![](https://www.blogsoestado.com/danielmatos/files/2023/04/Screenshot_20230424-0255002.png)
O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) afirmou, em vídeo postado nas redes sociais na noite de domingo (23), que teve responsabilidade direta na retratação pública feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após fala preconceituosa sobre portadores de deficiência mental. Em recente reunião com ministros e governadores, Lula disse que pessoas acometidas por esse tipo de transtorno de saúde têm “desequilíbrio de parafuso”.
O parlamentar do Maranhão revelou ter entrado em contato com o Ministério das Relações Institucionais tão logo tomou conhecimento da declaração desastrada do chefe de nação sobre os portadores de deficiência intelectual. “Fiquei muito chateado e magoado com essa fala do presidente”, afirmou Duarte Jr., cujo filho é portador de síndrome de Down, o que reforçou sua atuação em favor da causa
Duarte Jr. reasaltou que a retratação de Lula, por si só, não é suficiente para garantir direitos, respeito e oportunidades aos brasileiros que sofrem com transtornos mentais. Segundo o deputado, para que haja avanço, é fundamental que o presidente da República assine o decreto que garante o diagnóstico precoce de doenças que afetem o intelecto.
Clique aqui e assista ao vídeo.