O governador Carlos Brandão voltou a anunciar, em suas redes sociais na noite desta terça-feira (28), mais 11 nomes que irão compor sua equipe de governo, que agora já conta com 36 nomes definidos. Entre os novos auxiliares confirmados, estão secretários, chefes de autarquias e de órgãos de Estado.
Brandão dará posse ao seu secretariado no próximo sábado, dia 4, em solenidade a ser realizada no Centro de Convenções de Imperatriz, seguida de ato popular na Beira-rio.
Confira os mais recentes nome divulgados pelo governador:
– Joslene Rodrigues (Secretaria de Cidades – Secid); – Gilberto Lins (Emap); – Adriano Sarney (Presidente da Mob);
Em entrevista ao quadro Bastidores, do telejornal Bom Dia Mirante, nesta terça-feira (28), o deputado estadual Wellington do Curso esclareceu o teor do projeto de lei de sua autoria que põe fim à taxa de emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) em todo o estado do Maranhão. De acordo com a proposição, não seriam mais cobradas a primeira e a segunda vias, a cópia original e a segunda solicitação do documento.
Sobre a viabilidade constitucional do projeto, uma vez que causaria impacto à receita estadual, Wellington esclareceu que, com o avanço tecnológico, a emissão e a pesquisa do CRLV, além do RENAVAN e do RENACH, podem ser feitas via internet, sem qualquer ônus. “Enquanto o acesso online a essa consulta é gratuito, o contribuinte é obrigado a pagar R$ 30,00 ao Detran pela emissão do certificado”, ponderou.
O parlamentar afirmou que sua proposta é constitucional, ressaltando que a matéria será encaminhada a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. “Acreditamos que os colegas votarão pela aprovação”, frisou.
Sobre a eventual queda de arrecadação tributária em consequência do fim da cobrança da taxa de emissão do CRLV, Wellington apontou o que chamou de falácia em relação à suposta diminuição de receita. Ele mencionou dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) referentes ao terceiro quadrimestre do ano passado, que indicam o contrário, ou seja, houve incremento da arrecadação estadual em todas as áreas no Maranhão, mesmo com a desoneração do ICMS do preço dos combustíveis.
O deputado citou, ainda, a votação realizada no plenário da Assembleia Legislativa, no final de 2022, para que fosse retomada a cobrança de impostos sobre o preço dos combustíveis no estado. Ele lembrou que a proposta, de autoria do Governo do Estado, foi aprovada por 41 votos a favor e apenas um contra, justamente o seu.
Wellington do Curso informou que o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa foi sancionado, já virou lei, com carência de 90 dias. “Portanto, no dia 1º de abril de 2023, começará a ser aplicado o aumento do ICMS dos combustíveis no Maranhão “, alertou, apontando como agravante a reoneração tributária sobre a gasolina e derivados já definida pelo Governo Federal.
Ação popular
O parlamentar lembrou uma ação popular que ajuizou e que segue em tramitação que prevê a redução dos valores dos combustíveis no Maranhão, sob a justificativa de que se tratam de itens essenciais, assim como a energia elétrica e o gás de cozinha. “Demos repercussão a essa questão por seu uma luta nossa”, salientou, garantindo que se manterá firme na defesa dessa causa.
Na entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, apresentador do quadro Bastidores, e a Vanessa Fonseca, que divide com o colega a bancada do Bom Dia Mirante, Wellington abordou, ainda, a sua postura em favor da nomeação de aprovados em concursos públicos, em especial professores e policiais militares, além de bombeiros e policiais civis.
Ao traçar um paralelo entre a sua atuação como opositor ferrenho do ex-governador Flávio Dino e o contexto político atual, em que parece não haver contraponto ao Palácio dos Leões no Legislativo, o deputado reafirmou sua missão de legislar, mas também de fiscalizar o dinheiro público, o que ele diz ter feito com muita seriedade e responsabilidade em seus dois primeiros mandatos.
Independência
Ele afirmou que seu posicionamento continua de independência no parlamento, enfatizando que não foi eleito com dinheiro de secretaria, com dinheiro de prefeitura, não contou com dinheiro público, com fundo partidário, com tempo de televisão, além de não ter sangue, nem sobrenome na política. “O que conquistei foi com muito trabalho. E é por isso que nós temos a credibilidade da população”, realçou, assegurando que toda proposta do Governo do Estado que for boa para o Maranhão terá o seu voto a favor.
Por outro lado, ele disse que, por coerência, jamais votará contra professores, contra servidores públicos, contra policiais militares e a favor de qualquer aumento de combustíveis.
Apesar de se declarar independente, Wellington do Curso disse que pretende manter uma relação de harmonia com o governo estadual, indicando como prova da sua disposição para o diálogo e o entendimento o fato de já ter sido recebido pelo governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões e de já ter outra audiência com o chefe do Poder Executivo agendada para a próxima semana.
O Conselho Estadual Sobre Drogas (CEPD) reuniu, nesta terça (28), órgãos de justiça e segurança pública para lançar a Comissão de Redução da Oferta que trata prioritariamente, ações de repressão ao uso de drogas ilícitas, combate ao narcotráfico, à corrupção, à lavagem de dinheiro, ao crime organizado e crimes conexos e gestão de ativos criminais vinculados ao narcotráfico (de acordo com a Política Nacional sobre Drogas, instituída pelo Decreto n. 9.761/2019).
A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Segurança Pública e contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública: (SENARC, Comando de Segurança Comunitária, Serviço de Inteligência, Perícia Oficial, Instituto Laboratorial de Análises Forenses, Programa Pacto Pela Paz, Conselho de Segurança Pública, Tribunal de Justiça do Maranhão; Procuradoria Geral de Justiça/MA, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ordem dos Advogados do Brasil – MA e Assembleia Legislativa.
Como pauta principal, foram tratadas as metas para o Eixo da Redução da Oferta, estabelecidas no Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas, criado por meio do Decreto Estadual nº 36.821, de 28 de junho de 2021, e que possui duração de 10 anos.
O presidente do CEPD, Erisson Lindoso, agradeceu e parabenizou a presença e participação de todos os convidados: “Saímos hoje daqui bastante empolgados com o resultado das escutas e falas pró ativas de cada representante presente. Nossa missão agora é manter o foco nas metas descritas no Plano Estadual, bem como nas novas propostas reveladas no encontro, afinal este é um encontro inédito ocorrido visando a implementação de estudos sobre redução da oferta, reunindo tantos atores legítimos do eixo” explicou Erisson Lindoso. o presidente ainda agradeceu à SSP: “Agradeço ao Delegado Dicival, coordenador do Pacto Pela Paz pelo apoio e participação ativa bem como aos membros do Conselho Ten. Baldez (coordenador da comissão) e Cel. Lemos.
Estiveram presentes: Desembargador Marcelino Chaves Everton, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão; Odilardo Muniz Lima Filho, diretor do CISP/SSP/MA; Rodrigo Rocha Leite, chefe da DRE/DRPJ/SR/PF/MA; deputada estadual Daniella, membro da Comissão de Segurança Pública da ALEMA; Delegado Ederson Pereira, Superintendente Estadual de Repressão ao Narcotráfico; Capitã Camilla, Subcomandante de Segurança Comunitária (PMMA); Perito MIguel Alves e Perito Rogério Carvalho; Promotor de Justiça Alexandro Marques (MPMA); PRF Júlio César Silva; Vaneska Castro, coordenadora da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da OAB/MA; Ivane Rodrigues, vice-coordenadora da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da OAB/MA; Cabo Thamison, coordenador do PROERD/PMMA.
Abertura acontece quinta-feira, 2 de março, em frente ao espaço Amei; exposição é idealizada pela fotógrafa Veruska Oliveira em frente ao espaço Amei
A exposição ‘Maranhão Mobgrafado’, idealizada pela fotógrafa Veruska Oliveira, será realizada nesta quinta-feira,2 de março, às 19h em frente ao espaço Amei (Associação Maranhense de Escritores Independentes), no São Luís Shopping. A proposta do projeto é mergulhar no modo de vida, nas preferências, paisagens e na rotina de quem vive na zona rural de diversas cidades do Maranhão.
As fotos da exposição são registradas através da câmera de variados modelos de celulares e possui uma autoria diversa, que vai desde crianças até adultos que vivem em localidades consideradas distantes de áreas centrais.
As fotografias exibidas podem ir de autorretratos à foto de animais de estimação, plantas, entre outros elementos que caracterizam e identificam cada região. Na exposição, todas as imagens possuem descrição em áudio, uma estratégia utilizada pelos idealizadores com o intuito de alcançar o maior número possível de pessoas.
“A mobgrafia é uma realidade na vida de todas as pessoas. Às vezes, não temos uma caneta no bolso, mas temos um celular e, consequentemente, temos uma câmera. Esses registros feitos por mobiles (aparelhos móveis) são, muitas vezes, a única forma de muitas pessoas retratarem a realidade em que estão inseridas. E é emocionante perceber o quanto essas pessoas valorizam suas raízes, origens e jeitos de viver”, diz Veruska Oliveira.
Execução do projeto
Maranhão Mobgrafado é um projeto inclusivo e democrático que tem como propósito realizar capacitação em oficinas de mobgrafia, ou seja, de fotos com celular. Entre janeiro e dezembro de 2022, o projeto passou por mais de 20 cidades do Maranhão e capacitou quase 800 pessoas.
No encerramento de cada oficina, foram realizadas algumas miniexposições nas próprias comunidades, para que as turmas pudessem ver as imagens impressas para além das telas de celular, com a emoção de tocar a própria obra de arte em quadros.
Foram analisadas quatro fotos de cada uma das 780 pessoas que participaram das oficinas. Depois de um ano inteiro, mais de 3.100 registros, a curadoria liderada por Veruska Oliveira selecionou 60 imagens da exposição que, após a temporada de 1 mês em São Luís, será itinerante e percorrerá, prioritariamente, as localidades onde as oficinas foram realizadas.
As fotos também irão compor uma exposição virtual, com o objetivo de facilitar o acesso das comunidades mais afastadas à mostra. As capacitações ocorreram nas seguintes cidades: São Luís, Açailândia, Anajatuba, Arari, Bom Jardim, Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Vitória do Mearim, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Bacabeira, Buriticupu, Miranda do Norte, Monção, Igarapé do Meio e Cidelândia.
Está em vigor a Lei nº 11.179, de 29 de novembro de 2019, de autoria do deputado estadual suplente Pará Figueiredo, que assegura acompanhamento psicológico e leito separado a mães de natimortos e mães com óbito fetal em todo o estado do Maranhão. Cotado para retornar ao parlamento já no início desta nova legislatura, ele alerta para os graves transtornos causados pela falta de assistência a esse problema de saúde pública.
Criada por Pará Figueiredo no exercício do mandato na Assembleia Legislativa (2019/2022), a lei é um importante instrumento para garantir o direito a assistência às mães afetadas pelo trauma de perder bebês, seja no ventre, seja na hora do parto.
Pará Figueiredo destaca que a medida é fundamental para proteger a saúde mental das mulheres que sofrem tamanho abalo em suas vidas e para oferecer suporte necessário em um momento tão delicado.
“Estar atento e sensível às necessidades da população, em todas as áreas, sempre foi uma marca do meu trabalho “, assinala Pará Figueiredo.
Dever cumprido. Esse é o termo que define a Prefeitura de São José de Ribamar com a realização do tradicional Lava-Pratos, na edição de número 75, que aconteceu no último final de semana no município e reuniu mais de 150 mil pessoas nos dois dias de festa, de acordo com a estimativa da Polícia Militar.
Além de trazer diversas atrações nacionais, a prefeitura seguiu a linha e também garantiu a cultura caseira, com bandas e cantores da Grande Ilha.
Na área da saúde, a prefeitura montou toda uma estrutura e disponibilizou médicos, enfermeiros e todo um corpo de profissionais para atender qualquer ocorrência no evento.
Na segurança, a Guarda Municipal, com auxílio de vigilância privada, garantiu a segurança e evitou a entrada de armas e objetos que pudessem colocar em risco a vida dos foliões. A Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e CTA também garantiram a segurança no local e não foram registradas ocorrências de grandes proporções nessa edição.
Para o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, esse foi o Lava-Pratos da família, pois foi possível brincar com segurança e alegria.
“Fizemos todo um trabalho para garantir a tranquilidade e cuidado com a nossa gente. Estamos orgulhosos com o nosso dever cumprido e vamos trabalhar para o próximo ano garantir a paz e a alegria de quem quer aproveitar o momento como esse”, destacou o prefeito.
Mais jovem vereador da história da Câmara Municipal de São Luís, Marlon Botão (PSB) tem se destacado como um dos parlamentares mais atuantes na área Itaqui-Bacanga. Desde que assumiu o mandato, em 2021, Marlon Botão sempre tratou os problemas da região como prioridade. . Atualmente, sua atuação pode ser vista em dezenas de bairros do Itaqui-Bacanga, como Anjo da Guarda, Vila Bacanga, Vila Embratel, Vila Isabel, Gapara, Cidade Nova, Residencial Paraíso etc., onde o vereador tem trabalhado pela pavimentação de ruas, revitalização e construção de escolas e Unidades Básicas de Saúde. . “Eu sempre exaltei, mesmo antes de ser eleito vereador, a importância da área Itaqui-Bacanga. Mas também sempre fiz questão de pontuar essa contradição: apesar de gerar tanta riqueza pra nossa cidade, a área Itaqui-Bacanga possui uma das populações mais carentes da capital, com famílias muitas vezes sem acesso ao mínimo”, disse. . “Isso acontece porque a riqueza gerada pelos grandes empreendimentos localizados na área Itaqui-Bacanga não retornam para as famílias que vivem na localidade. E é contra isso que temos que lutar. É contra isso que venho lutando há anos, para garantir dignidade às famílias da região, pra garantir os direitos fundamentais e construir oportunidades para todos. É um trabalho constante, mas que, felizmente, já tem gerado resultados positivos na prática”. . Vila Bacanga . Na Vila Bacanga, Marlon Botão destacou a conquista da histórica implementação do consultório odontológico na UBS Embrião, que já está em pleno funcionamento e já atende a centenas de famílias que nunca tiveram acesso a tratamento odontológico gratuito e de qualidade dentro do bairro. . Anjo da Guarda . Comprometido no combate ao câncer de mama e de colo do útero, Marlon Botão garantiu um mamógrafo para o Hospital da Mulher, que hoje auxilia as mulheres da comunidade na prevenção a este mal. . “O mamógrafo foi um sonho da comunidade que, graças à parceria imprescindível do prefeito Eduardo Braide, pudemos realizar. É uma alegria saber que hoje ele já atende a tantas mulheres que antes não tinham acesso a exames desse tipo”, disse o vereador. . “Também é meu compromisso levar a reforma da feira do Anjo da Guarda e implementar os nossos projetos sociais para beneficiar a população do bairro e adjacências o ano inteiro”. . Vila Isabel . Na Vila Isabel, Marlon Botão destacou os mutirões que culminaram na construção de uma quadra comunitária, proporcionando pela primeira vez um ambiente para práticas esportivas e culturais dentro do bairro. . “A quadra comunitária da Vila Isabel também foi palco, em junho do ano passado, do maior São João da história do bairro, que movimentou toda a comunidade e aqueceu a economia local com a venda de comidas típicas e bebidas”, disse Marlon Botão. . “Também trabalhamos pelas esperadas reformas da creche e da escola da Vila Isabel”. . Residencial Paraíso . Atendendo a uma demanda histórica da comunidade, Marlon Botão conseguiu aprovar na Câmara Municipal de São Luís um requerimento para garantir a construção de uma escola de ensino básico no Residencial Paraíso. . “Centenas de famílias moram nesse bairro, são famílias compostas por trabalhadores e trabalhadoras humildes, que precisam de uma escola pública de qualidade – e que seja perto – para os seus filhos”, disse. . “Com a construção da escola no Residencial Paraíso, outros bairros adjacentes serão contemplados e com isso a gente ameniza um pouco do problema geral que, infelizmente, afeta toda a área Itaqui-Bacanga, ofertando um ensino de qualidade para as nossas crianças, para que elas possam construir um futuro melhor”. . Residencial Luís Bacelar . No Residencial Luís Bacelar, a atuação do vereador Marlon Botão é para garantir a implantação da feira do bairro, por meio do requerimento nº 1005/2021, já aprovado na Câmara Municipal de São Luís. . “Até então, os moradores do Residencial Luís Bacelar tinham que percorrer no mínimo seis quilômetros por dia para comprar alimentos básicos, que são essenciais para a saúde e nutrição”, afirmou. “A implantação da feira vai mudar essa realidade, trazendo muito mais qualidade de vida para a comunidade”. . Marlon Botão destacou o impacto econômico e social que a nova feira trará para o bairro. . “Uma feira, aos olhos de quem tem muito, pode parecer pouco”, opinou. “Mas para comunidades como a do Residencial Luís Bacelar, e de toda a Zona Rural, que foram historicamente negligenciadas, uma feira tem um grande impacto social e econômico, pois leva segurança alimentar e proporciona uma maior possibilidade de renda para os cidadãos”. . No Luís Bacelar, o vereador também tem lutado pela pavimentação das vias, especialmente das principais, que recebem grande fluxo. . Vila Embratel . Na Vila Embratel, o vereador segue lutando para viabilizar a reforma do campo, reivindicação antiga da comunidade. . “A reforma do campo da Vila Embratel é uma reivindicação muito antiga da comunidade, uma luta que abracei desde o início do nosso mandato por entender a importância desse equipamento público não só para a Vila Embratel, mas para todas as outras comunidades adjacentes da área Itaqui-Bacanga. É por isso que, além da reforma do campo da Vila Embratel, o nosso projeto também visa criar no entorno uma área para fomentar práticas culturais, a saúde e o lazer da população”, disse. . “Eu fui a Brasília para levar a luta da comunidade da Vila Embratel aos nossos deputados. Expliquei a importância de fortalecermos cada vez mais as comunidades da nossa área Itaqui-Bacanga, e felizmente consegui garantir parte do recurso para o início das obras a partir de uma emenda do deputado federal Bira do Pindaré”, destacou. . “A outra parte, que também é de determinante importância, nós articulamos com a prefeitura de São Luís, com o prefeito Eduardo Braide – que é um grande parceiro da área Itaqui-Bacanga. O projeto hoje está mais vivo e forte do que nunca. Vamos trabalhar para conseguir tirá-lo do papel ainda no primeiro semestre deste ano”. . Marlon Botão também destacou que iniciará um projeto de escolinha de futsal no bairro, inicialmente atendendo mais de 50 crianças, para engajar a comunidade também por meio do esporte. . “O incentivo ao esporte dentro das comunidades precisa ser institucionalizado. Já estou estudando formas de criar projetos que atendam jovens e crianças o ano inteiro através do esporte, com a criação de escolinhas, de cursos preparatórios”, disse. . Gapara e Cidade Nova . A falta de infraestrutura pode ser percebida por toda a área Itaqui-Bacanga, o que já motivou a criação de dezenas de requerimentos do vereador Marlon Botão pedindo serviços de pavimentação. . Os mais recentes beneficiaram as comunidades do Gapara e do Cidade Nova, que há anos não recebiam qualquer serviço de infraestrutura nessas localidades. . Projetos sociais . Marlon Botão também destacou os projetos sociais que foram levados para a região. . “Também levamos para a área Itaqui-Bacanga os nossos projetos sociais, como o Inspirar Saúde, que levou mais de 2500 atendimentos médicos totalmente gratuitos (de diversas especialidades) para as famílias, além da distribuição de mais de 500 óculos de grau para pessoas de baixa renda”, disse. . “Com o projeto Gente que inspira, que garante prática esportiva e acompanhamento nutricional durante o ano inteiro, mobilizamos uma corrente do bem para a distribuição contínua de cestas básicas e peixe fresco às famílias mais pobres – que sofreram ainda mais com a pandemia da Covid-19”. . Audiência pública . O vereador Marlon Botão destacou, ainda, a Audiência Pública de sua autoria que será realizada no dia 31 de março, na escola João do Vale, no Gapara, para discutir a questão do abastecimento de água de toda a área Itaqui-Bacanga. . “Faço questão que a nossa Audiência seja realizada dentro do Itaqui-Bacanga para que as famílias de lá, que são as mais interessadas e afetadas pelo desabastecimento, possam participar em peso, para que essas pessoas possam ser ouvidas pelas autoridades que estarão presentes”, disse. . “Teremos representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Governo do Estado, por meio da Caema, e também da Vale, que é uma parceira nesse processo. Será um momento para apontar os problemas já conhecidos e, acima de tudo, elaborar um cronograma de ações efetivas, com medidas concretas para que possamos resolver de uma vez por todas a questão do abastecimento de água do Itaqui-Bacanga”.
Um Termo de Cooperação firmado, na manhã dessa segunda-feira (27), entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Uber tem viabilizará a integração do botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que reúne as instituições envolvidas no atendimento a emergências na área de segurança pública.e defesa da cidadania em um mesmo local, por meio do 190.
Após a conclusão da integração, os usuários ou motoristas que utilizarem o botão para ligar para a polícia por meio do aplicativo, o serviço de emergência vai automaticamente receber a localização em tempo real e as informações da viagem em que foi originada a chamada – incluindo dados do veículo, do usuário e do motorista. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente, que receberá essas informações na tela do computador.
Informações em tempo real
A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Copom terá acesso aos detalhes da viagem em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.
A tecnologia que permite o envio dessas informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados com essa finalidade no mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço local de resposta a emergências.
Participaram da assinatura do Termo de Cooperação o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Silvio Leite; o diretor do CIOPS, coronel Wallace; a gerente de Relações Públicas, Analu Cordeiro e o gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança da Uber, Marcio de Melo, assinaram Termo de Cooperação na sede da SSP.
Municípios estão aptos a solicitar repasses da União para enfrentar catástrofes causadas pelas chuvas, como enchentes
O Maranhão tem, atualmente, cinco municípios com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres naturais. Todas estão sendo impactadas pelas fortes chuvas que castigam o estado nesta época do ano.
Os cinco municípios maranhenses com situação emergencial reconhecida aptos a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
Uma das cidades incluídas na lista é Jenipapo dos Vieiras, que no último dia 13 recebeu repasse federal de R$ 240 mil para socorro às vítimas de enchentes. Entre as ações previstas estão aquisição de cestas básicas, kits dormitório, de limpeza e itens de higiene pessoal.
Neste ano, o MIDR autorizou o repasse de mais de R$ 155,2 milhões para ações de resposta e reconstrução em vários desses municípios. Uma das cidades beneficiadas foi São Sebastião, no litoral paulista, que foi atingida por fortes chuvas nos dias 18 e 19 de fevereiro. Serão mais de R$ 7 milhões para a compra de cestas básicas e kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de colchões e combustível, atendendo mais de 73,8 mil pessoas.
Grande Ilha de São Luís
No dia 8 deste mês, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em quatro municípios maranhenses atingidos pelas chuvas: Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital São Luís, que integram a Grande Ilha. Na mesma data, o ministro Waldez Góes recebeu o governador do Maranhão, Carlos Brandão. Durante o encontro, foi debatido o apoio do Governo Federal aos municípios do estado atingidos por chuvas intensas. Saiba mais neste link.
No primeiro mês de 2023, foram registrados 400 mm de chuvas no estado, o dobro do esperado para o período. Além das fortes chuvas, o Maranhão também tem sofrido com enchentes de rios.
O deputado estadual Wellington do Curso esteve em importante reunião, na tarde dessa segunda-feira (27), com diversas categorias de servidores públicos do Estado do Maranhão. A reunião contou com a representatividade de diversos sindicatos, a exemplo do Sindsep, Sinfa, Sindsdetran, Sindsfunac, entre outros.
Na ocasião, servidores públicos expuseram suas demandas ao deputado Wellington, que se comprometeu em apresentá-las ao Governo do Estado.
“Nosso papel aqui é ouvir os servidores públicos para, então, garantir um diálogo entre servidores e Governo do Estado. Assim, torna-se possível a adoção de medidas capazes de efetivar a valorização dessas categorias que tanto fazem pelo Maranhão. Podem contar sempre comigo!”, disse Wellington durante a reunião.
Ainda durante a reunião, foi debatida a proposta de elaboração de Projeto de Lei para instituir um Programa de Negociação Coletiva Permanente no âmbito do Governo do Estado do Maranhão.