Casal é preso na BR-010, em Imperatriz, transportando cloridrato de cocaína

Casal foi flagrado por patrulheiros da PRF quando transportava 651 gramas de cocaína na BR-010, à altura do município de Imperatriz

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde de sábado (25), no km 260 da BR-010, munícipio de Imperatriz, sudoeste do estado do Maranhão, dois passageiros de uma van, que viajavam de Imperatriz para Açailândia/MA.

A abordagem aconteceu por volta das 15h, durante comando de fiscalização em frente a Unidade Operacional de Imperatriz.

No decorrer da fiscalização dos passageiros de um veículo Marcopolo/Volare W7, cor azul, de placas de Açailândia, a equipe questionou ao condutor sobre a quantidade de pessoas no interior da van, momento em que respondeu a equipe que estava com excesso de passageiros, razão pela qual alguns viajavam em pé.

Em seguida, todos os passageiros foram convidados a desembarcar, momento em que a equipe iniciou uma busca veicular no interior da van. Os policiais avistaram uma mochila, de cor preta, no assoalho da van, precisamente na penúltima fileira do lado direito do veículo. Ao ser aberta a mochila, foram encontrados no interior, um objeto retangular bem embalado e cinco porções de produto em pó de cor branca, prensada e em forma de pedra, além de duas bermudas masculinas e um perfume feminino. Após isso, a equipe perfurou o tablete embalado, constatando que havia ali substância em pó de cor branca, análoga a cloridrato de cocaína.

Em ato contínuo, a equipe indagou aos passageiros de quem seria a mochila, e após uma segunda tentativa, alguns passageiros, de forma incisiva, e o motorista apontaram para um casal, ele com 26 anos de idade e ela com 23 anos, ambos domiciliados na Região Tocantina.

Após a pesagem da droga ficou constatado se tratar de 0,65kg (651g) de cloridrato de cocaína.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Tráfico de drogas.

A dupla foi conduzida para a delegacia de Polícia Civil em Imperatriz.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Decretada situação de emergência em mais 21 municípios do Maranhão castigados por chuvas intensas

Área com relevo formado por morros, no Maranhão, com registro de deslizamento de terra, que produziu consequências desastrosas para a população

Mais 21 municípios do Maranhão estão sob decreto de situação de emergência, expedido na última sexta-feira (24), pelo governador Carlos Brandão (PSB). Com a nova medida, subiu para 49 o número de cidades afetadas por desastres causados por temporais que receberão assistência especial complementar para esse tipo de emergência, com base no que prevê a legislação federal.

O novo decreto foi respaldado pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que têm atuado permanentemente para amenizar os transtornos provocados pelas chuvas à população e constataram graves estragos nas regiões devastadas. As ocorrências mais comuns são inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos, que têm produziram consequências trágicas, como centenas de pessoas feridas e pelo menos seis mortes, até a presente data.

Segundo dados divulgados pelo governo, o Maranhão contabiliza, no momento, mais de 5 mil famílias desabrigadas e 31 mil afetadas direta e indiretamente pelas fortes chuvas, em diferentes áreas do território do estado:

Abaixo, o decreto:

Universidade Ceuma recebe Moção de Felicitações pelos 33 anos de atuação no Maranhão e por uma década em Imperatriz

Representantes da Universidade Ceuma recebem, no plenário da Câmara Municipal, a moção de aplausos das mãos de vereadores de Imperatriz

IMPERATRIZ – A Universidade Ceuma, Campus Imperatriz, recebeu, na manhã da última quinta-feira (23), a Moção de Felicitações em comemoração aos 33 anos de atuação na educação superior do Maranhão e pelos 10 anos de implantação da unidade da instituição de ensino superior em Imperatriz. 

A honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Vereadores de Imperatriz, que exaltou a importância da instituição na valorização do ensino superior no estado, bem como na Região Tocantina.

Na tribuna, a gestora da Universidade Ceuma agradeceu aos vereadores por reconhecerem a importante contribuição da Universidade Ceuma para Imperatriz em 10 anos de implantação no município

Na ocasião, estiveram presentes o representante da Mantenedora, Dr. Fábio Braga; o gestor do Campus Imperatriz, Renato Sucupira; o consultor educacional Lúcio Gusmão; além do presidente da Câmara Municipal, Alberto Sousa, e da vereadora Cláudia Batista. 

O representante da Mantenedora, Dr. Fábio Braga, ressaltou, em nome do fundador da instituição, Dr. Mauro de Alencar Fecury, o compromisso do Grupo Educacional Ceuma em garantir um ensino superior de qualidade, focado na prática da pesquisa, docência e intervenção universitária. 

Representando a Mantenedora do Grupo Educacional Ceuma, o gestor Fábio Braga apontou o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços à sociedade como espinha dorsal da instituição

“Tivemos como principal objetivo contribuir com a formação profissional do cidadão a serviço da sua comunidade, da sua cidadania. Ensinar, pesquisar e prestar serviços à sociedade: eis a espinha dorsal da comunidade universitária do Ceuma! Em outras palavras, sempre buscamos contribuir na geração e no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, sempre com o intuito de beneficiar a sociedade de Imperatriz e do estado do Maranhão”, ressaltou Braga.

Colaboradores da Universidade Ceuma prestigiaram a sessão Câmara Municipal de Um mptrz que homenageou a instituição com a Moção de Felicitações

Ademais, o gestor do Campus Imperatriz, Renato Sucupira, agradeceu o apoio do Poder Legislativo municipal no fomento às atividades de incentivo à produção acadêmica e científica, sempre em prol do benefício à comunidade. 

“Completo, agora, um ano de gestão no Campus Imperatriz e me sinto extremamente acolhido por todos aqui presentes, que permitiram que a Universidade Ceuma se expandisse ainda mais, por meio da Inauguração do nosso Complexo Esportivo e da construção da passarela, aprovada em lei municipal, que irá interligar os dois prédios da unidade”. 

Vereadoras fizeram questão de registrar para a história a homenagem da Câmara Municipal à Universidade Ceuma

33 anos de excelência no ensino superior

A única universidade particular do Maranhão, que também deu início ao surgimento do Grupo Educacional Ceuma, nasceu em 1990, pelas mãos do Dr. Mauro de Alencar Fecury e com a autorização do então presidente da República, José Sarney.

A instituição surgiu com o nome Centro de Ensino Unificado do Maranhão (CEUMA) e ofertava os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Letras e Pedagogia. Em 2012, recebeu o status de Universidade, em credenciamento unânime homologado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). 

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Alberto Sousa, também exaltou os 10 anos de bons serviços prestados pela Universidade Ceuma ao município

O processo de expansão se reafirmou com a implantação de quatro unidades na capital, São Luís, e outras duas no interior do estado, em Bacabal e em Imperatriz. Além disso, o Grupo Educacional Ceuma possui outras quatro instituições: o Centro Universitário UNIEURO, em Brasília-DF; o Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), em Belém-PA; o Centro de Ensino Superior de Palmas (CESUP) e o Centro de Ensino Unificado do Piauí (CEUPI), em Teresina.

Em Imperatriz, a instituição se destaca há 10 anos pela excelência na formação de profissionais capacitados, graças á infraestrutura e corpo docente de qualidade.

O gestor do Campus de Imperatriz da Universidade Ceuma em Imperatriz com vereadores na sessão em que a instituição de ensino superior foi homenageada

A comprovação se dá, entre outros fatores, pela inauguração de obras voltadas à comunidade, como o Complexo Esportivo Iziane Castro Marques e a Clínica Escola Integrada Ana Lúcia Chaves Fecury, além da execução de projetos sociais, como o funcionamento no campus do Drive-Thru para Vacinação contra a Covid-19, que imunizou mais de 60 mil pessoas no município durante a pandemia

Aeroporto de São Luís registrou 11 ocorrências de raio laser contra aeronaves desde o ano passado

Uma ocorrência de raio laser contra aeronave já foi registrada este ano no Aeroporto Internacional de São Luís, com ofuscamento momentâneo na aproximação para o pouso

Ocorrências com raio laser contra aeronaves têm sido uma crescente em todo o país. Somente no ano passado, foram 473 eventos do tipo reportados, conforme levantamento realizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Do total, 90 aconteceram nos aeroportos administrados pela CCR Aeroportos, 10 deles só no Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).

Ainda de acordo com o Cenipa, 61% dos eventos aconteceram na fase crítica do voo, ou seja, em sua aproximação final para pouso. Em 20% dos casos registrados, pilotos e copilotos apontaram distração, ofuscamento e cegueira momentânea, o que poderia ter ocasionado a perda de controle da aeronave e, consequentemente, acidentes com sérios riscos à vida dos passageiros e tripulação.

Coordenador do Aeroporto Internacional de São Luís, Marcelo Angelim explica que o uso de ponteiras de raio laser contra aeronaves é uma prática criminosa, sujeita a responsabilização legal quando identificado o autor. “Além de uma ação irresponsável, emitir raio laser contra aeronaves é um crime que pode resultar em reclusão de dois a cinco anos”, destaca. “É uma prática que pode custar a vida de dezenas de pessoas”.

A CCR Aeroportos preza pela segurança operacional em todos os aeroportos que administra, por isso, reforça que, conforme o Código Penal, Art. 261, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime. “Para evitar esse tipo de ocorrência e afastar qualquer risco de acidente envolvendo laser, precisamos que todos estejam mobilizados nessa causa”, pontua Angelim.

Registros em 2023

Neste ano, já foi registrada a primeira ocorrência no Aeroporto Internacional de São Luís envolvendo raio laser. Na madrugada de 25 de janeiro, o controlador de tráfego aéreo foi informado pela tripulação de um voo comercial de que o voo teria sido alvo, no momento da aproximação final para pouso, de uma emissão de raio laser da cor vermelha. A ocorrência resultou em ofuscamento momentâneo e a descida aconteceu sem outras intercorrências.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima