O Tambor de Crioula Desejo de São Benedito e Conceição abriu os festejos juninos na Praça da Família, no Maiobão, na noite do último domingo (18)
Apresentação Tambor de Crioula Desejo de São Benedito e Conceição marcou a abertura da programação junina de Paço do Lumiar
Várias autoridades de Paço do Lumiar, como o secretários Municipal de Infraestrutura e Urbanismo Walburg Neto, e de Mobilidade Urbana Pádua Nazareno, além do presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Republicanos), prestigiaram a festa na noite de domingo (18), na Praça da Família, no coroação do Maiobão.
A primeira atração a subir ao palco foi o Tambor de Crioula Desejo de São Benedito e Conceição, seguindo pela Dança Country Festa de Rodeio, que animou o público presente, levando muitos a acompanhar os passos dos dançarinos e dançarinas. A festança teve continuidade com o som do cantor Maurício Melo, que apresentou uma ‘playlist’ das antigas, com músicas variadas de forró e arrocha pra animar o público.
A Quadrilha Dançando ao Luar, do município de Pinheiro, também se apresentou no arraial montado pela Prefeitura de Paço do Lumiar na Praça da Família, no Maiobão
Com o tema “Crendices de quem me disse”, destacando as lendas do folclore brasileiro, a Quadrilha Dançando ao Luar, da cidade de Pinheiro também se apresentou. Com 35 anos de existência, a brincadeira já fez história nos vários arraiais do Maranhão, já tendo representado o estado na cidade de Brasília e no Ceará.
“Estamos muito felizes em participar mais uma vez do São João em Paço do Lumiar”, disse Maria Rosa Ferraz, uma das componentes da quadrilha. O Bumba-Meu-Boi Brilho da Ilha e do Maiobão, ambos de sotaque de Orquestra, fecharam com chave de ouro a terceira noite de festejos juninos na cidade de Paço do Lumiar.
A Dança Country Festa de Rodeio foi uma das atrações dos festejos juninos de Paço do Lumiar e encantou o público
“Estamos só no começo dessa grande festa, que vai durar todo o mês de junho, e se estende até o mês de julho, com muitas atrações para a população luminense”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Leno Gouveia, que chamou o público para participar da festança, que nesta segunda-feira(19), terá na programação dança country, quadrilha, cacuriá, tambor de crioula, bumba meu boi, e muito mais.
O vereador Marcial Lima (Podemos) manifestou pesar pela morte do procurador de Justiça aposentado Plínio Teixeira Gomes Ferreira, seu cunhado e padrinho,. ocorrida nesta segunda-feira (19). Marcial externou a profunda tristeza que a perda causou em todos os familiares e amigos e lembrou a trajetória profissional do agora saudoso Plínio Teixeira, que atuou como promotor de Justiça em diversas comarcas do Maranhão.
Segue a nota:
Uma segunda-feira (19/6) triste para todos nós!
Registramos, com muito pesar, o falecimento do procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) Plínio Teixeira Gomes Ferreira, meu cunhado e padrinho.
Casado com minha irmã Socorro Arruda, pai de Nélio, Nelson Arruda, Plínio Filho (“in memoriam”), Valéria, Letícia e Marcelo Bala.
Muito conhecido em todo o Estado como promotor de Justiça, tendo atuado em várias comarcas do interior do Maranhão, carinhosamente chamado de “Seringueira”.
O velório está sendo realizado na Salvatore Funeral Home, unidade localizada no Bairro do Calhau (próximo ao Golden Shopping).
O sepultamento será nesta terça-feira (20/6), no Cemitério Complexo Salvatore (antigo Jardim da paz), situado na Estrada de Ribamar, às 10h da manhã.
Os parentes agradecem o apoio dos amigos e conhecidos nesse momento de perda.
O vereador Marlon Botão acompanhou exame de visão realizado em.morsdor do bairro Alemanha durante a ação social
O vereador Marlon Botão (PSB) realizou neste fim de semana, em parceria com a universidade Uninassau, uma ação social que ofertou diversos serviços e atendimentos totalmente gratuitos à população, beneficiando mais de 300 famílias de comunidades como Vila Bacanga, Estiva, Vila Primavera, Maracanã, Alemanha e Centro. . Na ação, as famílias tiveram acesso a orientação jurídica, serviços odontológicos, ginecologista, oftalmologista, clínico geral, nutricionista, vacinação contra Covid-19 e gripe, testes rápidos, escuta psicológica, teste de glicemia, avaliação física, entre outros. . De acordo com o parlamentar, a ação mostra a importância de parcerias público-privadas para o empoderamento da população mais vulnerável. . “Quero, antes de mais nada, agradecer a parceria da universidade Uninassau, ao reitor Caio Vieira por topar a nossa iniciativa desde o começo. Essa ação não seria possível sem a participação da Uninassau. E eu acho que o sucesso dela mostra a importância dessas parcerias público-privadas para o empoderamento da nossa população, especialmente para as famílias mais vulneráveis”, disse. . “A verdade é que, dado o tamanho da desigualdade social que ainda hoje afeta a nossa população, o poder público, sozinho, não consegue atender a todos com a agilidade necessária. É por isso que sempre busquei essas parcerias com a iniciativa privada, que tem sim uma responsabilidade social com a cidade, para que a gente possa garantir pelo menos o básico para quem precisa. O caminho para uma cidade mais justa passa pela colaboração de todos”. . A aposentada Maria do Rosário, de 60 anos, parabenizou a iniciativa do vereador. . “Há muito tempo eu estava atrás de uma consulta de vista, mas não tinha condições de pagar. Até procurei os serviços públicos, mas as filas são tão grandes que tiram as forças da gente”, disse a aposentada.
Populares agradeceram ao vereador Marlon Botão pelos cuidados oferecidos gratuitamente à comunidade
“Mas hoje, finalmente, graças a essa ação do vereador Marlon Botão, eu pude fazer a minha consulta. A nossa comunidade agradece e eu espero que ações como essa de hoje se repitam, porque as comunidades precisam”. . Empoderamento . Marlon Botão ressaltou que o seu objetivo é ir além do assistencialismo, para garantir o empoderamento real da população mais pobre de São Luís, gerando oportunidades de emprego e renda. . “Os programas assistenciais são importantíssimos porque garantem o alimento para quem tem fome, a água para quem tem sede. Mas, se quisermos mudar de verdade a vida das pessoas, nós temos que ir além e pensar em políticas públicas que oportunizem o empoderamento dessas famílias”, disse. . “É o que eu tenho buscado desde o início do meu mandato. Realizo ações sociais contínuas em diversos bairros, na Zona Rural e na área Itaqui-Bacanga, mas, junto aos projetos sociais, também busco essas parcerias público-privadas para criar oportunidades para que as pessoas possam, através do trabalho, mudar a realidade das suas famílias”. . O parlamentar deu o exemplo das turmas de bombeiros-mirins formadas na comunidade de Pedrinhas. . “Em Pedrinhas, com o nosso projeto Cidadania e Lazer, nós demos o treinamento de Bombeiro Civil Mirim para mais de 50 crianças, como uma forma de prepara-las para o futuro. O projeto é um sucesso porque envolve toda a comunidade e as famílias”, disse. . “Ao mesmo tempo em que tiramos essas crianças das ruas, onde algumas delas poderiam ser atraídas pelo crime organizado, nós mostramos que elas podem ter uma vida melhor por meio da educação, do trabalho e da disciplina. Com o Cidadania e Lazer nós formamos cidadão comprometidos com a cidade. É uma iniciativa que se mostrou produtiva, e por isso realizamos ações semelhantes em várias outras comunidades da capital”. . Mais ações . Marlon Botão disse, ainda, que continuará buscando instituições privadas comprometidas com o bem social para levar ações como a realizada na universidade Uninassau para mais bairros. . “A ideia é levar essas ações para o maior número de bairros possível, especialmente para aqueles que mais precisam. Eu já estou em conversa com outras instituições e, felizmente, a resposta tem sido muito positiva. Com esse trabalho, nós vamos levar oportunidades e dignidade para muitos outros bairros de São Luís”, disse. . “É assim, com cada um fazendo a sua parte, que nós vamos pelo menos amenizar um pouco o sofrimento e a dificuldade das famílias ludovicenses. É assim que vamos construir uma cidade mais justa para todos”, finalizou o vereador.
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para fazer referência aos números divulgados no último domingo (18) pelo instituto EPO – Estratégias Pesquisas de Opinião. De acordo com o resultado, Wellington totaliza 5,3% da intenção dos votos, estando entre os 4 candidatos em melhor posição.
Ao fazer referência, o deputado Wellington disse ter como satisfatório o resultado da pesquisa e afirmou que seguirá com um trabalho sério e de resultados em defesa de São Luís.
“Os números comprovam a confiança das pessoas em nosso trabalho. Por isso, é com alegria que recebemos o resultado dessa pesquisa que reflete, na realidade, o reconhecimento da população pelo nosso trabalho sério e independente em defesa de São Luís. Temos um mandato popular que foi conquistado com votos limpos e honestos, sem dinheiro público do governo ou prefeituras, sem padrinho político, sem tempo de televisão e sem fundo partidário. Enquanto alguns têm apoios políticos e usam a máquina pública, nossa força vem do povo. Seguiremos assim, trabalhando com coragem e sempre à disposição dos maranhenses. Conheço a realidade de São Luís e da sua população. Tenho coragem e atitude para resolver os problemas. Juntos somos mais fortes. Obrigado pela confiança!”, afirmou o pré-candidato Wellington do Curso.
Ponto crítico fica em frente à livraria Acalanto: falta de infraestrutura causa múltiplos transtornos
Bastante movimentada, a entrada/saída do bairro Diamante, na esquina com a Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís, está tomada por buracos e apresenta uma série de deformações no asfalto. A falta de infraestrutura no trecho prejudica o tráfego e favorece a criminalidade, principalmente à noite. O problema é antigo e se agrava a cada dia por causa das chuvas e do fluxo intenso de veículos, muitos deles pesados, principalmente ônibus.
O local é ponto de convergência de condutores que usam o bairro Diamante como via de acesso ao Centro e a bairros próximos, como o Apicum, e procuram evitar os congestionamentos diários na Avenida Camboa, no Canto da Fabril e arredores.
Com tantos buracos e afundamento do asfalto, o trecho já não permite agilidade, pois os motoristas são obrigados a reduzir a marcha e até mesmo parar no ponto mais crítico, que fica em frente à livraria Acalanto, alguns metros após a sede da Procuradoria Geral de Justiça, no sentido de quem segue para o Complexo Deodoro, Rua Grande e adjacências.
Criminalidade
Para piorar, a buraqueira representa risco de ataques criminosos, pois ao trafegar lentamente ou mesmo parar, o condutor se torna vítima potencial de assaltos. No caso específico das mulheres, o perigo de atos de violência sexual também é real.
A Prefeitura de São Luís precisa dar prioridade, com urgência, à resolução desse grave problema, a fim de eliminar os múltiplos transtornos que decorrem da sua flagrante omissão.
A Prefeitura de Caxias lançou a campanha promocional “Compra Premiada no Mercado Central de Caxias” para atrair mais público e impulsionar as vendas no local. A ação consiste no sorteio de prêmios aos consumidores e é executada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (Semapa). O primeiro sorteio acontecerá no próximo domingo, dia 25.
Para concorrer aos prêmios, basta comprar no Mercado Central de Caxias, que oferece ampla variedade de produtos, desde gêneros alimentícios, utensílios domésticos, confecções a itens do artesanato regional. Uma vez realizada a compra, o consumidor receberá um.ou mais cupons para preencher com seus dados e depositar em uma urna.
Na primeira edição do sorteio, dia 25, os clientes concorrerão a um fogão, um ventilador e um liquidificador. Será apenas a primeira de ontem na série de rodadas da sorte, que prometem fazer sucesso junto ao público e fortalecer o comércio no Mercado Central de Caxias.
A campanha promocional realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Semana,.agradou em cheio os comerciantes do Mercado Central de Caxias e já desperta o interesse de um número crescente de consumidores.
Interessados podem consultar as ofertas por curso, vaga e instituição por meio do Portal Único de Acesso. O Programa contempla 1.666 cursos, de 65 instituições de educação superior
A Universidade Federal do Maranhão oferece 3.063 vagas em cursos de graduação no segundo semestre deste ano
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a terceira instituição em número de vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no segundo semestre de 2023. O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de vagas para o segundo processo seletivo deste ano. A edição disponibilizará 51.277 vagas, de 1.666 cursos de graduação. Ao todo, 65 instituições de educação superior assinaram o Termo de Adesão (TA) ao programa.
Os interessados podem consultar as ofertas por vaga, curso e instituição, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior — Sisu. As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2023 do Sisu terão início em 19 de junho e vão até o dia 22 do mesmo mês, pelo Portal Único de Acesso.
Entre as instituições de educação superior que mais ofereceram vagas estão: Universidade Federal Fluminense (UFF), com 4.096; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 3.811; Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 3.063; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), 2.485; Universidade Federal do Piauí (UFPI), 2.292; Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), 2.217; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 1.835; Universidade Estadual do Piauí (Uespi), 1.690; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 1.650; e Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1.598 vagas.
Números – a maior parte das ofertas de vaga para o Sisu 2023/2 está concentrada nos estados do Rio de Janeiro (13.221), Minas Gerais (8.038), Bahia (4.869), Piauí (4.422) e Paraíba (3.728). Ao todo, 24.726 vagas são para ampla concorrência e 22.560 para cotas. Para ações afirmativas próprias da instituição são reservadas 4.011 vagas.
Curso – o curso com mais vagas ofertadas foi o de Pedagogia, com 2.011 ofertas, seguido de Administração (1.697); Ciências Biológicas (1.543); Direito (1.485); Matemática (1.429); Química (1.380); Medicina (1.343); Física (1.311); Engenharia Elétrica (1.248) e Engenharia Civil, que está ofertando 1.222 vagas.
Turno – ao todo, o Sisu 2023/2 ofertará 26.352 vagas para o turno integral, 16.327 para o noturno e 4.293 para o matutino. O turno vespertino conta com 3.897 vagas e a modalidade de Educação a Distância (EaD) com 428.
Confira o cronograma completo do Programa:
Sisu – o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010 e, atualmente, está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sistema reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a grande maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). A inscrição é gratuita e realizada, exclusivamente, pela internet, por meio dos serviços digitais do Governo Federal (gov.br). Podem se inscrever para o Sisu todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, antes do processo seletivo do Sistema.
Comentários