Mais 21 municípios do Maranhão estão sob decreto de situação de emergência, expedido na última sexta-feira (24), pelo governador Carlos Brandão (PSB). Com a nova medida, subiu para 49 o número de cidades afetadas por desastres causados por temporais que receberão assistência especial complementar para esse tipo de emergência, com base no que prevê a legislação federal.
O novo decreto foi respaldado pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que têm atuado permanentemente para amenizar os transtornos provocados pelas chuvas à população e constataram graves estragos nas regiões devastadas. As ocorrências mais comuns são inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos, que têm produziram consequências trágicas, como centenas de pessoas feridas e pelo menos seis mortes, até a presente data.
Segundo dados divulgados pelo governo, o Maranhão contabiliza, no momento, mais de 5 mil famílias desabrigadas e 31 mil afetadas direta e indiretamente pelas fortes chuvas, em diferentes áreas do território do estado:
Abaixo, o decreto: