Mortes frequentes de bebês no parto causam terror, dor e revolta em São José de Ribamar, cujo prefeito é obstetra

2comentários
A vereadora Luciana Lauande fez um relato dramático sobre mortes frequentes de bebês na rede de saúde pública de São José de Ribamar

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de São José de Ribamar, na sessão legislativa do último dia 13, a vereadora Luciana Lauande (Avante) denunciou a recente onda de mortes de bebês por falta de atendimento, por imperícia ou negligência das equipes médicas na rede de saúde do município, que, pasmem, tem como prefeito o médico obstetra Dr. Julinho (PL).

Um misto de terror, dor e revolta tomam conta da terceira maior cidade do Maranhão, recentemente apontada por uma pesquisa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) como uma das 20 menos capazes de cuidar da saúde da população em todo o Brasil.

Em seu pronunciamento, a vereadora relatou o caso de uma gestante que havia dado entrada, horas antes do seu discurso, no Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, sentindo fortes dores de parto, mas foi orientada a voltar para casa porque a bolsa ainda não havia estourado. Sem a devida assistência, a mulher, de 36 anos, e que há sete vinha tentando engravidar, acabou perdendo o filho.

Na autópsia, foi constatado que a criança havia engolido fezes e morreu sufocada no ventre materno. Para completar a sucessão de erros e atos de claro descaso, o corpo do bebê permaneceu por várias horas no necrotério da rede de saúde, descoberto, enquanto o pai registrava o óbito em uma delegacia.

Maternidade Municipal de São José de Ribamar vem registrando óbitos frequentes de bebês,. segundo denúncia da vereadora Luciana Lauande

Luciana Lauande contou, ainda, na tribuna, que uma assessora do seu próprio gabinete deu à luz, semana passada, na rede de saúde pública ribamarense, e a família tomou um susto, pois o bebê nasceu com a pele roxa, sinal de que houve alguma complicação no procedimento de parto.

Turismo de saúde foi promessa enganosa

Sobre o fato de o prefeito Dr. Julinho ser médico obstetra, a vereadora lembrou a expectativa gerada na população, durante a última campanha eleitoral, pela qualificação profissional do gestor. Segundo ela, o povo acreditou que, ao elegê-lo, garantiria melhores cuidados em saúde. Na época, aliados do então candidato Julinho chegaram a anunciar que São José de Ribamar se tornaria polo turístico na área de saúde, e receberia pacientes de diversas outras cidades, o que não passou de falácia.

A verdade é que São José de Ribamar vivencia o caos em sua rede hospitalar, atestando os dados alarmantes revelados pela pesquisa do Tesouro Nacional, corroborados pela realidade dramática que se impõe no município, que está em pânico ante as sucessivas mortes de bebês na rede pública de saúde.

Clique aqui e assista ao discurso da vereadora Luciana Lauande.

2 comentários para "Mortes frequentes de bebês no parto causam terror, dor e revolta em São José de Ribamar, cujo prefeito é obstetra"


  1. Tonivaldo Silva Garcia

    Este final semana minha sobrinha foi mais uma vítima, ela entrou pra ter bb logo após ter bb teve uma empregada que terminou perdendo a vida

    • Daniel Matos

      Boa tarde! Me passe mais informações sobre esses dois casos ocorridos no último fim de semana. Meu WhatsApp: 98 98509-4675.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS