O Ministério do Turismo deu destaque ao arroz de cuxá e à torta de camarão, dois pratos típicos do Maranhão, como atrativos da gastronomia junina, apontando as iguarias como atrativos para os visitantes durante os festejos que se aproximam. Em meio às ações de divulgação que vem realizando para promover o São João em diferentes regiões do Brasil este ano, foi a primeira vez que o órgão fez menção a alguma particularidade maranhense relacionada à festa.
Por meio da sua comunicação institucional, o Ministério do Turismo lembrou que faltam poucos dias para os festejos juninos no país e indicou entre os atrativos do grandioso folguedo estão as comidas típicas, que encantam o paladar e movimentam milhares de visitantes nos tradicionais destinos do país.
“Canjica, pamonha, quentão, pinhão… hummm! O que não faltam são opções para os amantes da gastronomia regional brasileira realizarem uma verdadeira viagem pelo sabor e pela cultura do nosso país. Mas você sabia que em cada cantinho do Brasil há um sabor ou curiosidade culinária específica nesta época do ano?”, indagou a pasta.
No Maranhão, por exemplo, o arroz de cuxá e a torta de camarão dão um toque especial na culinária junina do estado e têm presenças garantidas nas barraquinhas dos arraiais. O primeiro prato é um dos xodós dos maranhenses e é feito com ingredientes como: vinagreira, diferentes especiarias, farinha de mandioca e camarão.
O fruto do mar, também, é um dos principais componentes do segundo prato e dá um charme à mais na receita, que, apesar de ser típica do período junino, permanece na gastronomia regional durante todo o ano. Com tantos sabores inconfundíveis, é difícil resistir.
Embora tardia, a divulgação certamente valoriza o São José do Maranhão, estimulando o fluxo turístico no estado durante a festança. Que sirva de exemplo para que no próximo ano órgão realize uma ação planejada e com mais visibilidade.
Saiba mais aqui.