A Travessa Renato Viana, via de acesso aos bairros Alemanha e João Paulo, a partir da Ponte Hilton Rodrigues, que liga o Ipase à Ivar Saldanha, está totalmente bloqueada por buracos abertos no asfalto em decorrência das fortes chuvas que castigam São Luís. Com a interdição, os condutores perderam uma boa opção de escape e o trânsito ficou ainda mais congestionado na região.
Após a buraqueira obstruir o tráfego na Travessa Renato Viana, provocando afundamento em alguns pontos do pavimento, moradores resolveram protestar contra o que chamam de descaso. Os mais revoltados são os cidadãos que têm veículos, utilizam táxi ou transporte por aplicativo, cujo percurso até em casa ficou prejudicado. Quem se locomove a pé está sempre exposto ao perigo de tropeço e queda ou mesmo de um banho de lama.
Alegando grave transtorno às suas rotinas, com eventual desvalorização dos seus imóveis e até o risco à integridade física, populares resolveram radicalizar. Com uso de um tronco, estacas, tábuas, pedras, um banco de plástico e até uma bacia, posicionada na parte superior, a comunidade montou uma espécie de barricada
A intenção é alertar motoristas e motociclistas sobre os buracos e chamar a atenção das autoridades públicas, especialmente do prefeito Eduardo Braide (PSD), a quem cabe solucionar com urgência o grave problema de infraestrutura.