A fim de alertar toda a sociedade sobre os perigos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, a campanha Maio Laranja destaca o dia 18 de maio como data nacional de combate. Porém, pela primeira vez neste ano, o tema é estendido por todo o mês, com ações e reflexões sobre essa realidade, que tem sido ainda mais identificada também no ambiente virtual. De acordo com a Safernet, houve 111.929 denúncias de crimes envolvendo fotos e vídeos de violência sexual contra crianças no Brasil em 2022.
Em São Luís, a programação alusiva ao dia 18 de maio já foi iniciada com uma ação de conscientização em parceria firmada entre o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com atuação na região do bairro do Turu e o Rio Anil Shopping, no dia 5 de maio. Com a presença de representantes do poder público, professores, adolescentes atendidos pelo Creas e a sociedade civil, foi realizado um ato simbólico para apresentar e destacar o tema pelo shopping, por meio de panfletagens, falas e flores na entrada, despertando a curiosidade e gerando trocas de informações sobre o assunto.
A representante do Creas, Iara do Vale, ressalta a importância de atos como esse para ampliar as discussões e não deixar que o problema seja esquecido. “Esperamos atingir o maior número de pessoas possível, porque é uma campanha muito importante e nós precisamos lutar para que nossas crianças e adolescentes sejam protegidos”, explica.
O promotor de justiça titular da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania, Dr. Douglas Assunção Nojosa, também presente na ação, lembra a necessidade de estar alerta na rotina dos pequenos. “Representamos, junto a outras instituições, uma rede integral de proteção de direitos e nos manifestamos publicamente no shopping para chamar a atenção da comunidade sobre a necessidade de todos se engajarem na garantia de direitos das crianças e adolescentes. Nós do Ministério Público temos conhecimento de que existe um índice grande de abuso sexual, principalmente dentro dos lares, e muitos casos são silenciados. É uma situação muito grave, ninguém pode se calar. É preciso estar atento ao comportamento e aos sinais da criança e do adolescente. Participaremos da campanha durante todo o mês”, afirma.
Segundo a superintendente do Rio Anil Shopping, Francine Machado, que também participou do momento, abraçar a causa e oferecer um espaço de grande circulação para conscientizar é muito importante. “Usar a estrutura do shopping, que recebe milhares de pessoas todos os dias, para dar visibilidade a esse tema nos deixa muito honrados e felizes ao saber que estamos contribuindo para que a mensagem de prevenção e proteção de crianças e adolescentes alcance cada vez mais a população”, celebra.
No momento de explanação e falas informativas, a jovem estudante Laisa Alessandra dos Santos (17) também deixou o seu recado destacando como também é essencial o diálogo entre pais e filhos. “Em alguns lares esse assunto infelizmente ainda é um tabu e muitas crianças e adolescentes não têm nem a oportunidade de conversar com os pais, receber orientações e poder denunciar casos de violência. Então, atos como esse levam informações e esclarecem que esse jovem pode contar com o apoio de muitas pessoas e instituições e não está sozinho”, finaliza.
PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS
Na segunda semana de maio, serão realizadas palestras em escolas, na terceira semana, a Secretaria da Criança e do Adolescente junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) farão caminhada de conscientização e, por fim, na última semana, serão realizadas mais panfletagens pelo Creas.
COMO DENUNCIAR
Existem diversos canais em que é possível registrar a denúncia em caso de violência e abuso contra crianças e adolescentes, fique atento:
- Conselho tutelar;
- Delegacias especializadas ou comuns;
- Disque denúncia local ou disque 100;
- Polícia Militar (190);
- Polícia Federal;
- Polícia Rodoviária Federal (191);
- Crimes na internet: new.safernet.org.br.