A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou seis vítimas e prendeu três suspeitos ao intensificar, entre os dias 2 e 18 deste mês, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Maranhão, por meio da Operação Domiduca. A força-tarefa executou ações coordenadas voltadas ao resgate de vítimas de exploração sexual e em situações de vulnerabilidade infanto-juvenil.
A operação foi desenvolvida de forma integrada com a
Polícia Civil, Polícia Militar e o llCorpo de Bombeiros do
Maranhão e contou com o acompanhamento dos conselhos tutelares de cada área de atuação.
A ações de fiscalização aconteceram em pontos sensíveis situados às margens das rodovias federais, anteriormente identificados por meio do Projeto MAPEAR. Além do trabalho repressivo aos crimes que têm como vítimas crianças e adolescentes, a PRF atuou de forma preventiva, por meio de palestras e atividades educativas.
Os policiais conscientizaram motoristas, comerciantes e frequentadores de estabelecimentos comerciais sobre a importância da proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes, estimulando a participação social através de denúncias para o enfrentamento a esses crimes.
A Operação Domiduca está inserida dentro da Operação
Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para o combate à exploração sexual infanto-juvenil.
Resultados da operação no Maranhão:
- 289 pontos fiscalizados
- 4.845 pessoas alcançadas
- 6 crianças e adolescentes resgatados
- 3 pessoas detidas
Operação Domiduca
O nome da operação faz referência à deusa Domiduca, que na mitologia romana protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.