No estado, 6.358 candidatos ficaram de fora da concorrência ao financiamento por não terem concluído todas as etapas do processo de inscrição
O Maranhão tem 7.447 candidatos inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023. Ao todo, 13.805 estudantes, no estado, iniciaram o processo de inscrição, mas 6.358 não concluíram todas as etapas. O prazo para confirmação foi encerrado no último dia 10, às 23h59 com 205.177 candidatos inscritos em todo o Brasil.
No ranking nacional do número de inscritos no Fies, o Maranhão ocupa a 10ª posição. Em relação à região Nordeste, o estado é o quinto, atrás da Bahia, Ceará, Pernambuco e Paraíba.
Medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia foram os cursos mais procurados. Os dados finais foram apurados após o fechamento do processo seletivo, na sexta-feira (10), às 23h59. Para esta etapa, foram disponibilizadas 67.301 vagas de concessão de financiamento. Para que o candidato concorresse ao financiamento, ele deveria concluir todas as etapas do processo, que é a confirmação e efetuação da inscrição. A inscrição só é computada se o estudante seguir todas as etapas do processo.
Próximos passos – as classificações no processo seletivo do Fies são apresentadas em ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio e demais regras previstas no edital do processo seletivo vigente. As etapas de classificação e chamadas devem ser conferidas na página do Programa, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . O resultado será divulgado em 14 de março. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 15 e 17 de março.
Lista de espera – aqueles que não forem selecionados já estão disputando, por meio da lista de espera do Fies, as vagas não preenchidas anteriormente. No Fies, a participação na lista de espera é automática. Cabe ao candidato ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do Programa. A convocação da lista de espera ocorrerá de 21 de março a 18 de maio, conforme o edital do Fies.
Novo Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deve passar por modificações em breve. Horas antes da abertura das inscrições para o Fies 2023 do primeiro semestre, na segunda-feira (7), o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou que instituirá um Grupo de Trabalho (GT) para promover estudos técnicos relacionados ao financiamento estudantil. A Portaria 390, que oficializa o GT, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (8).
Na tabela a seguir, constam os dados finais de inscritos e inscrições por Unidade da Federação (local de oferta do curso):
Saiba mais aqui.