A campanha, promovida pelo Projeto Universidade Promotora de Saúde, tem a finalidade de promover ações de saúde voltadas para a comunidade universitária e população em geral
Será realizada nos dias 15 a 19 de maio, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), uma campanha de vacinação em diversos prédios do Câmpus São Luís com a proposta de promover ações de saúde voltadas para a comunidade universitária, sejam discentes, docentes e técnicos administrativos, além da população em geral, especialmente da área Itaqui Bacanga. A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (Ses).
No dia 15, a solenidade de abertura será realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire, com início às 13h e encerramento às 19h. No dia seguinte, das 9h às 17h30, o projeto realizará a vacinação no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Já a tarde do terceiro dia, será dedicada ao Centro de Ciências Sociais (CCSO), com início às 13h, até às 19h. No penúltimo dia do evento, o projeto visitará o Centro de Ciências Exatas e Tecnológica (CCET), das 09h até às 17h30. Por fim, no último dia de evento, as atividades da campanha serão realizadas no Curso de Farmácia, com início às 13h, até às 18h.
O autor da proposta, Carlos Leonardo Figueiredo Cunha, professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade, conta que a ideia para a iniciativa surgiu durante o Seminário Internacional, promovido pela Escola de Enfermagem Ana Nery, realizado em janeiro desse ano.
“Do Seminário Internacional, tirou-se a proposta de organizarmos atividades conjuntas em um grupo de trabalho, envolvendo pesquisa e ação participativa voltadas às potenciais ações que sejam transformadoras das condições de saúde, como: saúde mental, ambientes profissionais, saúde dos trabalhadores, estilo de vida saudável, entre outras, que trabalhem as questões de saúde, educação, empoderamento, lazer, alimentação e temas relativos à questão da Universidade como um ambiente promotor de saúde”, explica.
O programa realizará aplicação das vacinas bivalente e para influenza, em que, para ter acesso à vacinação é necessário um documento com foto e o cartão de vacinação. Além dessa, o programa também trará palestras educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos masculinos e femininos e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites; Campanha de conscientização contra o Tabagismo; Orientação sobre alimentação saudável; Ações de controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus e Violência contra a Pessoa Idosa; Além de uma parceria para realização de informes sobre promoção de saúde com a Rádio Universidade FM e a TV UFMA, no quadro Momento Saúde.