Num cenário de intensa busca por conectividade, a TIM anuncia a ampliação da rede 4G para todos os 217 municípios do Maranhão. A expansão da tecnologia de quarta geração oferece aos clientes uma experiência de navegação mais rápida e estável e permite a ampliação da internet móvel de alta velocidade para mais maranhenses.
“O Maranhão é um Estado muito estratégico para a TIM e conseguir cobrir todos os municípios foi um desafio imenso, em função das dimensões continentais da região, com 331 mil km². Mas levar conectividade para a população das cidades mais distantes é um orgulho para a companhia. É a oportunidade de conectar cada vez mais pessoas e fomentar ainda mais a economia do Estado”, afirma Graciela Berlezi, Diretora de Vendas da TIM Centro-Norte.
Para expandir a rede na região, uma das iniciativas da companhia foi o projeto Sky Coverage. A TIM encontrou no céu a solução que buscava para estender a rede de quarta geração de serviços móveis (4G) aos maranhenses e garantir mais inclusão social. Desde 2021, a empresa tem utilizado a energia do sol e a cobertura de satélite artificial para viabilizar o projeto de colocar torres de celular nos lugares mais distantes, mesmo onde não há infraestrutura física de rede elétrica ou de ou de telecomunicações.
Vale destacar que, apesar de geograficamente estar localizado no Nordeste, o Maranhão, para o setor de Telecom faz parte das estratégias do Norte.
Atualmente, a TIM detém 20,4% de participação de mercado no Maranhão. Esse percentual corresponde a mais de 1 milhão de clientes no Estado, sendo mais de 250 mil somente em São Luís. Para atender o público, a operadora tem 14 lojas no Estado, entre próprias e revendas, e mais de 2 mil pontos de recarga no Estado.
Outro dado relevante, é que 36 bairros de São Luís já têm o 5G e 100% das cidades maranhenses já contam com o serviço de VoLTE, que oferece alta qualidade nas chamadas de voz, menor tempo para completar chamadas e redução do consumo de bateria do celular, entre outras vantagens.