Centenas de famílias que moram no bairro Santa Quitéria, no município de Bacabeira, temem ser despejados a qualquer momento por força da decisão judicial que pede a reintegração de posse de uma área de 235 hectares da qual o bairro improvisado faz parte. Ao longo dos anos, foram feitas aberturas de ruas, construções de casas, escolas, igrejas, tudo de forma irregular e com a conivência de políticos locais. A área fica em frente à extinta obra da Refinaria Premium I, à margem da BR-402 (trecho que liga Bacabeira a Rosário).
O problema se arrasta há anos sem uma solução. O processo judicial de reintegração de posse é do ano de 1998, com decisão definitiva, ou seja, com trânsito em julgado, quando não cabe mais recurso, proferida em outubro de 2007, atendendo ao pedido do autor da ação, que é proprietário legitimo da área.
Apesar dos prefeitos da época, Venâncinho e Alan, terem apresentado “providências” para resolução do problema e sempre garantirem não medir esforços para resguardar a segurança e o proteção dos moradores, a conversa sempre foi para ´´boi dormir“. Afinal, o processo foi julgado e não existe mais qualquer possibilidade de recurso.
Entra prefeito e sai prefeito prometendo rios e mundos, essas famílias temem uma iminente reintegração de posse, com o risco de perderem tudo, por força da decisão judicial debatida há quase 25 anos.
Vários moradores também denunciaram a associação de moradores do bairro, que vive fazendo coleta de dinheiro para resolver o problema, sem nunca ter resolvido nada. Entra e sai presidente e nunca resolve.