São Luís – Os empreendimentos hoteleiros de São Luís experimentam alta nas hospedagens devido à iminência do período carnavalesco. É que o diversificado Carnaval da capital, com dois circuitos especiais, sendo um na Avenida Beira-Mar e o outro na Avenida Litorânea, além do tradicional de rua da Madre Deus, está atraindo hóspedes tanto de outras cidades quanto de outros estados.
O Rio Poty Hotel & Resort (Ponta d’Areia), um dos mais bem localizados da cidade, situado próximo tanto do circuito de folia da Beira-Mar quanto da Avenida Litorânea e da Madre Deus, por exemplo, está com uma ocupação de 70%, sendo a mais alta do período após a pandemia do novo coronavírus, segundo informou o gerente Armando Ferreira, que é também presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A tendência, com a chegada do período oficial de Carnaval é de aumento.
“Nós estamos muito felizes com esse incremento. Afinal, foram dois anos de pandemia e que afastou o turista da nossa cidade. Mas as coisas estão voltando ao normal e a tendência é melhorar. Aqui, nossos atrativos incluem, também, o upgrade do hotel, com a mudança de status, pois agora somos também resort, e os incrementos na infraestrutura com o retrofit. Além disso, temos a nossa vista deslumbrante para a Baía de São Marcos, instalações super agradáveis, dois restaurantes com um cardápio de comida regional e contemporânea que os turistas adoram e por aí vai”, frisou o gerente Armando Ferreira.
De acordo com o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, a média da taxa de ocupação dos hotéis localizados na orla marítima da capital no geral este ano está em 78,16% até o presente momento. Ano passado, essa taxa era de 65,94% no mesmo período. “A nossa estimativa é que chegue a 85%”, disse Saulo Santos.
Os números do Carnaval seguem a tendência do mês de janeiro de 2023, quando foi registrada a maior taxa média de ocupação hoteleira nos últimos 12 anos, com média de 64%, ou seja, crescimento de 9,38% em relação ao ano de 2022.
Aeroporto
O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de São Luís será intenso, conforme levantamento feito pela CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal. Já se sabe que cerca de 20 mil passageiros deverão embarcar e desembarcar entre os dias 16 e 22 de fevereiro.
Para atender aos mais de 180 pousos e decolagens previstos, equipes operacionais estarão a postos a fim de garantir segurança e conforto a quem utilizar as instalações do aeroporto da capital maranhense no período. O aumento no fluxo de passageiros será perceptível desde o primeiro dia considerado no levantamento, quando 3.600 passageiros deverão cruzar os portões de embarque e desembarque.