As operadoras poderão fazer planejamento e divulgar aos consumidores as ativações nos municípios autorizados
A partir do dia 27 de março de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz no município de Imperatriz. A deliberação ocorreu nessa quarta-feira (22), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais
Até o momento, 15 municípios do Maranhão foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone, perfazendo mais de 2 milhões de habitantes, o que corresponde a mais de 30% da população do estado.
Além de Imperatriz, o sinal 5G já está disponível nas seguintes cidades maranhenses: São Luís, São José de Ribamar, Timon, Paço do Lumiar, Rosário, Santa Rita, Raposa, Icatu, Alcântara, Morros, Bacabeira, Presidente Juscelino, Axixá e Cachoeira Grande.
Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi disponibiliza o painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra apta para conexão e, também, o planejamento aprovado pelo Gaispi para as próximas liberações.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Saiba mais aqui.