Servidores deixaram cargos vagos alegando falta de condições salariais; desligamentos causaram déficit de pessoal
Em razão das péssimas condições salariais, dezenas de exonerações e concessões de vacância estão ocorrendo no Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA), sem nenhuma reposição. Conforme levantamento, pelo menos 61 aprovados no último concurso poderiam ser nomeados imediatamente.
A informação é do Sindicato dos Servidores do DETRAN-MA (SINSDETRAN-MA), que alerta para o risco de um colapso nos serviços prestados pelo órgão por falta de pessoal. O último concurso público para preenchimento de vagas na autarquia estadual foi realizado há seis anos e tem validade até 2024, após sucessivas prorrogações.
EXONERAÇÕES A PEDIDO
De acordo com a Divisão de Gestão e Recursos Humanos do DETRAN-MA, foram concretizadas 132 exonerações e concessões de vacância até o dia 30 de janeiro deste ano. Foram 15 analistas de trânsito e 117 assistentes de trânsito que pediram desligamento das suas funções, desfalcando significativamente o quadro funcional.
CARGOS VAGOS
As últimas informações oficiais são de 55 cargos vagos para assistente de trânsito (até 16/05/2023) e seis para analista de trânsito (até 31/03/2023). O déficit de pessoal se deve justamente aos pedidos de exoneração apresentados por servidores insatisfeitos com as condições salariais oferecidas pelo DETRAN-MA.
De acordo com a Secretaria de Estado Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (SEGEP), por meio do Núcleo de Apoio à Comissão Central de Concurso Público (NACCCP), o concurso do Edital nº 02/2017 está válido até 17/05/2024. O SINSDETRAN-MA diz que esquerda que as nomeações do Processo nº 86205/2022 sejam efetivadas o mais rápido possível.
Ao sindicato afirma, ainda, que continuará cobrando constantemente a reposição do quadro de servidores, atualmente defasado, o que implica diretamente em prejuízo aos serviços prestados pelo DETRAN-MA à população.
Abaixo, despacho confirmando o número de exonerações e cargos vagos no DETRAN-MA atualmente:
Os serviços da sede, dos postos avançados, dos Vivas e de todas as Ciretrans estão sendo fortemente prejudicados por essa política de não nomeação dos aprovados no último concurso público e pela evasão dos servidores efetivos, em decorrência da irresponsável desvalorização salarial imposta há quase uma década à categoria dos servidores do Detran.
Também com salário de falado o profissional tem que buscarmelhores oportunidades, afinal já vai pra 9 anos que o servidor público não tem recomposição salarial. Enquanto isso tivemos aumentos nos intens da cesta básica, transporte medicamentos e tudo o mais. Estamos quase para pedir esmolas nos semáforos.