina, e contou com as presenças de representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Na oportunidade, foi empossado como presidente da entidade, o deputado estadual do Tocantins Valdemar Júnior.
Na ocasião, o deputado Wellington destacou a importância de representar o Maranhão nessa discussão internacional.
“É com alegria que encaro a missão de ser o vice-presidente da UPM pelo Brasil. Uma oportunidade de representar o Maranhão nessa discussão internacional e ter uma proximidade ainda maior com outros países. Debates de projetos e ações que possam beneficiar a nossa gente e trazer melhorias para o nosso Maranhão”, disse o deputado Wellington.
Operação Guardião cumpriu ainda mandado de busca e apreensão no município maranhense
Policiais federais diante do campus do IFMA de Bacabal, onde servidores foram ameaçados com cartas anônimas
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (27), a Operação Guardião. A investigação se iniciou a partir de informações encaminhadas pela Direção do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no município de Bacabal, dando conta da existência de ameaças a vários servidores da instituição através de cartas anônimas deixadas na sala da direção.
Durante as investigações, foi possível identificar um suspeito. Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência na cidade de Bacabal, além de um mandado de intimação de medidas cautelares diversas da prisão: proibição de contato com servidores, proibição de acesso ao IFMA-Bacabal e instituição de trabalhado remoto.
A medida foi determinada pelo juízo federal da subseção judiciária do município.
Comentários