O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou a nomeação do geógrafo Maurício Itapary para o cargo de subprefeito do Centro. O novo auxiliar da administração municipal da capital ocupou, até abril deste ano, o posto de superintendente regional do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e foi exonerado por força de uma conspiração do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Maurício é funcionário de carreira do IPHAN, desde 1995. O novo subprefeito de Centro é formado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduado em Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico e Ambiental.
A acusação de que Flávio Dino orquestrou a trama que resultou na demissão de Maurício Itapary, que chefiava o IPHAN no Maranhão desde 2016, partiu do escritor e ex-ministro da Cultura no governo do ex-presidente José Sarney, Joaquim Itapary, pai do ex-superintendente do IPHAN.
Em protesto contra o complô, Joaquim Itapary renunciou à sua cadeira na Academia Maranhense de Letras (AML), deixando, assim, de ser confrade de Dino, eleito imortal quando ainda exercia o mandato de governador do Maranhão. Posteriormente, foi informado que o imortal não poderia abrir mão da sua cadeira, pois o regimento da Casa de Antônio Lobo proíbe tal ato.
Em substituição a Maurício Itapary, foi nomeada superintendente regional do IPHAN a arquiteta Lena Carolina Andrade Fernandes Ribeiro Brandão, filha do atual prefeito do município de Arame, Pedro Fernandes, e irmã do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé.
Abaixo, o anúncio do prefeito Eduardo Braide:
Ele é Katia não se suportam kkkkkkk não sei como ficará isso.